MRO revela vastas geleiras escondidas em Marte

Mapa de Marte gerada pelo instrumento Shallow Radar da MRO mostra depósitos glaciais. O mapa cobre uma área de 1050 por 775 km. Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI/University of Rome/Southwest Research Institute

Mapa de Marte gerado pelo instrumento Shallow Radar da MRO mostra depósitos glaciais. O mapa cobre uma área de 1.050 por 775 km.Este mapa de uma região conhecida como Deuteronilus Mensae, no hemisfério norte, mostra as localizações dos depósitos de gelo detectados em azul. As linhas amarelas indicam faixas de terra das observações de radar de vários órbitas da MRO. Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI/University of Rome/Southwest Research Institute

Imagens de radar recentemente capturadas pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) mostraram que vastos glaciares (de água congelada em Marte) são comuns na região de latitude média ao norte de Marte, mas temos que procurar sob a superfície para encontrá-las.

Imagens ‘antes e depois’ da HiRISE focaram uma cratera recente de meteorito com 12 metros, localizada em Arcadia Planitia em Marte. As fotos mostram como os depósitos de gelo (água) escavados pelo meteorito e expostos nesta cratera esvaneceram ao longo do tempo. As imagens, com 35 metros de diâmetro cada, foram capturadas em novembro de 2008 e janeiro de 2009 pela câmera HiRISE da MRO. Crédito: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

Imagens ‘antes e depois’ da HiRISE focaram uma cratera recente de meteorito com 12 metros, localizada em Arcadia Planitia em Marte. As fotos mostram como os depósitos de gelo (água) escavados pelo meteorito e expostos nesta cratera esvaneceram ao longo do tempo. As imagens, com 35 metros de diâmetro cada, foram capturadas em novembro de 2008 e janeiro de 2009 pela câmera HiRISE da MRO. Crédito: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona

Estes depósitos escondidos de gelo marciano enterrado haviam sido confirmados pelos cientistas há dois anos, mas estudos recentes do Planeta Vermelho pela Mars Reconnaissance Orbiter revelam novas evidências de como o gelo pode ter se originado por lá.

Água remanescente que permaneceu protegida pelos detritos

Os cientistas pensam que os glaciares em Marte podem ser remanescentes “fósseis” de um passado onde o clima era diferente do atual, quando as placas de gelo regional recuaram.

“A hipótese aventada é que toda a região estava coberta por uma camada de gelo durante um período climático distinto e quando acabou este período, estes depósitos lá permaneceram, nos locais que estavam protegidos da atmosfera por uma camada de detritos,” afirmou Jeffrey Plaut do JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA em Pasadena, Califórnia.

O gelo se encontra espalhado por centenas de quilômetros, em uma região chamada Deuteronilus Mensae, na latitude média marciana.

Plaut e colegas recentemente usaram o instrumento Shallow Radar da MRO para compor um mapa do gelo de Marte, “a partir de mais de 250 observações de uma área com aproximadamente o tamanho do estado da Califórnia.”

Espessas geleiras enterradas facilitarão futuras missões a Marte

“Nós mapeamos toda a área com uma densa cobertura,” afirmou Plaut. “Estas características não são isoladas. Nesta área, o radar detecta espesso gelo subsuperficial em vários locais.”

Os investigadores apresentaram este novo mapa na 41ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em Houston, Texas, EUA.

Os estudos futuros deste gelo enterrado poderão revelar mais informações sobre as condições ambientais da época glacial em que foram depositados. Os glaciares podem ser um alvo promissor para uma futura missão a Marte , afirmaram os cientistas.

A Mars Reconnaissance Orbiter é a mais poderosa sonda robótica colocada na órbita de Marte.

A MRO foi lançada em 2005 e alcançou o Planeta Vermelho em março de 2006. Até hoje, esta sonda já enviou para a Terra mais de 100 terabits de dados e fotografias. Este valor é superior à soma combinada de todos os dados já enviados por outras missões a Marte.

Fontes e referências

Science Daily:

Space.com: Hidden Glaciers Are Common on Mars por Clara Moskowitz

Universe Today: New Images Reveal “Pure” Water Ice at Low Latitudes on Mars

._._.

1 menção

  1. […] pessoas fala sobre a água em Marte, elas são geralmente falando da água do passado remoto ou da água congelada no planeta vermelho. Agora sabemos que há mais nessa história. Esta é a primeira detecção […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!