Há nove anos a sonda robótica Cassini-Huygens passou de raspão por Júpiter para pegar um impulso gravitacional e acelerar em direção a Saturno. Na sua passagem (fly-by) pelo maior planeta do Sistema Solar a Cassini capturou belíssimas imagens, como esta aqui, a 10 milhões de km de distância:
Esta imagem maravilhosa é na verdade uma composição de 27 imagens da Cassini, combinando grades 3×3 do planeta através de 3 filtros distintos (vermelho, verde e azul) para criar este mosaico em cor real. Enquanto as sondas Voyager e a Galileu estiveram por lá e capturaram imagens em maior resolução, esta é a visão mais aguçada global de Júpiter já obtida até hoje.
Esta é considerada uma das imagens favoritas de Júpiter, junto com esta outra visão crescente do planeta com Io ao lado, a seguir…
Na imagem abaixo vemos o satélite galileano Io flutuando sobre as nuvens da atmosfera superior de Júpiter. Cassini capturou esta imagem em 01 de janeiro de 2001 10:00 UTC, dois dias depois da sua aproximação máxima em relação a Júpiter. Esta imagem não espelha o tamanho real de Io em relação a Júpiter pois há 350.000 km (2,5 vezes o tamanho de Júpiter) separando Io das nuvens jovianas. Io tem praticamente o tamanho de nossa Lua (0,286 vezes o diâmetro da Terra) e Júpiter tem um diâmetro 11,2 vezes o da Terra.

O satélite galileano Io flutua sobre as nuvens de Júpiter nesta imagem capturada pela Cassini em 01 de janeiro de 2001. Crédito: NASA/missão Cassini
Recomendamos que você visite a galeria de fotos do encontro de Cassini com Júpiter.
Ou compare com a visão de Júpiter capturada pela New Horizons quando fez o flyby em 2007:
Fontes
Ciclops.org: Encontro de Cassini com Júpiter
Indicação da Carolyn Porco no twitter (Carolyn Porco trabalha na missão Cassini, no grupo de tratamento de imagens).
Bad Astronomy: Cassini: Ten years since Jupiter
._._.
1 comentário
1 menção
Lindas mesmo estas imagens de Júpiter.
[…] também: As mais belas visões de Júpiter segundo a Cassini 4 imagens formam este mosaico de Júpiter capturado pela Cassini em 07 de dezembro de 2000. A […]