Nikolaus Sulzenauer nos mostra um panorama da Galáxia da Baleia

Panorama da galáxia da Baleia capturada pelo Hubble e processada por Nikolaus Sulzenauer. Clique na imagem para ver a versão em alta resolução.

Panorama da galáxia da Baleia capturada pelo Hubble e processada por Nikolaus Sulzenauer. Clique na imagem para ver a versão em alta resolução.

A galáxia da baleia NGC 4631 é uma belíssima galáxia espiral que pode ser vista lateralmente a apenas 30 milhões de anos luz da distância.

Devido ao seu formato ligeiramente distorcido e sua aparência peculiar ganhou o apelido de galáxia da Baleia. As nuvens de poeira interestelares escuras e os jovens e brilhantes aglomerados de estrelas azuis embeleza esta imagem colorida panorâmica.

O formato (faixa) da NGC 4631 não só parece com o formato da nossa Via Láctea como seu tamanho, da mesma forma, é idêntico ao da nossa galáxia.

A NGC 4631 é também conhecida pela emissão em raios-X a partir de seu halo de brilhante gás aquecido.

A galáxia da Baleia se espalha por aproximadamente 140.000 anos-luz e pode ser vista com um pequeno telescópio na região da constelação dos Cães Caçadores (Canes Venatici).

NGC 4631 - Crédito: John Vickery and Jim Matthes/Adam Block/NOAO/AURA/NSF

NGC 4631 – Crédito: John Vickery and Jim Matthes/Adam Block/NOAO/AURA/NSF

Para saber mais sobre esta magnífica galáxia leia: NGC 4631 e NGC 4656: A baleia azul e o taco de hóquei

Fontes e referências

APOD: Panorama of the Whale Galaxy – Crédito: Dados: Hubble Legacy Archive, ESA, NASA / Processamento da imagem: Nikolaus Sulzenauer

NGC 4631 e NGC 4656: A baleia azul e o taco de hóquei

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!