«

»

dez 19

V404 Cygni: um buraco negro mais próximo da Terra do que se pensava

Buraco Negro - Crédito Don Dixon (Cosmographica.com)

Buraco Negro – Crédito Don Dixon (Cosmographica.com)

Os astrônomos mediram com precisão a distância entre a Terra e um buraco negro estelar específico pela primeira vez. E, uau! Ele está bem perto.

Os investigadores determinaram que o buraco negro V404 Cygni está situado a distância de 7.800 anos luz da Terra, pouco a mais da metade da distância anteriormente estimada.

microquasar V404 Cygni

Isto coloca o buraco negro V404 Cygni relativamente perto da Terra, considerando que a distância do Sol ao centro da galáxia é de 26.000 anos luz e a estrela mais próxima [Próxima Centauri] fica a apenas 4,2 anos luz de distância.

Esta medida mais precisa da distância permitirá aos cientistas traçar um melhor quadro de como evoluem os buracos negros, disse a equipe.

“Por exemplo, esperamos ser capazes de responder a pergunta se há diferenças entre os buracos negros que evoluem diretamente a partir do colapso de uma estrela sem supernova e os buracos negros que evoluem a través de supernova e uma estrela intermediária temporal”, disse o membro da equipe desta pesquisa Peter Jonker do Instituto Holandês SRON para Investigação Espacial.

“Esperamos que os buracos negros do último grupo pudessem ter um pouco de impulso. Os buracos negros formados desta forma poderiam se mover mais rápido pelo espaço”.

Jonker e sua equipe mediram a distância a V404 Cygni analisando as emissões de rádio procedentes do buraco negro e associadas com a estrela companheira moribunda.

As capas mais externas da estrela estão sendo absorvidas pelo buraco negro. O gás que cai forma um disco de plasma aquecido ao redor do buraco negro antes de desaparecer e este processo emite uma grande quantidade de raios-X e ondas de rádio.

Usando um sistema internacional de radiotelescópios conhecido como High Sensitivity Array (Conjunto de Alta Sensibilidade), a equipe mediu os objetos pelo método conhecido como deslocamento de paralaxe. Este método implica em uma medição do movimento anual no céu do sistema do buraco negro como conseqüência da órbita da Terra ao redor do Sol.

A equipe disse que a superestimativa anterior da distância de V404 Cygni se deve a uma subestimação da absorção e difração do polvo interestelar, o qual pode dar uma margem de erro de aproximadamente 50%. A margem de erro da nova medida é agora menos de 6%.

A investigação foi publicada no exemplar do 1 de dezembro da revista The Astrophysical Journal.

Fonte

Space.com: Black Hole Closer to Earth Than Thought

._._.

12 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. isabelly

    Tenho 8 anos to com medo de que o buraco negro pegar a terra e todo mundo morre!

    1. ROCA

      Não tenha medo Isabelly, o buraco negro está bem longe da Terra.

  2. isabelly

    Tenho 8 anos to com medo de que o buraco negro pegar a terra e todo mundo morrer!

  3. rui castro

    ola sr roca . este buraco negro e persilmente perigoso para a Terra

    1. ROCA

      Não é perigoso, Rui.

  4. Luiz

    Bom dia a todos!
    Eu estava procurando artigos na internet que falasse a respeito de exoluas, quando me deparei com esse site. Fiquei maravilhado com os artigos publicados a respeito do universo, onde sou fã assíduo por astrofísica e evolução do universo.
    Grato por diponibilizar uma fonte como essa para os amantes da astronomia.

  5. Ingrid

    Descobri este blog recentemente e confesso que agora não deixo de visitá-lo um dia sequer. Também procuro muitas respostas para o porque da nossa humanidade, todos nós procuramos, mas a partir de uma fase da vida não dá mais pra ignorar certas coisas, isn’t it?

  6. Landim

    Prezado Ricardo
    Estava fazendo uma pesquisa sobre Titã e acabei me deparando com o seu blog. Embora não seja minha área direta de atuação, tenho um interesse em astronomia. Parabéns pelo trabalho. Retornarei sempre.

    Grande abraço

  7. kiko

    …. Vamos ser destruidos por um buraco negro daqui 15 mil anos!

  8. Mirian Martin

    Isso quer dizer que, confirmando, 2012 é balela. Agora a data certa é 9.809. 🙂
    Aliás, qual a velocidade com que ele se aproxima da Terra, se é que ele se aproxima…

  9. Luis

    Será que vamos ser engulidos por esse buraco negro?

    1. isabelly

      Não faz tempo que estamos dentro dele rsrsrs

  1. M42/M43: no Coração de Órion por Christoph Kaltseisd » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] do Trapézio. Assim, se confirmado, o buraco negro da Nebulosa de Órion seria efetivamente o buraco negro conhecido mais próximo da Terra, residindo a ‘apenas’ cerca de 1.500 anos luz de […]

  2. “Observando” Buracos Negros com telescópios de uso doméstico » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] V404 Cygni, um dos buracos negros em binário mais próximos da Terra, “acordou” após 26 anos de dormência no dia 15 de junho de 2015 e sofreu uma tal explosão. […]

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!