«

»

dez 20

Eclipse lunar total de 21 de dezembro de 2010

Durante a noite de hoje, na madrugada de 21/dezembro/2010, a Lua ficará obscurecida com a sombra da Terra.

http://apod.nasa.gov/apod/image/1012/solsticeeclipse_lodriguss.jpg

Eclipse lunar no solstício de Inverno (Hemisfério Norte). Crédito: Jerry Lodriguss (Catching the Light)

O eclipse total lunar, quando a Lua inteira desaparece encoberta pela sombra da Terra será visível em toda a América do Norte, enquanto que a fase parcial deste evento será visível em grande parte do resto do mundo (ver abaixo*).

Observadores posicionados na costa leste da América do Norte terão que esperar a meia-noite para observar o fenômeno enquanto que os habitantes da costa oeste conseguirão vislumbrar a Lua obscurecida antes da meia-noite.

Na imagem acima vemos uma previsão digital em uma montagem que coloca a Lua posicionada e sua vizinhança celeste no momento em que acontecerá o escurecimento máximo.

Partes da Lua dento do círculo rotulado de umbra aparecerão escuros pois a luz solar estará totalmente bloqueada pela Terra. Partes da Lua dentro do círculo com rótulo penumbra serão expostas parcialmente a luz do Sol e irão refletí-la.

O brilho temporariamente reduzido da Lua cheia permitirá aos observadores vislumbrarem as maravilhas do céu tais como a remanescente de supernova Simeis 147, o aglomerado estelar aberto M35 e a Nebulosa do Caranguejo M1.

Coincidentemente este eclipse ocorre exatamente no dia mais curto do ano no hemisfério norte (mais longo do hemisfério sul), o chamado solstício de invernoEste ‘eclipse de solstício’ ocorre agora pela primeira vez em 372 anos. É importante notar que o último evento similar ocorreu em 21 de dezembro de 1638 e, segundo Geoff Chester do US Naval Observatory, o eclipse de 1638 foi a única ocorrência deste tipo registrada em 2.000 anos, ou seja, desde o século I. Dada a raridade do evento,  os astrônomos agora se perguntam quando novamente esta coincidência de datas se repetirá. Felizmente, os observadores não terão que esperar por mais vários séculos, o próximo ‘eclipse de solstício’ de inverno ocorrerá em 21/12/2094.

Para saber mais detalhes, visite NASA-Science: Solstice Moon Eclipse

(*) Na figura abaixo vemos as regiões onde o eclise total será visto (em branco) e os locais que verão a penumbra (tons de cinza), além dos locais que nada observarão.

Mapa do eclipse lunar de 21 de dezembro de 2010. Crédito: Fred Espenak

Fotos do eclipse de solstício

Na Spaceweather.com você poderá ver fotos atuais do eclipse, como as que postamos mais abaixo, capturadas por:

(clique em cada nome na lista para ver as imagens fornecidas pelos observadores)

Veja também 20 imagens do Eclipse Lunar no AstroPt.

Foto-montagem do eclipse lunar. Crédito: Phil Harrington, Long Island, NY / Spaceweather.com

Visão do eclipse a partir de Sachse, Texas. Crédito: Mike Mezeul II / Spaceweather.com

Fontes

APOD: A Lunar Eclipse on Solstice Day – Crédito©: Jerry Lodriguss (Catching the Light)

NASA-Science: Solstice Moon Eclipse

http://mreclipse.com/Special/LEnext.html

Universe Today: Total Lunar Eclipse Information – December 21, 2010

Spaceweather.com 21/12/2010

._._.

2 menções

  1. A Lua de cobre do eclipse do solstício de 21 de dezembro por Chris Hetlage « Eternos Aprendizes

    […] Durante este eclipse total lunar, uma parte do globo, principalmente no hemisfério norte, viu o disco lunar se apresentar na cor do cobre em uma fria noite de inverno (para quem vive no Norte, é claro). A Lua se tornou avermelhada, iluminada pela luz filtrada no disco central da umbra terrestre. […]

  2. Tweets that mention Eclipse lunar total de 21 de dezembro de 2010 « Eternos Aprendizes -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Hélio jacob and Aru , Estefferson Torres. Estefferson Torres said: Eclipse lunar total de 21 de dezembro de 2010: Durante a noite de hoje, na madrugada de 21/dezembro/2010, a Lua … http://bit.ly/hSVkqd […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!