
Robô Opportunity trafega sobre as dunas marcianas (NASA/HiRISE/Universidade do Arizona)
Não nos resta dúvida que são imagens como essa que reforçam as perspectivas do programa de exploração de Marte. Atualmente temos dois veículos de exploração que têm viajado através da paisagem de Marte há 5 anos (Êpa! Eles foram projetados para operar por apenas três meses!), além de 3 satélites orbitando o planeta vermelho suportando uma grande variedade de estudos científicos. A sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) orbita Marte a 250 km de altura e tem cumprido sua missão de “reconhecimento orbital” brilhantemente. É através desse satélite que o programa High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) está ajudando o robô explorador Opportunity a achar o melhor caminho através das ondulantes dunas de areia do Meridiani Planum. São robôs ajudando outros robôs em Marte…
Já havíamos vistos fotos como essa tomadas antes pela câmera de alta resoluçao usada pelo HiRISE. Desde a observação da Phoenix Mars Lander repetidas vezes ao longo de 2008 até manter um olhar de acompanhamento do progresso dos dois robôs exploradores. Esse equipamento tem sido uma ferramenta de valor inestimável para os cientistas da NASA visualizar como se apresenta a paisagem marciana antes de mandar seus robôs prosseguirem em suas rotas.

Em 2006 o satélite MRO (Mars Reconaissance Orbiter) acompanhou a pesquisa da Opportunity na cratera Victória
A Opportunity prossegue há dois anos em sua odisséia na direção da cratera Endeavour, 20 vezes maior que a cratera Vitória já explorada por esse robô.
O veículo tem um caminho longo a seguir, mas se Opportunity conseguir superar os obstáculos e chegar ao destino, tal será uma formidável realização. Afinal, ao chegar ao seu destino o robô já terá operado por 7 anos.

Zoom da Opportunity e o rastro de suas rodas (NASA/HiRISE/Universidade do Arizona) fotografada em sol 1783
Por enquanto time do programa HiRISE está dando seu auxílio guiando a Opportunity através do deserto aberto marciano. Na imagem em detalhe vemos a Opportunity após 1.783 dias marcianos (sol 1783), firme e forte. Na véspera dessa foto a Opportunity tinha viajado 130 metros sobre as dunas de areia de Marte. Em geral essas dunas são ondulações no regolito, mas algumas delas podem ser grandes demais para permitir a passagem do robô explorador. Assim o time do programa HiRISE está verificando a existência de obstáculos bem antes de se tornarem ameaças para a Opportunity. Dessa forma o robô seguirá o seu percurso com a ajuda dos olhos de seu “anjo da guarda”, o MRO, (Mars Reconaissance Orbiter), para atingir seu próximo alvo a cratera Endeavour, distante 17 km à sudeste da cratera Victória, conforme pode-se ver na imagem abaixo:
E o time da HiRISE vai continuar olhando essa jornada de cima…
Veja abaixo a situação da Opportunity, mais atualizada, após 24 dias marcianos:
Fontes e referências:
{1} Mapas do caminho da Opportunity
Universe Today: Opportunity, the Dune Buggy: HiRISE Watches the Rover’s Trek por Ian O’Neill
HiRISE: Opportunity imaged by HiRISE
E a pedra rolou ladeira abaixo… em Marte!
Imagens de Marte da HiRISE impressionam os cientistas na conferência de Geomorfologia
Marte: ramificações de poeira formam figuras fractais
HiRISE mostra imagens de impactos explosivos na superfície de Marte
Sonda da NASA encontra mina de opala no complexo de cânions de Valles Marineris em Marte
1 comentário
7 menções
Pular para o formulário de comentário
não tinha conhecimento deste site ainda, excelente, estão de parabéns.
[…] HiRISE guia o robô explorador Opportunity em sua incrível jornada pelas dunas de Marte rumo à cra… […]
[…] HiRISE guia o robô explorador Opportunity em sua incrível jornada pelas dunas de Marte rumo à cra… […]
[…] HiRISE guia o robô explorador Opportunity em sua incrível jornada pelas dunas de Marte rumo à cra… […]
[…] HiRISE guia o robô explorador Opportunity em sua incrível jornada pelas dunas de Marte rumo à cra… […]
[…] nos jipes robóticos atualmente em Marte. A boa notícia foi que, recentemente, o robô explorador Opportunity recebeu uma atualização de software, um novo sistema bem mais inteligente, chamado AEGIS […]
[…] EUA. “Nós estamos saindo das abordagens tradicionais de espaçonaves robóticas únicas [como a Opportunity em Marte] sem redundâncias e comandadas [pelos engenheiros] aqui na Terra e estaremos adotando […]
[…] para suportar uma missão humana mais complexa na superfície de Marte. Da mesma forma esta missão híbrida de robôs e humanos evitaria o já conhecido e complexo problema de engenharia espacial a enfrentar: ‘Como pousar […]