«

»

fev 27

Mike Salway nos mostra a múltipla conjunção: Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte

Em 22 de Fevereiro, teve início uma bela conjunção. A Lua deu uma brilhante exibição no oriente, uma vez que se juntou a outros três corpos celestes, Mercúrio, Júpiter e Marte, dando aos espectadores uma sensação de profundidade e sentimento.

O astrônomo amador e também fotógrafo Mike Salway, eternizou sua experiência diante dessa bela conjunção através de fotos incríveis. Acompanhe a seguir a história relatada por Mike Salway, na manhã de 23 de fevereiro:

Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte em comjunção na madrugada, por Mike Salway

Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte em conjunção na madrugada, por Mike Salway {1}

Adoro a Lua e conjunções planetárias e adoro fotografar pela manhã. Quando os dois eventos se combinam é o momento em que espero criar algo especial. Na manhã de 23 de Fevereiro, uma bela conjunção surgiu no céu rosado do amanhecer. A Lua Crescente brilhou no oriente, uma vez que se juntou a outros três corpos celestes, Mercúrio, Júpiter e Marte para nos dar uma sensação de profundidade e sentimento com relação aos céus matinais.

Noite passada eu sentei na cama perguntando-me aonde iria para fotografar esta vista maravilhosa… Perguntava-me se o céu estaria nublado, se o céu estaria limpo, se o céu iria fornecer o mesmo cenário dramático que me foi antes apresentado quando fotografei a Smiley Face Conjunction [ conjunção sorriso, Vênus, Júpiter e a Lua, dezembro de 2008 ].

Felizmente, tudo veio acompanhado de uma bela manhã de fotografias e eu fui capaz de captar algumas imagens impressionantes da Lua, Júpiter, Mercúrio e Marte em conjunção.

A imagem acima é a minha favorita da sessão de fotos e foi feita com a Canon 20D e lente Sigma 17-70mm @ 33mm, f/5.6, 2.0s com exposição @ ISO800.

Acordei com o alarme nesta manhã, ainda não estava certo aonde iria para fotografar a conjunção. Fui tomado por um rápido pico de emoção, pois pude ver as estrelas, sem nuvens, essa foi uma mudança bem vinda a partir da última semana. Finalmente decidi ir para Berkeley Vale.

Cheguei ao meu local cerca de 5h10m e já pude ver a Lua Crescente, Mercúrio ao lado dela, e o brilhante Júpiter abaixo formando um trio.

O céu ainda estava muito escuro, sem sinal do brilho do Sol nascente. O céu escuro significou o início da exposição que teve de ser bastante longa. Agora Marte estava visível acima da névoa e eu era capaz de conseguir vê-lo um pouco afastado do agrupamento com as lentes de standard de 75-300 mm.

Depois notei uma mudança de brilho no horizonte e as cores começaram a encher o céu.

A luz foi mudando minuto a minuto e em um ritmo frenético, eu mudava de posição à procura de uma perspectiva diferente, em busca de elementos novos para complementar a cena.

As aves começaram a cantar e os pelicanos e outras aves aquáticas começaram a nadar em torno do lago em frente de mim. O céu ficou tão brilhante que agora só a Lua ainda era visível, os planetas se perderam na tela azul…

Para saber como termina essa história, vá até o site de Mike Salway para ver a coleção de fotos dessa fantástica conjunção.

2628979-2-moon-mercury-mars-and-jupiter-conjunction-Mike-Salway

Visão noturna da conjunção por Mike Salway {2}

Fontes, referências e fotos:

{1} APOD: Moon, Mercury, Jupiter, Mars – Crédito©: Mike Salway

Mike Salway:

Conjunção rara: Vênus, Júpiter e a Lua sorriem para a Terra

εyε

1 comentário

3 menções

  1. εyε

    Obrigado Norberto Kawakami pela citação em 2009 – Ano Internacional da Astronomia | Blógui-Ci!.

    Saudações.

  1. Vênus, Júpiter e Nuvens Noctilucentes por Petr Horálek

    […] Já viu a conjunção de planetas? […]

  2. As ‘Noites Galileanas’ no Ano Internacional de Astronomia 2009 « Eternos Aprendizes

    […] última sexta-feira, 16 de outubro de 2009, três brilhantes planetas e a Lua nova foram flagrados no céu matinal. Na luz da manhã antes do Sol nascer temos aqui Mercúrio, Vênus e Saturno junto com a Lua […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!