«

»

jul 07

Ray Gralak flagrou Plutão transitando em frente à nebulosa escura Barnard 92

Plutão transitou em frente da nebulosa escura Barnard 92. Crédito©: Ray Galak

Plutão transitou em frente da nebulosa escura Barnard 92. Crédito©: Ray Galak

O tênue e distante planeta anão Plutão é muito difícil de ser visto com telescópios amadores, especialmente nos últimos meses porque está atravessando uma região repleta de estrelas perto do centro galáctico, na região da constelação de Sagitário.

Trânsito de Plutão em Messier 24 durante 2010. Veja no diagrama a localização da M24, NGC 6603 e as nuvens negras de Barnard 92 e 93.

Trânsito de Plutão em Messier 24 durante 2010. Veja no diagrama a localização da M24, NGC 6603 e as nuvens negras de Barnard 92 e 93.

No entanto, felizmente, para a alegria dos caçadores de Plutão, o minúsculo planemo atravessou em frente da nebulosa escura de Barnard no início de julho de 2010 e ficou factível de ser observado por telescópios amadores.

Na imagem acima este mundo diminuto foi marcado com duas linhas perto do centro desta paisagem celeste. Ray Gralak capturou esta imagem nos céus do Novo México em 05 de julho de 2010.

Plutão se destaca justamente por estar à frente da obscura nebulosa negra Barnard 92 (B92). Esta nebulosa de poeira cósmica bloqueia o fundo repleto de incontáveis estrelas da Via Láctea.

Foi o astrônomo  E. E. Barnard que catalogou esta e outras manchas escuras no céu. Também nesta foto, fica fácil de ver a nebulosa negra B93, logo à esquerda da B92.

Também em destaque nesta imagem, na extrema esquerda, temos o aglomerado estelar aberto NGC 6603.

Todas estas estrelas de fundo, Plutão, as nebulosas negras B92 e B93 e o aglomerado estelar NGC 6603 estão contidos dentro da M24, também conhecida como a Nuvem Estelar de Sagitário, que preenche a maior parte deste belo quadro.

Fontes

APOD: Dim World, Dark Nebula – Crédito©: Ray Gralak

Sky & Telescope: Onde estará Plutão em 2010?

._._.

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Bruno

    Não acredito em instituições manipuladas pelo governo, a ciência não seria nada sem o inverstimento dos governos, me expliquem então vocês que sabem o que disse a FAB sobre os Objetos avistados em 1986, ou sobre o depoimento de soldados do alto escalão americano sobre Ets vistos na Área 51, ou sobre os milhares de avistamentos sem solução ou as centenas de Circulos Ingleses sem solução, fala sério, antes de encontrarem o primeiro planeta extrasolar os cientistas que acreditavam eram ridicularizados e taxados de otario.

    E no meu primeiro comentario a principal parte dele é sobre o nosso fim, não sobre os Maias, sendo em 2012 ou não teremos um fim muito antes do previsto, tudo leva a crer que estraremos em colapso no fim do Petróleo e da Água potavel.
    2012 nem a ciencia sabe, porque o universo é um enorme mistério assim como era os Planetas extrasolares.

    Gosto muito desse site e leio sempre pra aprender, não sou especialista, só não acredito em tudo que a Midia diz sobre as descobertas astrológicas, já que tem muita coisa escondida por ai.

  2. Luiz Bonfim

    Bruno,

    Você têm que estudar mais astronomia, esse é um site de amantes de astronomia e o que você disse aqui, todos irão refutar, caso esteja falando bobeira.
    Você é puro 2012.
    Primeiro têm que estudar pra valer para poder entender as coisas da forma que são realmente e não acrediar naquilo que a mídia fala.

    Só pra você ter noção do que a mídia fala todos os dias a respeito de 2012, agora analisaram cerca de 15 mil textos maias e nenhum fala sobre o fim do mundo em 2012. confira aqui a matéria: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/07/06/nenhum-de-15-mil-textos-maias-profetiza-fim-do-mundo-em-2012.jhtm

    Abraço e estude mais.

  3. Bruno

    E se a Nasa falasse agora supostamente que a raça humana será extinta em 2012 o que você me diria?

    1. ROCA

      Por que seria extinta AGORA? Explique-me.

      Por que estamos conversando aqui e ainda não fomos extintos ANTES?

      Porque a probabilidade de extinção é MUITO BAIXA para ocorrer nos próximos anos.

      Leia abaixo o artigo para entender:
      http://eternosaprendizes.com/2009/10/23/seth-shostak-do-instituto-seti-fala-sobre-o-tema-2012-e-critica-o-filme/

      Extinções massivas são eventos que levam milhares a milhões de anos para ocorrer. Por exemplo: A Terra está passando por um período excepcional desde o fim da última glaciação, há 12.000 anos. Mas, teremos nova era glacial dentro de 10.000 a 15.000 anos. E aí? A humanidade terá que ser preparar para isso. Os problemas cataclísmicos globais não vão ocorrer agora ou amanhã. Mas, em alguns milhares de anos, podem ocorrer. Você sabe diferenciar 1.000 anos de 1 ano?

  4. Bruno

    Mais uma evidencia do Alinhamento previsto pelos Maias.. espero que seja o fim mesmo, só tenho pena das crianças, mais do jeito que tá o planeta não vai resistir, em menos de 100 anos o Petróleo será escasso, junto com a Água e varias especiés essenciais para o funcionamento do Ciclo da Natureza, migrações forçadas, Guerras pelo Petroléo, pessoas a beira de um colapso começa a matar outras pessoas pela sobrevivencia.
    Fez bem os EUA em criar aquele Cofre na Noruega contendo centenas de especies de plantas.

    1. ROCA

      Bruno,

      O que você está falando não tem o menor cabimento e não tem nada a ver com os Maias.

      Aliás os Maias desconheciam Plutão, pois é um objeto invisível a olho nu. Só poderosos telescópios amadores (8 polegadas ou mais) conseguem vê-lo com certa dificuldade.

      Plutão está passando próximo ao centro galáctico agora e irá se afastar lentamente, em 2012 Plutão NÃO ESTARÁ MAIS ALINHADO com Sagittarius e já estará transitando bem além da M25, veja no mapa clicando aqui.

      Veja mais detalhes nos mapas estelares de 21/12/2009, 2010, 2011 e 2012 que publiquei no link a seguir com explicações:

      http://eternosaprendizes.com/2009/02/20/2012-universe-today/

      O Sol e a Terra se alinham com o centro da galáxia (Via Láctea) duas vezes por ano, todos os anos, em dezembro e em junho… e isto nada afeta nossas vidas. Recomendo que você estude astronomia e pare de dar crédito as pseudo-ciências e mentiras astrológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!