«

»

WISE descobre seu primeiro asteróide: 2010 AB78

O asteróide recém descoberto pelo WISE, 2010 AB78, é o ponto vermelho no centro desta imagem. Crédito: NASA/programa WISE

O asteróide recém descoberto pelo WISE, 2010 AB78, é o ponto vermelho no centro desta imagem. Crédito: NASA/programa WISE

 

O telescópio da NASA Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), descobriu um asteróide inédito, o primeiro de centenas de NEOs a serem descobertos durante a sua missão de inspecionar e mapear todo o céu no espectro do infravermelho.

Concepção artística do telescópio orbital WISE. Crédito da ilustração: NASA (PIA12470)

Concepção artística do telescópio orbital WISE. Crédito da ilustração: NASA (PIA12470)

O NEO (Near Earth ObjectObjeto próximo a Terra) denominado 2010 AB78, foi detectado pelo WISE em 12 de janeiro de 2010. O processamento das imagens realizado pelo sofisticado software comparativo do sistema destacou um objeto se movendo em frente de uma retaguarda de estrelas estacionarias. Em seguida os astrônomos confirmaram a descoberta do WISE apontando para o asteróide o telescópio ótico da Universidade do Havaí de 2,2-metros, no cume do Mauna Kea.

Os astrônomos apuraram que o asteróide 2010 AB78 está a 158 milhões de quilômetros da Terra, cerca de 1 quilômetro de diâmetro e orbita o Sol em uma órbita elíptica no plano do Sistema Solar.

Este objeto chega tão perto do Sol quanto a Terra, mas porque sua órbita é obliqua este corpo não passará próximo do nosso planeta. Assim, este asteróide recém descoberto não constitui uma ameaça a Terra no futuro próximo, no entanto, os cientistas pretendem monitorá-lo.

WISE começou sua pesquisa de ‘todo-o-céu’ em 14 de janeiro de 2010. Os astrônomos estimam que o WISE descobrirá em torno de 100.000 asteróides desconhecidos no Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter e centenas de novos NEOs (objetos próximos da Terra). WISE também irá identificar milhões de novas estrelas e galáxias.

No vídeo a seguir os cientistas (Ned Wright, Bill Irace, Amy Mainzer e Peter Eisenhardt) explicam sobre o programa WISE nesta conferência:

Visão geral da missão, cuidados com a infraestrutura e como o WISE foi lançado ao espaço (segundo Ned Wright, Bill Irace e Peter Eisenhardt):

Fonte

The First of Many Asteroid Finds for WISE

._._.

2 comentários

3 menções

  1. Sávio

    Cara, tenho uma pergunta a fazer a você (pode ser que você saiba a resposta): você conhece um planeta extra-solar de nome Osíris; não é mesmo?

    Pois bem: qual a distância deste planeta até o nosso; ou vice-e-versa?

    A propósito: não sei porque, mas quando fui postar no “blog” duma amiga nossa, todos os meus comentários passaram a ser moderados; mas os de outros internautas já aparecem normalmente logo de cara, por que será?

    Abraços e nos vemos por aí; pode crer?

    P.S.: Você poderia escrever um livro; já que sabe bastante de Astronomia e coisas afins (Risos!)…

    1. ROCA

      Sávio,
      O planeta ‘Osíris’ foi descoberto em novembro de 1999 e é um exoplaneta tipo ‘Júpiter-quente‘. Osíris é o nome informal (um apelido apenas) do exoplaneta HD 209458 b que fica em na estrela HD 209458, na constelação de Pegasus, a 150 anos-luz da Terra. Leia mais aqui:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/HD_209458_b

      http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=745

      http://eternosaprendizes.com/2009/08/26/wasp-18b-o-raro-planeta-que-espirala-em-queda/

      Cada blog tem a sua política de moderação. Assim, aqui em Eternos Aprendizes todos os comentários são moderados e devem cumprir os ‘Termos de Uso do Blog‘ para serem aprovados.

  1. 2010 GA6: asteróide vai passar próximo da Terra na quinta-feira, 08 de abril « Eternos Aprendizes

    […] Newfound Asteroid Will Fly Close by Earth Thursday Posts Sugeridos para Leitura: WISE descobre seu primeiro asteróide: 2010 AB78 2010 AL30 passou perto da Terra. Asteróide? WISE revela seu primeiro cometa: o “P/2010 B2 […]

  2. Blog de Astronomia do astroPT » Na quinta-feira o asteróide 2010 GA6 vai passar próximo a Terra

    […] ao seu tênue brilho que se destaca apenas na faixa infravermelha do espectro luminoso, ou seja, o WISE consegue ver o que os telescópios convencionais óticos não […]

  3. Missão WISE revela suas primeiras imagens de sua pesquisa de todo-o-céu « Eternos Aprendizes

    […] sub-estelares chamados de anãs marrons (ou anãs castanhas). Em 12 de janeiro de 2010 o WISE descobriu seu primeiro asteróide (2010 AB78) perto da Terra e em 22 de janeiro revelou seu primeiro cometa (P/2010 B2 WISE). A missão vai varrer todo o céu […]

Deixe uma resposta