«

»

out 09

NGC 6934: que segredos do Universo estão presentes nos aglomerados globulares?

O aglomerado globular NGC 6934 capturado pelo Hubble Space Telescope. Crédito: NASA/STScI/WikiSky

O aglomerado globular NGC 6934 capturado pelo Hubble Space Telescope. Crédito: NASA/STScI/WikiSky

 

Os aglomerados globulares vagam pelo halo da nossa galáxia Via Láctea. Gravitacionalmente amarrados, estes agrupamentos esféricos normalmente agregam várias centenas de milhares de estrelas. Os aglomerados globulares são verdadeiros anciões cósmicos, bem mais velhos do que as estrelas do disco central galáctico.

Os segredos do Universo

Na verdade, as medições de idades de aglomerados globulares antigos tem sido uma das formas independentes de se calcular a idade do Universo! Afinal, os aglomerados globulares tem que ser mais velhos do que as estrelas que nele habitam.

Através do estudo dos “aglomerados globulares Chaboyer, Demarque, Kernan e Krauss (1996, Science, 271, 957) calcularam em 12,07 bilhões de anos (com 95% de certeza) a idade mínima do Universo. Gratton et al. calcularam idades entre 8,5 e 13,3 bilhões de anos sendo 12,1 o valor mais provável. Reid estimou a idade entre 11 e 13 bilhões de anos e Chaboyer et al. estabeleceram 11,5 ± 1,3 bilhões de anos para a idade média do mais velho dos aglomerados globulares mais antigos.”

Além dito, de fato, as determinações distâncias exatas aos aglomerados estelares fechados fornecem os degraus na ‘escada astronômica de distâncias’.

O aglomerado Globular NGC 6934 reside a cerca de 50.000 anos-luz de distância na direção da constelação de Delphinus (Golfinho). A essa distância, essa imagem nítida da câmera avançada para pesquisas do Hubble (Advanced Camera for Surveys) abrange uma região celeste com cerca de 50 anos-luz. As estrelas do aglomerado globular NGC 6934 têm idade estimada em cerca de 10 bilhões de anos.

Consulte o site da ESA/Hubble para saber mais detalhes e acessar imagens em maior resolução: A Distant Backwater of the Milky Way

Fontes e referências

ESA/Hubble: A Distant Backwater of the Milky Way

Qual é a idade do Universo? Como calcular isso?

APOD: Globular Star Cluster NGC 6934 – Créditos: NASA, ESA, Hubble Space Telescope

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>