As Plêiades sob a lente de Rogelio Bernal Andreo

Pleiades por Rogelio Bernal Andreo

As Plêiades por Rogelio Bernal Andreo fotografada em 17 de setembro de 2009

Você já observou um aglomerado de estrelas? As Pleiades são talvez o mais famoso aglomerado estelar nos céus e podem ser vista sem binónulos em cidades com baixa poluição luminosa.

Também conhecidas como as  Sete Irmãs ou como a M45, as Plêiades são um dos mais brilhantes e mais próximos aglomerados abertos de estrelas.

Rodeadas de poeira interestelar e distantes apenas 400 anos-luz da Terra, o aglomerado das Plêiades ou Sete Irmãs é bem conhecido por sua belíssima nebulosa de reflexão azul. Esta notável visão ampla (3 graus) desta região celeste mostra este famoso aglomerado estelar próximo ao centro da imagem, rodeado pela visão clara da menos conhecida  nebulosa de reflexão vizinha, através de uma área que se  espalha por 20 anos-luz.

Esta imagem Rogelio Bernal Andreo fotografou em 3 de dezembro de 2007.

Esta imagem da M45 Rogelio Bernal Andreo fotografou em 3 de dezembro de 2007.

Neste caso as estrelas irmãs e nuvens de poeira cósmica não estão relacionadas entre si. Trata apenas de uma coincidência cósmica que estes objetos estejam na mesma região visível do espaço.

Foto das Plêiades com anotações feito telescópio orbital Hubble

Foto das Plêiades com anotações tomada pelo telescópio orbital Hubble

Fontes

Deep Sky Color por Rogelio Bernal Andreo

Hubblesite: Hubble Refines Distance to Pleiades Star Cluster

1 comentário

1 menção

  1. Você me fez lembrar quando meu menino tinha 6 anos e estava aprendendo sobre conjuntos na escola. Tinha uma tarefa a fazer e não queria, de forma alguma. O único jeito foi dizer que ele podia fazer sobre planetas, luas, constelações… E ele fez. Algumas nem eu conhecia – tive que procurar para ver se estavam corretas… e estavam.

    E esta foto… linda!

  1. […] Você já notou o aglomerado estelar das Plêiades? […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!