«

»

nov 06

A Terra vista do Espaço pela Estação Espacial

Constelações de luzes se espalham através desta cintilante cena noturna. No entanto, esta paisagem vista do espaço não pertence propriamente aos céus do planeta Terra!

Trata-se de uma visão a partir da Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station) quando esta passou sobre os EUA ao longo da costa nordeste do Golfo do México em 29 de outubro de 2010.

A espaçonave russa Soyuz aparece em primeiro plano, atracada a ISS. Atrás dos painéis solares da Soyuz, 360 quilômetros abaixo, nós vislumbramos as reconhecíveis luzes noturnas de Nova Orleans. Olhando para leste ao longo da costa até o topo da imagem encontramos Mobile, Alabama. As luzes noturnas de Houston ficam a oeste, na parte inferior da foto. Ao norte (esquerda) de Nova Orleans, uma linha de luzes traça a auto-estrada US55 que conecta Jackson, Mississippi a Memphis, Tennessee.

Naturalmente, as luzes seguem os centros populacionais. Contudo, nem todos os humanos vivem no planeta Terra o tempo todo atualmente. Em 2 de novembro de 2010 nós celebramos o décimo aniversário da contínua presença humana no espaço a bordo da Estação Espacial Internacional. PARABÉNS!

Fonte

APOD: Night Lights – Crédito: ISS Expedition 25, NASA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!