«

»

dez 21

Danilo Pivato e o solstício de inverno na costa italiana do Mar Tirreno

Solstício de Inverno no Mar Tirreno, Itália. Crédito©: Danilo Pivato (21 de dezembro de 2005)

HOJE, 21 de dezembro de 2010, solstício ocorre ás 23h38min UTC (tempo Universal), quando o Sol atinge sua maior declinação para o Sul no céu do planeta Terra. Naturalmente, o solstício em dezembro marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no norte.

Quando visto a partir das latitudes do hemisfério norte, conforme demonstrado nesta imagem comprimida, o Sol perfaz o seu menor arco possível através do céu ao longo do horizonte, na direção do sul.

Assim, no norte da Terra, o dia do solstício é aquele que tem a menor duração entre o nascer e o pôr-do-sol, isto é, é o dia que tem o menor tempo de luminosidade solar. No hemisfério sul ocorre o oposto, trata-se do dia mais longo do ano.

Esta surpreendente imagem composta capturada por Danilo Pivato seguiu o caminho do Sol no dia do solstício de inverno em 2005 em um belíssimo dia de céu azul. No horizonte vemos a costa do Mar Tirreno a partir de Santa Severa na direção de Fiumicino, Itália. Esta vista cobre cerca de 115 graus em 43 distintas e bem planejadas exposições desde o nascer até o pôr-do-sol.

Mapa da Itália e Mar Tirreno (Tyrrhenian Sea)

Fontes

APOD: Tyrrhenian Sea and Solstice Sky – Crédito©: Danilo Pivato

Beyond the Moon – Danilo Pivato

1 menção

  1. A Lua de cobre do eclipse do solstício de 21 de dezembro por Chris Hetlage « Eternos Aprendizes

    […] Uma grande, bela e brilhante Lua Cheia deslizou para dentro da sombra da Terra na madrugada da última terça-feira, 21 de dezembro de 2010. O fato notável é que este eclipse lunar total coincidiu com a data do solstício de dezembro. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!