«

»

jan 27

A Nebulosa da Bolha sob a lente de Kent Wood

Kent Wood

A NGC 7635, também conhecida como a Nebulosa da Bolha tem 6 anos-luz de largura e está se expandindo na velocidade de 7 milhões de km/h. A enorme e brilhante estrela que se destaca dentro da nebulosa, à direita, é a causa da expansão da nebulosa. Data da imagem: Outubro,2008, observatório de Starlodge, Ione, Califórnia, EUA, Câmera: STL 11000,Telescópio: Planewave CDK 12,5 HA:R:G:B 200:60:60:60, crédito©: Kent Wood.

Expulsa pelo vento de uma estrela massiva, esta aparição interestelar tem um formato familiar surpreendente.

Essa nebulosa, catalogada como a NGC 7635, é conhecida simplesmente como a Nebulosa da Bolha. Essa imagem telescópica colorida inclui uma longa exposição através do filtro de hidrogênio-alfa para revelar detalhes dessa bolha cósmica e seu ambiente.

Embora tal objeto pareça delicado, essa bolha de 10 anos-luz de diâmetro nos mostra a evidência de violentos processos em atividade. Acima e à direita do centro da bolha está uma quente e poderosa, estrela tipo O, cerca de 100.000 vezes mais luminosa e 45 vezes mais massiva que o Sol. Um formidável vento estelar e uma intensa radiação espalhou uma estrutura de gás luminoso contra material mais denso pertencente a uma  nuvem molecular vizinha.

A intrigante Nebulosa da Bolha está a apenas 11,000 anos-luz da Terra, na direção da constelação de Cassiopéia.

Se você gostou da foto e aprecia astrofotografia, recomendamos fortemente que você entre aqui na galeria de imagens de Kent Wood »

Fonte:

NASA, APOD: A nebulosa da bolha – Crédito©:Kent Wood

NGC 7635 - Close da Nebulosa da Bolha capturado pelo Hubble

NGC 7635 - Close da Nebulosa da Bolha capturado pelo Hubble

1 menção

  1. Kfir Simon revela a bolha cósmica Sharpless 2-308, uma nebulosa criada por uma violenta estrela de Wolf-Rayet » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] energética e massiva estrela que criou uma bolha é uma Wolf-Rayet, que brilha solitária pelo do centro desta […]

Deixe uma resposta