«

»

out 12

National Geographic publicou um mapa que mostra os 50 anos da Exploração Espacial

50 anos de Exploracao Espacial - National Geographic - clique neste imagem para acessar o mapa.

50 anos de Exploracao Espacial - National Geographic - clique neste imagem para acessar o mapa.

Em outubro de 1957 a União Soviética iniciou a Era Espacial com o lançamento do Sputnik. Desde então várias espaçonaves se aventuraram através do Sistema Solar e além. Tentar visualizar todas estas viagens pode dar alguma dor-de-cabeça, assim que tal então mostrar tudo isso em um só desenho bem elaborado?

Assim, para facilitar as coisas, o National Geographic criou um mapa que pode ser ampliado (via zoom) com as informações sobre a exploração robótica do espaço. Parece até uma figura psicodélica se olharmos à distância, mas ative a opção de ‘zoom’ e siga para conferir as diferentes missões aos diversos locais do Sistema Solar.

Veja também as missões que estão atualmente em operação, como a New Horizons em sua longa viagem para visitar Plutão. As veneráveis sondas Voyager 1 e 2 também estão ilustradas aqui.

As 73 missões até a Lua

As 73 missões até a Lua

Se um objeto do Sistema Solar, como a Lua, tem uma espiral mais grossa em sua volta, então isto significa que ele foi visitado mais vezes. Veja os detalhes sobre a Lua que mostra de forma estilizada que ocorreram 73 missões lunares nos últimos 50 anos.

Não deixe também de visitar a parte inferior do mapa, lá você verá uma visão em escala do sistema solar e as posições das espaçonaves. Veja onde está a Voyager 1, a espaçonave mais distante da Terra.

O trabalho original artístico foi desenvolvido por Sean McNaughton da equipe do National Geographic junto com Samuel Velasco da 5W Infographics.

Agora é só clicar na imagem acima para acessar a página do National Geographic “Mapa do Dia”.

Aproveite! Boa viagem!

Fontes

Universe Today: Amazing Zoomable Poster on 50 Years of Space Exploration por Nancy Atkinson

Bad Astronomy (Phil Plait): 50 trippy years of space trips

2 comentários

  1. Mirian Martin

    Quase um Van Gogh, não? 😉

    Depois volto aqui para ver direito. Mas já estou viajando…

    Se por um lado o Universo é fantástico e cheio de mistérios, a capacidade humana não fica atrás.

    1. ROCA

      Curioso mesmo, os círculos das órbitas das espaçonaves no mapa da NG lembram um pouco as estrelas/planetas pintadas por Van Gogh 😉

Deixe uma resposta