«

»

out 09

Cassini revela imagens surpreendentes do anel F de Saturno afetado pelas luas pastoras Pandora e Prometeu

Perturbações no anel F de Saturno. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

Perturbações no anel F de Saturno. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

Duas luas pastoras continuam a afetar o anel F de Saturno, como podemos ver nesta imagem enviada pela sonda robótica Cassini. A lua Pandora, que fica fora do anel, junto com a lua Prometeu, na parte interna, periodicamente criam as perturbações mostradas acima. O satélite em forma da batata Prometeu empurra o material do anel e deixa para trás um canal escuro. Durante sua órbita de 14,7 horas em torno de Saturno, a lua Prometeu (102 km de diâmetro) atinge o ponto mais distante do planeta Saturno, na posição chamada de apokrone (ou apoastro) Nesta posição, a mais próxima do anel F a sua gravidade torna-se forte o suficiente para desenhar um fluxo de material fora da região principal do anel F.

O vai e volta de Prometeu

A criação de tais fluxos e canais ocorre em um ciclo que se repete a cada órbita de Prometeu: quando o satélite retorna ao apokrone e desenha um novo fluxo de material a partir do anel F. O ciclo se repete, pois Prometeu orbita mais rápido que o material do anel, o novo fluxo é gerado em uma posição distinta no anel por cerca de 3,2 graus (em longitude) à frente do fluxo anterior.

Desta maneira, uma seqüência de canais e fluxos é criada ao longo do anel F. Assim, 10 a 15 estruturas podem ser visualizadas no anel F de uma só vez.

Esta visão do anel foi tomada nas freqüências da luz visível a partir câmera de ângulo-restrito da sonda Cassini em 20 de agosto de 2009, a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros de Saturno. A escala desta imagem é de 13 km por pixel.

Animação que mostra a atuação da lua pastora Prometeu sobre o anel F de Saturno

Animação em 75 quadros mostra as atuações das lua pastoras Pandora (esquerda) e Prometeu (direita) sobre o anel F de Saturno. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

Fontes e referências

Universe Today: Amazing Ring Ripples por Nancy Atkinson

NASA, JPL: Informações sobre Cassini

Ciclops.org: The Cassini imaging team homepage

2 comentários

  1. Clo

    I added your blog to bookmarks. And i’ll read your articles more often!

  2. Mirian Martin

    Parecem ondas enormes. E aquela impressão de que uma lua desarruma e a outra arruma o anel. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!