FAST: China constrói rádio telescópio gigantesco com 500 metros de diâmetro

Concepção artística mostra como será o super-rádio-telescópio FAST. Um grande prato inserido em uma cavidade natural.

Concepção artística mostra como será o super-rádio-telescópio FAST. Um grande prato inserido em uma cavidade natural.

Está iniciada a construção do FAST, um novo e massivo rádio telescópio de 500 m de diâmetro localizado na Província de Guizhou (China), ele permitirá aos astrônomos detectar galáxias e pulsares a uma distância sem precedentes. A instalação de 102 milhões de dólares, conhecida como Five-hundred-meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST) [em português: Radio Telescópio Esférico de Quinhentos metros de Abertura] irá ocupar uma área equivalente ao espaço ocupado por 30 campos de futebol – o equivalente a duas vezes o diâmetro do rádio telescópio no Observatório Arecibo, em Porto Rico, o maior do mundo desde 1964.

A geografia e a localização remota do FAST – situado cerca de 170 km da estrada da capital provincial Guiyang, nas proximidades da aldeia de Dawodang – torna-o sem perturbações para captar comprimento de onda, diz Nan Rendong, cientista-chefe do FAST e pesquisador do Observatório Astronômico Nacional na Academia China de Ciências.

A cerimônia que simbolizou o início da construção do FAST

A cerimônia que simbolizou o início da construção do FAST

Como o Arecibo, o novo telescópio irá se situar em uma depressão natural cárstica que imita o formato da superfície de coleta, simplificando a estrutura de apoio e proteção do telescópio contra as ondas de rádio geradas por humanos.

O Extraordinário Impacto Sobre a Astronomia

“O impacto do FAST sobre a astronomia será extraordinário”, disse Nan à physicsworld.com, acrescentando que embora o telescópio esteja localizado na China, será aberto aos astrônomos de todo o mundo, quando sua construção for finalizada em 2014.

Localização do radiotelescópio FAST na China

Localização do radiotelescópio FAST na China

O potencial do lugar para observações longas e ininterruptas – juntamente com o enorme tamanho do telescópio, dará a ele o dobro da sensibilidade do que o de Arecibo – isso significa que os pesquisadores serão capazes de detectar objetos débeis, como pulsares de período curto, que são extremamente tênues para serem medidos por instrumentos de menor precisão. A equipe também espera descobrir o primeiro pulsar fora da Via Láctea, diz Nan.

Apesar de grande, o FAST foi projetado para ser flexível: um sistema de motores acompanha seus 4.600 painéis que permitirão aos astrônomos mudar sua forma esférica para uma parabolóide, tornando mais fácil mover a posição do foco do telescópio. Isso permitirá que o telescópio aponte para o sul para cobrir uma faixa do céu mais ampla – até 40 graus a partir do seu zênite, em comparação com os 20 graus coberto pelo Arecibo.

“Arecibo aponta para cima, e é trabalhoso move-lo mais de 20 graus”, disse Murray Lewis, chefe do grupo de radioastronomia em Arecibo. “Nesse sentido, eles têm definitivamente uma vantagem”. No entanto, ele observa que, em sua fase inicial, FAST só será sensível a baixa frequência (menos de 3 GHz). Esta gama inclui comumente a observada transição hiperfina de 1,4 GHz em átomos de hidrogênio, o elemento mais abundante do universo e um importante marco para uma variedade de objetos estelares. A banda do Arecibo, em contra partida, vai até 10 GHz, permitindo aos astrônomos recolher dados sobre transições moleculares nesta região do espectro.

Uma segunda fase de construção planeja estender a faixa do FAST a 5 GHz, mas ainda não há data para isso.

Fontes e Referências:

Physicsworld.com: China builds super-sized radio telescope

Universe Today: China Building Huge 500-Meter Radio Telescope por Nancy Atkinson

Sky and Telescope: China Breaks Ground for Giant Radio Dish

εyε

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!