«

»

dez 23

A Lua de cobre do eclipse do solstício de 21 de dezembro por Chris Hetlage

A Lua de cobre do eclipse do solstício de 2010. Crédito©: Chris Hetlage

Uma grande, bela e brilhante Lua Cheia deslizou para dentro da sombra da Terra na madrugada da última terça-feira, 21 de dezembro de 2010. O fato notável é que este eclipse lunar total coincidiu com a data do solstício de dezembro.

Durante este eclipse total lunar, uma parte do globo, principalmente no hemisfério norte, viu o disco lunar se apresentar na cor do cobre em uma fria noite de inverno (para quem vive no Norte, é claro). A Lua se tornou avermelhada, iluminada pela luz filtrada no disco central da umbra terrestre.

Esta tênue luz avermelhada proveniente da soma de todas as alvoradas mais todos os poentes, visto da perspectiva lunar ao redor das bordas da silhueta terrestre, também chamado de anel de diamante.

Ao passar mais próximo do centro da sombra (umbra), o hemisfério sul da Lua (à esquerda) surge mais escuro nesta imagem do eclipse, capturada pela comunidade de observadores do céu chamada Deerlick Astronomy Village, na Geórgia, EUA. A imagem é um mosaico composto de uma exposição mais longa lunar adicionada a uma moldura do eclipse mostrando o pano de fundo composto pelas estrelas circunvizinhas da região.

Fonte

APOD: The Solstice Moon’s Eclipse – Crédito©: Chris Hetlage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!