Hubble e o objeto de Hoag, uma rara galáxia anelar

O objeto de Hoag é uma estranha galáxia anelar? Crédito: R. Lucas (STScI/AURA), Hubble Heritage Team, NASA

O objeto de Hoag é uma estranha galáxia anelar? Crédito: R. Lucas (STScI/AURA), Hubble Heritage Team, NASA

Ao olhar a foto acima vemos uma galáxia ou duas? Esta questão surgiu em 1950 quando o astrônomo Art Hoag descobriu este anômalo objeto extragaláctico.

Na área exterior vemos um anel dominado por estrelas azuis brilhantes, enquanto que próximo ao centro nós notamos um esferóide com estrelas avermelhadas que aparentemente são muito mais antigas.

Entre as duas estruturas existe um vão que nos parece completamente negro.

A explicação sobre como este objeto de Hoag se originou permanece um enigma para os astrônomos. No entanto, objetos similares têm sido ultimamente identificados e rotulados coletivamente como uma forma de galáxia em anel.

Curiosamente, quando anunciou sua descoberta em 1950, Art Hoag sugeriu a hipótese de que o anel visível era um gerado a partir de lentes gravitacionais. Esta idéia foi depois descartada porque tanto o nucleo galáctico e o anel externo têm o mesmo desvio para o vermelho.

A hipótese geral sugere ocorrência de uma colisão galáctica há bilhões de anos e efeitos gravitacionais de uma barra central de estrelas que desapareceu deste então. A foto acima foi capturada pelo Hubble Space Telescope em julho de 2001 e revela detalhes sem precedentes do objeto de Hoag, o que aprimorou nosso entendimento sobre esta incomum galáxia em anel.

O objeto de Hoag tem 120.000 anos luz de diâmetro e reside a 600 ± 30 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação da Serpente (Serpens).

Coincidentemente, visível no vão dentro do anel (1 hora) encontramos outra galáxia em anel que se destaca no fundo, bem mais distante.

Fontes e referências

  1. NASA/ESA/Hubble: A Wheel within a Wheel
  2. Hubblesite: A Wheel within a Wheel
  3. APOD: Hoag’s Object: A Strange Ring Galaxy – Crédito: R. Lucas (STScI/AURA), Hubble Heritage Team, NASA
  4. AstroPT: Galáxia em Anel

._._.

1 comentário

    • Natanael do Carmo Souza em 02/09/2010 às 18:31
    • Responder

    Leio quase tudo que voces públicam, este site é simplemente fascinante

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!