«

»

mar 15

SOHO revela cometa suicida na direção do Sol

Imagem de 12 de março de 2010 capturada pelo satélite SOHO mostra um possível cometa da família Kreutz se dirigindo para dar um rasante no Sol. Provavelmente este cometa não sobreviverá ao encontro. Crédito: NASA/ESA/SOHO

Imagem de 12 de março de 2010 capturada pelo satélite SOHO mostra um possível cometa da família Kreutz se dirigindo para dar um rasante no Sol. Provavelmente este cometa não sobreviverá ao encontro. Crédito: NASA/ESA/SOHO

Um cometa recém descoberto está se dirigindo para um rasante perto do Sol, um encontro que provavelmente ele não vai sobreviver.

O cometa a bordejar o Sol está voando perto demais do mesmo para ser visível a olho nu, mas se mostra bem claro em novas fotos do Sol capturadas pelo Solar and Heliospheric Observatory (SOHO), de acordo com o site SpaceWeather.com, que relatou a descoberta na sexta-feira, 12 de março de 2010.

http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/old/15mar2010/

Outra tomada do cometa, pouco tempo antes dele sair do campo de visão do SOHO. Crédito: NASA/ESA/SOHO mission

Cometas que fazem estas passagens rasantes perto do sol são relativamente comuns. Astrônomos estimam que existam mais de 1.600 cometas peregrinos fazendo  passagens periódicas através do Sistema Solar interior. Os cometas que bordejam o Sol atingiram a marca de contagem de 1.000 unidades catalogadas em 2005.

Cometa Kreutz

O cometa atualmente se dirigindo para o Sol pode fazer parte do chamado grupo Kreutz de cometas, que são conhecidos por terem órbitas que os aproxima a menos de 1 milhão de quilômetros do Sol.

Os cientistas estimam que todos os cometas da família Kreutz constituem os restos de um cometa gigante que se quebrou vários séculos atrás. Eles têm o nome em honra do astrônomo Heinrich Kreutz, do século 19, que foi o primeiro a demonstrar a relação entre estes cometas.

SOHO é uma missão conjunta da NASA e da Agência Espacial Européia (ESA). O observatório SOHO tornou-se um fantástico caçador de cometas pois consegue vê-los quando eles se aproximam do sol, pois ele usa um disco central para bloquear o brilho da estrela, a fim de ver o clima espacial, o comportamento solar e outros objetos nas proximidades.

SOHO: o campeão na busca de cometas

As fotos do SOHO têm sido fundamentais na descoberta de cometas que bordejam o Sol desde que começou a observar o Sol em 1995.

Os cientistas da NASA lembram que antes do SOHO lançado ter entrado em operação, apenas 16 cometas bordejantes havia sido flagrados por telescópios espaçais.

No dia 15 de março o site da missão SOHO (picture of the week) confirmou o destino do cometa suicida:

“A nave espacial SOHO capturou a imagem de um cometa muito brilhante, um sungrazing comet, quando ele disparou na direção do Sol (em 12 de março de 2010) e foi vaporizado. Este é sem dúvida o cometa mais brilhante que SOHO já observou desde o Cometa McNaught no início de 2007. Os cientistas julgam que o cometa pertence à família Keutz de cometas e trata-se de um fragmento que se quebrou, pertencente a cometa muito maior, há centenas de anos atrás. Estes cometas são conhecidos sua órbita bem próxima do Sol. Uma ejeção de massa coronal (CME) está a estourar a partir Sol durante a brilhante aproximação do cometa.”

Fontes e referências

Space.com: Comet Makes Death Plunge Toward Sun

http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/old/15mar2010/

8 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Felipe

    Alguem sabe me dizer qual o tamanho desse cometa? ele não esta grande demais em comparaçao com o próprio sol?

    1. ROCA

      Trata-se um fragmento de cometa, da família Kreutz, como foi bem explicado no artigo. Não é grande cometa. Os tamanhos são da ordem de dezenas de metros…
      .
      No entanto, o cometa está brilhando pois está próximo do Sol, seus gases foram aquecidos e estão evaporando, refletindo a radiação solar. O seu alto albedo reflete o Sol que está tapado nesta imagem do equipamento SOHO (o efeito é como se fosse um eclipse solar).

  2. Lex

    só uma pergunta, que velocidade aqule cometa esta ?

  3. Emerson

    Alguém sabe se esse cometa atingindo o sol interferia em algum coisa na terra ?

    1. ROCA

      Certamente que não, trata-se de um pequeno fragmento de um cometa que explodiu há centenas de anos.

      Lembre-se que a massa do Sol é 99% de toda a massa do Sistema Solar, assim a queda de qualquer cometa no Sol terá sempre resultados desprezíveis.

      Na verdade é até melhor que estes cometas sejam exterminados, pois passam a ser menos objetos perigosos rondando a Terra.

  4. yuri

    ROCA,

    Cara, eu não vi o seu e-mail aqui no site,mas cara,tipo o que eu vou falar não tem haver com esse assunto,mas esse é um post recente e eu acho que vc sempre entra nos recentes,né?
    Olha queria te perguntar sobre a Ressonância Schumann, e se os dias tem mesmo 16 horas…Tipo vc já tinha me respondido,e eu to conseguindo relacionar as minha coisas com o tempo,mas vc podia me mandar um e-mail ou fazer um post sobre isso,dos dias e tal? Cara,me responde aê.

    1. ROCA

      Atualmente, o dia sideral médio, considerando as variações elípticas da órbita da Terra, é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Consulte: http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm

      Complementando:

      Dia Solar: é o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens sucessivas do Sol pelo meridiano do lugar. É 3 minutos e 56 segundos mais longo do que o dia sideral. Essa diferença é devida ao movimento de translação da Terra em torno do Sol, de aproximadamente 1 grau (4 minutos) por dia (360°/ano=0,986°/dia). Como a órbita da Terra em torno do Sol é elíptica, a velocidade de translação da Terra em torno do Sol não é constante, causando uma variação diária de 1° 6′ (4 minutos e 27 segundos) em dezembro, e 53′ (3 minutos e 35 segundos) em junho. ”

      Quanto a ressonância Shurmman, por se tratar de pseudo-ciência, certamente o assunto não será abordado aqui. Sugiro ler a resposta do Zeca e o link que ele postou: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080213120727AAofEaP

  5. Interessante!

  1. SOHO mostra o cometa Cometa C/2012 S1 ISON sendo destruído pelo Sol

    […] em 1995, observatório orbital SOHO tornou-se um equipamento recordista no rastreamento dos cometas suicidas ou bordejantes ou também cometas rasantes, em […]

  2. SOHO mostra o cometa Cometa C/2012 S1 ISON sendo destruído pelo Sol » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] em 1995, observatório orbital SOHO tornou-se um equipamento recordista no rastreamento dos cometas suicidas ou bordejantes ou também cometas rasantes, em […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!