«

»

nov 25

HiRISE revela campo de curiosas dunas escuras na cratera Proctor em Marte

PIA13613

Oops!?!? Esta imagem foi obtida por um microscópio ou por um telescópio?

Talvez uma dica ajudará na resposta: se as formas escuras desta foto fossem bactérias, cada uma delas ocuparia uma área maior que a de um campo de futebol!

O que vemos realmente aqui são grandes dunas de areia espalhadas pelo chão da Cratera Proctor em Marte. Esta cratera tem um diâmetro de 168,2 km e ganhou esse nome em homenagem ao astrônomo inglês Richard A. Proctor (1837-1888)

A imagem acima foi capturada pela câmera HiRISE instalada à bordo da espaçonave robótica MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), a qual se encontra orbitando em volta do Planeta Vermelho.

As escuras e onduladas dunas provavelmente se formaram mais recentemente que as formações rochosas mais claras adjacentes as dunas. Os cientistas do programa HiRISE julgam que as dunas se movem vagarosamente em resposta aos ventos penetrantes. As dunas marcianas surgem originadas de um complexa interação entre a superfície arenosa e os fortes ventos do Planeta Vermelho.

Mapa da Região de Noachis onde se encontra a Cratera Proctor

Dunas semelhantes a estas foram vistas pela primeira vez na Cratera Proctor pela sonda Mariner 9 há mais de 35 anos.

Fonte

APOD: A Dark Dune Field in Proctor Crater on Mars – Crédito: HiRISE, MRO, LPL (U. Arizona), NASA

._._.

2 comentários

  1. ROCA

    Daniel :

    Parece uma imagem falsa. Estas pedras mais claras que se vêem mais claramente por sobre as “dunas negras” parecem montagem, olhe bem. Afinal o que é isso? Por que é preto? Por que não explicam o motivo disso ser preto dessa forma?

    Não Daniel, não é falsa. No site do HiRISE você encontrará centenas de fotos das dunas de Marte, muitas delas semelhantes a esta aí.

    Navegue por lá em:

    Novas imagens
    http://hirise.lpl.arizona.edu/nea.php

    Catálogo (mais de 17.000 imagens)
    http://hirise.lpl.arizona.edu/katalogos.php

    ._._.

  2. Daniel

    Parece uma imagem falsa. Estas pedras mais claras que se vêem mais claramente por sobre as “dunas negras” parecem montagem, olhe bem. Afinal o que é isso? Por que é preto? Por que não explicam o motivo disso ser preto dessa forma?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!