Há vida em outros planetas?

pagina_do_zeca_coruja_eUma pergunta que me é feita com muita freqüência é se eu acredito que exista vida em outros planetas. Para respondê-la precisamos definir alguns pontos.

Acreditar? Saber? Ou supor?

Acreditar é uma questão de foro íntimo, é especulação livre sem embasamento, é “achismo”.

Saber: ninguém sabe se existe vida alienígena e se disser que sabe está mentido.

Supor: sim, é possível supor pelas dimensões do universo, pelo enorme número de estrelas e possíveis planetas que giram ao redor delas, sim, há uma razoável chance de existir vida no universo além da Terra. Em um cálculo grosseiro podemos dizer que existe um sextilhão (1 .000.000.000.000.000.000.000) de planetas no Universo, a grande maioria deles sem a mínima condição de abrigar vida, mas mesmo uma pequeníssima fração deste número já é algo realmente grande.

https://i0.wp.com/eternosaprendizes.com/wp-content/uploads/2008/10/enceladus-por-michael-carroll.jpg?resize=1470%2C1764

A lua de Saturno Enceladus e seus criovulcões. Enceladus possui água líquida e é um mundo com potencial para abrigar vida. Ilustração e crédito: ©Michael Carroll

Daí vem o segundo ponto: onde haveria vida?

Aqui no sistema solar sabemos que há vida na Terra, não sabemos se há vida em nenhum outro planeta daqui. Não há a mínima pista de vida em outro lugar do sistema solar. Há especulações, talvez escondida no subsolo de Marte, ou no oceano interno da lua Europa de Júpiter. Mas, repito, não há a mínima certeza, não há a mínima pista. Para além, em outro sistema planetário da nossa galáxia e nas demais galáxias do universo, aí pode existir de tudo.

O terceiro ponto é que tipo de vida haveria em outro lugar do universo? Seres inteligentes? Apenas animais e plantas? Somente plantas? Somente bactérias?

Aqui no sistema solar certamente só existimos nós, os terráqueos (nós = todas as espécies dos reinos microbiano, vegetal e animal), desde seres unicelulares até vida inteligente (nós, os golfinhos e as baleias, os chimpanzés e os bonobos). As especulações de vida em Marte ou Europa se limitariam à vida microbiana. A princípio eu ficaria muito satisfeito por saber que existe qualquer tipo de vida em algum lugar do universo, além da Terra, porque isso significaria que não estamos sós e as chances de existir mais vida, num terceiro, quarto, em dezenas ou milhares de planetas, cresce fantasticamente pelo simples fato de termos encontrado vida em mais um planeta além do nosso – não temos como investigar todos, mas descobrindo mais vida em um ponto próximo dentro da nossa galáxia podemos extrapolar para os demais bilhões de galáxias, extrapolar para aquela pequena fração do sextilhão de planetas, e isso ainda resultará em um número muito grande. Então poderíamos encontrar desde a vida incipiente, recém formando seus primeiros seres unicelulares, passando por planetas com luxuriantes florestas habitadas por animais estranhos e monstruosos aos nossos olhos, até vida inteligente no mais alto grau, talvez até já extinta por alguma catástrofe inevitável.

Diante de tudo isso a minha resposta à pergunta inicial é: SIM, acredito que há uma pequena chance de haver vida microbiana em outro planeta do nosso sistema solar, eu acredito que exista uma boa chance de haver vida de qualquer tipo em diversos lugares do Universo, eu acredito que há uma razoável chance de existir vida inteligente em alguns pontos do universo. A palavra chave na minha afirmação é “chance”, eu não disse ter certeza de haver vida de qualquer tipo em qualquer lugar além da nossa Terra, eu disse haver chance de existir vida, mas simplesmente não posso afirmar se há ou não há realmente vida pelo universo além da nossa – ainda não temos a mínima pista desta existência, só temos o desejo que haja vida e continuamos investigando as possibilidades.

Para finalizar, se alguém me perguntar se eu acredito em “discos voadores” minha resposta é um categórico NÃO, mas isso é assunto para outra oportunidade.

Zeca

Links:

ASTRONOMIA & ASTRONÁUTICA

Existem outras civilizações? Elas também sonham em viajar para outras estrelas e mundos?

Metano na atmosfera marciana

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • hilton Lopes mendes em 21/04/2014 às 23:48
    • Responder

    Depois do comentário prolixo, apresentando-me, resumo: Encontrei muita identidade em alguns pontos e dúvidas em outros, todavia curti muito…

      • ROCA em 22/04/2014 às 00:43

      Hilton,
      Agradecemos seus comentários.
      Coloque suas dúvidas nos comentários e tentaremos respondê-las.
      Aguardamos suas perguntas!
      Sds
      ROCA

    • hilton Lopes mendes em 21/04/2014 às 23:39
    • Responder

    Acredito em um Grande Arquiteto do Universo, e, como biólogo, pesquiso e leio tudo sobre vida, fazem 46 nos.
    Meu objetivo primordial e conciliar – Criacionismo com Neodarwinismo, o que acredito ser possível, no caso específico da Terra. Escrevi um livro: O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO – Ele escreve certo em linhas tortas.
    Por todos estes motivos, curti muito tudo que vocês publicaram, e mais arquivei para consultas; pq não e sempre que encontramos matérias e comentários deste envergadura…

    • Douglas Constantino em 24/06/2010 às 15:11
    • Responder

    só sei pelo assuntos do espiritismo e ciência,tenho minhas dúvidas

  1. ótimoo

  2. heauheu …Muito bom cara .. Eu tmb penso que nem voce .. ;D

  3. muito show, muito me ajudou 🙂

  4. Minha opinião é como a sua. Mesmo pq é uma questão de probabilidade.

    Sobre ovnis, eu nunca vi. Existe a possibilidade de existirem, mas é bem polêmico.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!