Como seria cair num buraco negro?

http://www.universetoday.com/wp-content/uploads/2009/03/within-a-black-hole.jpg

A visão de dentro de um buraco negro? Crédito: University of Colorado

Se você caísse num buraco negro seria cercado pela escuridão? Você neste caso seria capaz de ver além do horizonte de eventos? Dentro de um buraco negro pode existir um atalho através do espaço-tempo chamado de buraco-de-minhoca? Buracos negros concebem bebês universos?

Clique aqui para acessar os vídeos com simulações de buracos negros

Clique aqui para ver vídeos com simulações de buracos negros

Acredite, essas perguntas podem ter sido respondidas. Andrew Hamilton, da Universidade do Colorado e Gavin Polhemus criaram um vídeo para demonstrar como seria a visão de uma pessoa que caísse num buraco negro de Schwarzschild. Os dois pesquisadores alertam que com base na nossa experiência no mundo 3D poderíamos imaginar a queda através do horizonte de eventos da mesma maneira que estamos acostumados a passar por qualquer outra superfície. No entanto não é bem assim. É provável que uma pessoa que estivesse caindo no buraco negro pudesse ver além do horizonte de eventos.

Andrew e Gavin explicaram:

Quando um observador de fora do horizonte observa o horizonte de um buraco negro, na realidade ele está vendo a saída do horizonte. Quando ele cai posteriormente através do horizonte, ele não penetra no que estava vendo anteriormente, em vez disso, ele passa através da entrada do horizonte, a entrada do horizonte é invisível para ele até que ele realmente entre pelo horizonte. Dentro do horizonte, ele pode ver tanto a entrada como a saída do horizonte.

Embora seja muito divertido assistir o fruto desse trabalho, isso também é um grande mérito científico. Calcular como se parece o universo dentro de um buraco negro é um importante exercício, pois induz os físicos a analisar o comportamento das leis da física num ponto de inflexão. Por exemplo, perto da singularidade, a visão de um observador no plano horizontal está deslocada para o blueshift (desvio para o azul), enquanto em todas as outras direções (exceto horizontal) essa visão será deslocada para o redshift (desvio para o vermelho).

Além disso, o princípio de localidade é severamente testado no interior de um buraco negro. Esta é a ideia de que um ponto no espaço só pode ser influenciado por suas imediações. Mas quando o espaço é infinitamente esticado, como os físicos acham que acontece no coração de um buraco negro, o conceito de “imediações” não faz sentido. Por isso a ideia de localidade também começa perder o sentido.

Isto fornece um interessante “laboratório mental”, no qual os físicos podem se perguntar de que forma idéias como mecânica quântica e relatividade podem entrar em colapso. Além disso, há outros resultados interessantes. Por exemplo, o espaço é tão curvado num buraco negro que a comum visão binocular não pode determinar distâncias. Mas uma visão trinocular poderia funcionar neste caso.

Buraco Negro - Crédito Don Dixon (Cosmographica.com)

Buraco Negro – Crédito©: Don Dixon (www.cosmographica.com)

Fontes

ArXiv.org: The edge of locality: visualizing a black hole from the inside por Andrew J S Hamilton e Gavin Polhemus

Universe Today: What Would the View Be Like From Within a Black Hole? por Nancy Atkinson

εγε

._._.

0903.4717v1-The-edge-of-locality-visualizing-a-black-hole-from-the-inside

10 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Isto é um assunto muito polêmico. Nós realmente não sabemos quase nada a respeito de um buraco negro. Eu tenho pensado bastante sobre este assunto e cheguei a uma conclusão:. Aqui vai a minha especulação: Para começar digo que um buraco negro não é um ponto infinito, onde tudo desaparece. Não, não desparece. A matéria é atraída pela periferia do buraco negro. Não pelo centro, A periferia (horizonte de eventos) é onde a gravidade (rotação) é mais forte. É la que atrai outras galáxias, poeira cósmica etc e se estende até a periferia. Se você cair exatamente no centro de um buraco negro, será girado a uma grande rotação, se despedaçará e seus pedaços serão enviado pela força centrífuga para o horizonte de eventos, se desintegrará por choques em alta velocidade com as matérias em mais baixa velocidade a sua frente (as que estão entrando no horizonte de eventos) que aumentam a rotação a medida que se aproxima (é um LHC natural). Lá será desintegrado e transformado em jatos de energia e matéria que serão enviados para o espaço, como as estrelas que chegam lá atraídas pelo buraco negro.
    Não levem a sério esta explanação, não tem nenhuma base cientifica. Apenas minha opinião.

      • ROCA em 23/03/2017 às 11:35

      Alberto,

      A matéria vizinha é atraída pelo poço gravitacional (distorção no tecido do espaço-tempo) provocado pelo efeito da massa do buraco negro supermassivo.

      A questão é que parte da matéria em acreção é devolvida ao espaço, antes de atravessar o horizonte de eventos, uma vez que a matéria em si está em estado de plasma, ou seja, possui carga elétrica. Os campos magnéticos muito poderosos gerados pelo plasma em acresção são responsáveis por expulsar essa parte da matéria de volta ao espaço, sob a forma de jatos em velocidades relativísticas (como um acelerador natural de partículas).

      \o/

    • Marcus matheus em 04/10/2014 às 11:03
    • Responder

    quando entramos em um buraco negro nós morremos ou ficamos eternamente caindo….

      • ROCA em 04/10/2014 às 12:29

      Para quem está caindo a destruição é inevitável. Será esmagado… Rapidamente…

    • Marcelo Eduardo em 16/08/2011 às 19:27
    • Responder

    ROCA :
    Sinto desapontá-lo. A matéria que é absorvida em um buraco-negro lá permanecerá até que um dia no futuro distante o buraco-negro se evapore. Mas isso levará muitoooo tempoo + de 10^67 anos (10 com 67 zeros), para um buraco-negro relativamente pequeno com massa igual a do Sol. Para saber mais, leia:
    http://eternosaprendizes.com/2009/09/20/raio-de-schwarzschild-de-um-buraco-negro-o-que-significa-isso/

    Bem, sou Marcelo, moro em Codó-Maranhão, tenho 13 anos, e um interresse enorme por Buracos Negros, eles me fascinam justamente pelo motivo de não sabermos nada a respeito deles, então isso significa que você não pode nunca fazer uma afirmativa dessa, pois cada um tem sua opinião a respeito do assunto, já que até hoje nem eu nem você, e nem niguem já presenciou coisas sendo engolidas por buracos negros, e depois voltando a sua forma normal quando os buracos evaporam, na verdade nada saíria de lá mesmo, até mesmo por nao suportarem a alta temperatura, e a grande exposisão a radiaçao, uma vez que esses monstros(buraco negro de tamanho normal, nem minimo nem enorme) tem um poder de destruião equivalente a 100.000.000 a todas as armas nucleares da terra juntas.

    É comum achar opiniões difererentes das nossas, eu por exemplo, acho que existem varios universos, e se conseguisemos sobreviver a temperatura, e radiação dos burracos negros, encontrariamos em cada um um universo diferente, e os buracos negros servem de porta de entrada e saída para cada universo.

    Caso queiram falar sobre buracos negros é só adicionar ai: marceloru9@hotmail.com

    Falo Português (lingua Natural), “Inglês e espanhol”, Inglês está sendo mais aperfeiçoado, o espanhol, sei de algumas coisinhas ai, mas dá pra conversar.

      • ROCA em 17/08/2011 às 19:49

      Marcelo,
      O que escrevi aqui NÃO É A MINHA OPINIÃO. Na verdade nem uma opinião isto é. O fato de um hipotético buraco negro com a massa solar levar 2×10ˆ67 anos para decair é uma estimativa científica baseada na radiação de Hawking. Para simular isto acesse a “calculadora de Hawking” neste link: http://xaonon.dyndns.org/hawking/ e coloque 1 massa solar e veja o resultado: 2,099496 x 10ˆ67 anos. Sugiro também que você leia mais sobre o assunto antes de “emitir opiniões próprias” tais como “um poder de destruição de xxxx”. A sua opinião, nota-se, não tem embasamento científico (mostre aqui o link para o artigo científico que ratifica o que vocês escreveu em seus comentários).

      Estude mais, leia e se oriente.

      Comece por aqui: http://eternosaprendizes.com/2009/09/20/raio-de-schwarzschild-de-um-buraco-negro-o-que-significa-isso/ pois neste tópico há dúzias de links para outros artigos interessantes sobre buracos negros.

    • frederico gama abreu em 18/11/2009 às 17:37
    • Responder

    para mim um buraco negro e uma passagen para um universo maior , do outro lado do buraco negro tem um buraco branco, ejetando matirial do universo menor ,que tenha menor massa, pode esistir tambem o contrario ,em nosso universo. fredy

      • ROCA em 20/11/2009 às 16:02

      Sinto desapontá-lo. A matéria que é absorvida em um buraco-negro lá permanecerá até que um dia no futuro distante o buraco-negro se evapore. Mas isso levará muitoooo tempoo + de 10^67 anos (10 com 67 zeros), para um buraco-negro relativamente pequeno com massa igual a do Sol. Para saber mais, leia:
      http://eternosaprendizes.com/2009/09/20/raio-de-schwarzschild-de-um-buraco-negro-o-que-significa-isso/

    • victor cabral espíndola em 19/09/2009 às 22:00
    • Responder

    É impressionante o poder e a beleza destrutiva e criativa (transfomistas) destes objetos tão misteriosos para os nossos conhecimentos astronômicos. São de uma beleza assustadoramente fantástica e intrigantes.

  2. buracos negros sempre me despertaram grande curiosidade 🙂

    []’s

  1. […] Como seria cair num buraco negro? […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!