Cobras das trevas no espaço sideral

Não, eu não vou falar sobre anacondas malditas vindas das trevas. Na verdade esse post irá tratar de um assunto bem mais interessante: as nebulosas escuras descobertas pelo astrônomo E.E. Barnard, o descobridor da Estrela de Barnard. Acompanhe a tradução do artigo publicado APOD que fala sobre isto.

Snake in the Dark – Crédito ©Stéphane Guisard (Los Cielos de Chile)

Snake in the Dark – Crédito ©Stéphane Guisard (Los Cielos de Chile)

Tradução do artigo “Snake in the Dark” publicado no APOD em 20 de fevereiro de 2009.

Nebulosas escuras serpenteiam ao longo dessa extensão de lindas estrelas, nesta visão telescópica, em direção à pronunciável constelação Ofiúco no centro da Via Láctea, nossa galáxia.

De fato, a torcida forma central vista aqui é conhecida como a Nebulosa da Cobra. Ela também é listada como Barnard 72 (B72), uma das 182 marcas negras no céu catalogados no início do século 20 pelo astrônomo E.E. Barnard. Diferente das brilhantes nebulosas de emissão e dos aglomerados estelares, as nebulosas de Barnard são nuvens negras de gás interestelar e poeira obscura.

Suas formas são visíveis em silhuetas cósmicas porque elas ficam em primeiro plano, ao longo da nossa linha de visão para os ricos campos e brilhantes berçários estelares próximos ao plano de nossa Galáxia.

Muitas das nebulosas escuras de Barnard são locais propícios para futura formação de estrelas. Barnard 72 está a cerca de 650 anos-luz de distância.

Com a estrela azulada 44 Ophiuchi na parte inferior esquerda, o intrigante campo estelar abrange cerca de 2 graus, ou 20 anos-luz à distância estimada da Nebulosa da Cobra.

Se você gosta de astrofotografia e apreciou esta foto visite o site Los Cielos de América de Stéphane Guisard

Fonte

APOD: Snake in the Dark – Crédito©: Stéphane Guisard (Los Cielos de América)

._._.


2 menções

  1. […] Nuvens de poeira negra bloqueiam a luz das estrelas e assim aparecem enegrecidas, como ‘sacos de carvão’ ou ‘cobras das trevas‘ […]

  2. […] Nuvens de poeira negra bloqueiam a luz das estrelas e assim aparecem enegrecidas, como ‘sacos de carvão’ ou ‘cobras das trevas‘ […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!