«

»

abr 28

A Terra vista do Espaço: o satélite Aqua mostra uma massiva tempestade de poeira no Saara

O satélite Aqua capturou em abril de 2010 esta imagem de uma gigantesca tempestade de poeira assolando Burkina Faso, Mali e Nigéria, na África. Clique na imagem para acessar a versão em alta resolução. Créditos: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC, Michon Scott e Scott Michon.

O satélite Aqua capturou em abril de 2010 esta imagem de uma gigantesca tempestade de poeira assolando Burkina Faso, Mali e Nigéria, na África. Clique na imagem para acessar a versão em alta resolução. Créditos: Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC, Michon Scott e Scott Michon.

Uma nuvem gigante de poeira varreu a África ocidental no final de abril de 2010, criando uma tempestade que se espalhou por centenas de quilômetros. O dispositivo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) do satélite Aqua da NASA observou esta tempestade de poeira em 22 de abril de 2010.

Estas imagens em cor natural fornecem uma visão ampla da área afetada (primeira foto) e um zoom (segunda foto) mostrando-nos um close-up dos turbilhões da tempestade de poeira. A área marcada com um retângulo na primeira foto está mostrada em zoom na segunda imagem, abaixo:

A região afetada por esta tempestade de poeira inclui não apenas o deserto do Saara, mas também o Sahel, uma região semi-árida  de gramíneas que faz fronteira com a região desértica massiva do sul. A nuvem de poeira está em trânsito principalmente sobre Burkina Faso, Mali e uma fração da Nigéria.

No zoom vemos levantando-se na fronteira entre Burkina Faso e Nigéria, uma camada especialmente espessa de poeira aparece claramente se dirigindo para sudoeste. Esta visão da disposição do turbilhão de poeira e o céu claro à sua frente confirmam que está é efetivamente a direção do avanço na parede de poeira.

Na foto a seguir, para comparação, mostramos a imagem de outra massiva tempestade de poeira também capturada pelo satélite Aqua em 13 de maio de 2005, na região do Mar Vermelho:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=5500

O satélite Aqua capturou esta imagem em 13 de maio de 2005 onde vemos o Mar Vermeho, entre o Egito e a Arábia Saudita, coberto por uma gigante tempestade de poeira.

Na imagem a seguir vemos uma aterrorizante e massiva nuvem de areia cobrindo um campo militar em As Asad, Iraque, antes do anoitecer de 27 de abril de 2005.

http://www.defense.gov/photos/newsphoto.aspx?newsphotoid=6469

Tempestade de areia no campo militar em Al Asad, Iraque, abril de 2005. Crédito: Dept. of Defense, Cpl. Alicia M. Garcia, U.S. Marine Corps. (Released)

Fontes

NASA Eath Observatory:

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!