NGC 4452: uma galáxia finíssima capturada pelo Hubble

https://apod.nasa.gov/apod/image/1011/ngc4452_hst_big.jpg

NGC 4452: um segmento de reta no espaço. Créditos: ESA, Hubble, NASA

Como pode um segmento de linha reta surgir nos céus? Na imagem acima vislumbramos um dos mais precisos alinhamentos aparentes de larga escala já observados no Universo. Na verdade, a foto nos mostra um verdadeiro disco galáctico cuja projeção em relação à Terra faz com que o vejamos exatamente de lado.

Aqui o observatório espacial Hubble nos relembra espetacularmente quão finos os discos galácticos podem verdadeiramente ser.

A NGC 4452 é uma galáxia que faz parte do nosso aglomerado vizinho de galáxias de Virgem (Virgo). A NGC 4452 é uma galáxia lenticular (S0) localizada na direção da constelação de Virgo e foi descoberta em 15 de Março de 1784 por William Herschel. Sob o nosso ponto de vista a NGC 4452 se apresenta tão fina que se torna praticamente impossível para nós determinarmos a que classe o disco galáctico pertence. Além disso, a visível falta das linhas de poeira indica que se trata de uma galáxia lenticular, embora seja possível que uma hipotética vista do topo revele uma estrutura espiralada.

Este incomum segmento de reta estelar mede 35.000 anos luz de um lado ao outro. Próximo ao centro da NGC 4452 reside um pequeno bulbo de estrelas e na imagem vemos centenas de galáxias de fundo no panorama distante.

As galáxias que aparecem para nós tão finas como esta são extremamente raras uma vez que a Terra tem que residir praticamente alinhada como os planos do disco galáctico.

No entanto, as galáxias que são efetivamente tão finas como esta são comuns! Os astrônomos estimam que a nossa galáxia Via Láctea é tão fina quanto a NGC 4452.

Fontes e referências

._._.

2 comentários

1 menção

  1. obrigado por nos darem as respostas, voce me ajudou a acabar com meu medo, mas ainda tenho uma pergunta : o códice de dresden diz que vai acontecer um dilúvio pois na ilustraçao do codice mostra um dragao jogando água em um outro homem. Gostaria de saber o que significa a ilustraçao ?

      • ROCA em 27/11/2010 às 09:21
        Autor

      O “Deus da Chuva” era uma das entidades divinas adoradas pelos Maias. O que o “Deus da Chuva” pode fornecer ao “Homem”? água…
      Ilustrações: http://bibliodyssey.blogspot.com/2010/02/oldest-book-from-americas.html

  1. […] Eternos Aprendizes (clique para ler na […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!