Não Haverá o ‘Fim do Mundo’

Tendo em vista os diversos alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia‘, estamos postando uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos impossíveis. Esse é o quarto artigo que fala sobre o noticiado ‘Fim do Mundo previsto pelos falsos profetas do apocalipse a ocorrer em 21 de dezembro de 2012.

doomsday1

Não haverá o ‘Fim do Mundo’ em 2012!

Aparentemente o mundo terminará em 21 de dezembro de 2012. Sim, você leu certo, de alguma forma ou maneira, a Terra (ou pelo menos uma grande parte dos humanos do planeta) deixarão de existir. Pare já de planejar sua carreira, não se preocupe mais em comprar uma nova casa e assegure-se de que irá passar os últimos anos de sua vida fazendo algo que sempre desejou fazer, mas que nunca teve tempo para se dedicar. Agora, pelo menos, teremos algum tempo, quatro anos, para desfrutamos nossas vidas por nós mesmos antes… do final fatídico.

Mas o que significa esta conversa maluca? Já temos escutado tantas previsões do ‘fim do mundo‘ antes, e continuamos por aqui, por que afinal é tão importante o tal ano de 2012? Temos ouvido que o calendário Maia terminará no final do ano 2012, desatando todo tipo de razões religiosas, científicas, astrológicas e históricas uma vez que este calendário prevê o final da vida como a conhecemos. A Profecia Maia ganhou força e parece estar preocupando a gente em todas as áreas da sociedade. Esqueça Nostradamus, esqueça o problema do bug do milênio, esqueça a crise financeira global, este evento será descomunal e muitos fiéis crêem que isto vai acontecer de verdade. Pode até ser que o Planeta X esteja vindo por aí…

No entanto, para todos estes seguidores da Profecia Maia de 2012, tenho más notícias. Não haverá o fim do mundo em 2012, e aqui estão as razões…

O calendário Maia

Então o que é o calendário Maia? O calendário foi construído por uma civilização avançada denominada Maia em 250-900 d.C. As ruínas e sítios arqueológicos do império Maia se estendem ao longo da maior parte dos estados sulinos do México, chegando até Guatemala, Belize, El Salvador e parte de Honduras, como podemos ver no mapa abaixo.

A civilização Maia dominou grande parte a América Central pré-colombiana

A civilização Maia dominou grande parte a América Central pré-colombiana

A gente que vivia na sociedade Maia exibia habilidades de escrita muito avançadas e tinham uma surpreendente capacidade para construir cidades e planificação urbana. Os Maias são provavelmente mais famosos por suas pirâmides e outros intrincados e enormes edifícios. Os Maias tiveram um enorme impacto na cultura da América Central, não só dentro de sua civilização, mas também com as outras populações indígenas da região. Ainda vive um significativo número de Maias na atualidade, continuando com suas tradições ancestrais.

Os Maias usaram muitos calendários distintos e viam o tempo como um conjunto de ciclos espirituais. Embora os calendários tivessem usos práticos, tais como em atividades sociais, agricultura, comerciais e administrativas, havia um elemento religioso muito forte. Cada dia teria um espírito patronal, o que significava que cada dia tinha um uso específico. Isto contrasta muito com nosso moderno calendário gregoriano o qual fixa principalmente as datas sociais, econômicas e administrativas.

Atmosfera de Vênus, sofrendo erosão pelo vento Solar

Atmosfera de Vênus, sofrendo erosão pelo vento Solar

A maioria dos calendários Maias era de duração curta. O calendário de Tzolk’in durava 260 dias e o de Haab’ aproximadamente o ano solar de 365 dias. Os Maias então combinaram ambos, Tzolk’in com Haab’ para formar o “Calendário Circular”, um ciclo durava 52 Haab’s (aproximadamente 52 anos, isto é, aproximadamente a duração de uma geração). Dentro do Calendário Circular havia uma trezena (ciclos de 13 dias) e uma vintena (ciclos de 20 dias). Obviamente, este sistema seria só de uso quando se levassem em conta os 18.980 dias únicos ao longo de 52 anos. Em adição a estes sistemas, os Maias também tinham o “Ciclo de Vênus“. Sendo os Maias atentos e precisos astrônomos, eles formaram um calendário baseado na localização de Vênus no céu noturno. Também é possível que tenham feito o mesmo com outros planetas do Sistema Solar.

Usar o Calendário Circular é genial se você só quer lembrar a data de seu adversário, os períodos e datas religiosas significativas, mas, e para registrar a história? Não havia forma de registrar datas mais velhas que 52 anos.

O final da Contagem Longa = o final da Terra?

Os Maias tinham uma solução para isso. Usando um método inovador, foram capazes de estender o Calendário Circular de 52 anos. Até esse ponto, o calendário Maia pode até parecer um pouco arcaico – afinal o mesmo era baseado em crenças religiosas, o ciclo menstrual, cálculos matemáticos usando os números 13 e 20 como unidades base e uma forte mistura de mitologia astrológica. A única correlação principal com o calendário moderno é o Haab’ que se sabe que tinha os 365 dias do ano solar (não está claro sua os Maias tinham em conta os anos bissextos). A resposta a um calendário mais longo poderia ser encontrada na “Contagem Longa”, um calendário que durava 5126 anos.

Estou realmente impressionado com este sistema de datação. Para começar, é numericamente previsível e pode marcar com precisão as datas históricas. Todavia, depende de uma unidade base de 20 (os calendários modernos usam a unidade na base 10). Então, como isto funcionava?

O ano base da Contagem Longa Maia começa no “0.0.0.0.0″. Cada zero vai de 0 a 19 e cada um representa uma conta do dias Maias. Assim, por exemplo, o primeiro dia na Contagem Longa se denota como 0.0.0.0.1. no dia 19 teremos 0.0.0.0.19, no dia 20 subimos um nível e teremos 0.0.0.1.0. A contagem continua até o 0.0.1.0.0 (aproximadamente um ano), 0.1.0.0.0 (aproximadamente 20 anos) e 1.0.0.0.0 (unos 400 anos). Por tanto, se tomamos uma data arbitraria de 2.10.12.7.1, isto representa uma data Maia de aproximadamente 1012 anos, 7 meses e 1 dia.

Ruínas Maias em Palenque

Ruínas Maias em Palenque

Tudo isto é muito interessante, mas o que isso tem que ver com o fim do mundo? A Profecia Maia está completamente baseada na suposição de que algo de mal irá suceder quando o calendário da Contagem Longa Maia se acabe. Os expertos estão divididos sobre quando se acaba a Contagem Longa, mas como os Maias usaram números 13 e 20 como sistemas numéricos, o último dia que poderia ter lugar seria o 13.0.0.0.0. Quando ocorrerá isto? Bem, 13.0.0.0.0 representa 5126 anos e a Contagem Longa começa em 0.0.0.0.0, o qual corresponde à data moderna de 11 de agosto de 3114 a.C. Notou o problema? A Contagem Longa Maia finaliza 5126 anos depois, em 21 de dezembro de 2012.

O “Fim do Mundo”?

Quando alguma coisa termina (até algo tão inocente como um calendário antigo), a gente acaba pensando nas possibilidades mais extremas tal como o fim da nossa civilização. Uma breve varrida pela Internet irá mostrar desde as mais populares até as mais estranhas ou bizarras formas nas quais, com bem pouco pensamento lógico, seremos eliminados da face da Terra. Os arqueólogos e mitólogos, por outro lado, crêem que os Maias previram o início de uma era de iluminação quando chegue o 13.0.0.0.0. Na realidade não há muitas provas que indiquem que chegará o dia do fim do mundo. Se algo foi previsto pelos Maias, foi na verdade algum milagre religioso e não um mau agouro.

Os mitos abundam até alimentam roteiros de filmes. Parece que o tema da nova produção Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal está baseado no mito Maia de que 13 caveiras de cristal que podem salvar a humanidade da condenação. Este mito apregoa que se as 13 antigas caveiras não se reúnem no momento adequado, a Terra seria desviada de seu eixo. Isto poderia ser um grande argumento para filmes de ficção com orçamentos milionários, mas também destaca-se o exagero que desperta, iniciando idéias religiosas, científicas e não científicas de que o mundo está condenado.asteroid_earth_impact1

Algumas das ameaças espaciais mais populares sobre a Terra e a humanidade se concentram nos impactos de meteoritos, buracos negros, o Planeta X destruindo a  maior parte de vida, tempestades solares assassinas, explosões de raios gama de galáxias próximas ou supernovas, uma rápida idade do gelo próxima e uma inversão nos pólos magnéticos da Terra. Há muitos rumores contando que estas coisas irão acontecer em 2012 e é surpreendente quantas conseqüências têm gerado na população. Cada uma das “ameaças” acima citadas necessitaria de um artigo específico para mostrar por que não há provas que as apóiem.

Mas o fato permanece, A Profecia do Dia do Juízo Maia está puramente baseada em um calendário o qual acreditamos que não tenha sido projetado para calcular datas mais além de 2012. Os arqueólogos e astrônomos estudiosos sobre os Maias também têm debatido se a Contagem Longa está desenhada para reiniciar-se a 0.0.0.0.0 depois de 13.0.0.0.0, ou se o calendário simplesmente continua até o 20.0.0.0.0 (aproximadamente 8000 d.C) e logo se reinicia. Como Karl Kruszelnicki escreve brilhantemente:

“…quando um calendário chega o final de seu ciclo, simplesmente passa para o ciclo seguinte. Em nossa sociedade ocidental cada ano o 31 de dezembro está seguido, não pelo final do mundo, mas pelo dia 1º de Janeiro. Por que o 13.0.0.0.0 no calendário Maia será seguido por o 0.0.0.0.1? – ou pela boa e antiga data de 22 de dezembro de 2012, poucos dias antes do Natal”. – Extrato de “Grandes Momentos da Ciência” do Dr. Karl.

Perguntas e respostas sobre o mito de Nibiru e o fim do mundo em 2012

Leia também em Committee for Skeptical Inquiry (inglês): The Myth of Nibiru and the End of the World in 2012

David Morrison é cientista do Instituto de Astrobiologia da NASA, onde, entre outras responsabilidades, responde as perguntas recebidas via internet “Pergunte a um astrobiólogo“. Morrinson é membro do Comitê de Investigação Cética (CSI – Committee for Skeptical Inquiry) e autor de numerosos livros e artigos. Morrison é um dos homenageados com a Medalha Carl Sagan da Sociedade Astronômica Americana por suas contribuições à compreensão pública da ciência.

Fontes e referências:

Universe TodayNo Doomsday in 2012 (2012: Não Haverá o ‘Fim do Mundo‘) por Ian O’Neill 

AstroPT:

Eternos Aprendizes:

astroengine.com: 2012

Universe Today:

Astrogeek: 2012

O Mundo Assombrado pelos Demônios [ A Ciência vista como uma vela no escuro ] (Carl Sagan)

._._.

95 comentários

14 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Boa tarde, debatendo com alguns amigos chegamos a um ponto que ficou um tanto que forte para nós… Um amigo falou isso: “Não existe final do mundo, como todos aqui concordamos… O que vai acontecer vai uma mudança nos polos.” sei que é idiota, mas olhando a temperatura (pelo menos na minha região) a temperatura minima diminui 10 graus e a máxima varia (sempre menor que a atual, porém não estabiliza como a minima) a partir do dia 21/12. Vocês possuem alguma informação / opnião sobre isso?

      • ROCA em 20/12/2012 às 18:46
        Autor

      Fabio,
      Leia no link abaixo para saber sobre mudança nos polos:
      http://eternosaprendizes.com/2009/02/03/2012-nao-havera-inversao-dos-polos-magneticos-da-terra/

  2. Oi,
    Você saberia me responder pq tdos estão nessa mesmo opinião? isso gera uma energia não boa.Hoje vi na tv q uma cidade na alemanha esta em panico,q as autoridades estão tentando acalmar a tdos. Como pode uma situação dessas
    Obrigado

      • ROCA em 07/12/2012 às 10:33
        Autor

      Ana Lucia,
      A questão é a desinformação. Além disso a falta de formação em ciências é uma lacuna forte que fomenta estes medos. Os espertalhões se aproveitam do medo dos incautos para ganhar dinheiro. No fundo é simples: medo dá $$$.

  3. Ola,
    Apesar do assunto ser o mesmo,gostaria de saber pq estão falando dos equinocios,o q poderia acontecer.Aprendi no meu tempo de escola em aula de geografia,pq esta sendo tão temido.Poderia me dar uma explicação?
    Sei q deve estar sobrecarregado de tantas perguntas
    Obrigado

      • ROCA em 07/12/2012 às 10:40
        Autor

      Ana Lucia,

      Confesso que não entendi a questão dos “equinócios”. Veja abaixo e me diga onde está o “medo” de um fenômeno que se repete anualmente:

      “Em astronomia, equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste. A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.”

  4. ya !

  5. Gostaria muito de ver a cara de certas pessoas quando o mundo não acabar (de novo) no final do ano.

    Eu desisti de discutir com gente que fielmente acredita nessas coisas, como apocalipse maia, astronautas no passado e etc. Nunca se pode discutir com gente assim (tosca), pois eles são surdos e cegos, ouvem e leem o que querem, do modo que querem.

    Além disso, confiar na Bíblia para qualquer assunto científico é no mínimo bizarro.

    Ótimo texto! 😀

    • José Luiz Rodrigues Leôncio Jr em 12/03/2012 às 03:59
    • Responder

    Prezados, tenho uma grande duvida sobre uma discussão que está ocorrendo na internet final da vida na Terra em 2012. Fotografando o Sol (com camera digital), podemos ver um suposto planeta ao lado desse. Fiz a experiencia com a câmera digital e realmente se vê uma esfera menor aparecendo nas fotos que fiz do Sol. Dizem que é o NIBIRU !. Como sou leigo no assunto, peço para vocês conhecedores da astrofísica que me ajudem a elucidar o ocorrido com as fotos.O que é que está aparecendo nas fotos? Será que sempre existiu isso ? É algum Planeta que sempre existiu ali ?

      • ROCA em 12/03/2012 às 10:10
        Autor

      Nibiru não existe…

      Quanto as supostas esferas ao lado do Sol trata-se de evento absolutamente comom e o time do SDO explica aqui: http://youtu.be/82l46fpd-ic

      Fotografar diretamente o Sol com câmera digital sem os filtros adequados pode provocar ruídos indesejáveis nas imagens. Além disto você pode danificar a própria câmera.

      http://rea-brasil.org/astrofotografia/astrofotografia-facil.pdf

      http://www.dicasdefotografia.com.br/como-fotografar-o-por-do-sol

  6. Lembramos aos nossos leitores que os comentários que desrespeitarem os Termos de Uso do Blog não serão publicados.

    Para saber as regras: http://eternosaprendizes.com/termos-de-uso/

    Façam bom uso do blog, afinal este é um espaço para troca de conhecimento.

    • joão batista em 21/08/2011 às 21:10
    • Responder

    Será que voces estão escondendo algo sobre a o planeta terra ?

  7. alguns dizem que o mundo vai se acabar outros dizem que ñ………

      • ROCA em 14/08/2011 às 15:19
        Autor

      Os que dizem que o mundo vai acabar nada entendem de ciencias…

    • karem layana em 10/07/2011 às 14:27
    • Responder

    pessoal so deus sabe a hora q vai acabar o mundo,assim como ta no novo testamento que vai ser um dia que nos nao vamos nem saber,QUANDO ISSO ACONTECER VAMOS ESTAR FAZENDO NOSSOS DEVERES NORMAIS.QUEM PODE ACABAR O MUNDO E SO DEUS E QUANDO ISSO ACONTECER EU JA FUI ARREBATADA.O FIM DO MUNDO JA TA ACONTECENDO,ANTES OS FILHOS ENTERRAVAM OS PAIS E HJ E O CONTRARIO HJ TEM O.HORROR DA PEDOFILIA O MUNDO TA MAIS QUENTE,MUITOS JOVEM MORRENDO CEDO POR CAUASA DO CRIME E DROGAS,DESLIZAMENTOS DE TERRA THISUNAMES DEVASTANDO CASAS E MATANDO PESSOAS ISSO SIM E SO TEM UMA CHANCE PRA MUDAR ISSO.ACEITEM JESUS CRISTO SO ELE PODE DA A SALVACAO E A VIDA ETERNA NO CEU.BJS GALERA KAREM ALCANTARA

      • ROCA em 10/07/2011 às 16:04
        Autor

      Karem,
      Discordamos frontalmente de você, O mundo não está acabando, muito pelo contrário, estamos passando por uma período extremamente favorável a vida no nosso planeta iniciado há 12,000 anos, período esse que ainda vai perdurar por alguns milhares de anos (em torno de 15.000 anos) até a próxima era glacial.

  8. Depois de ler a respeito, na minha lógica, o calendário Maia deveria ir até 19.19.19.19 e começar tudo de novo em 0.0.0.0, como no nosso calendário que vai até 31/12 e volta glorioso a 01/01. Fim do mundo?? Sinto, mas não acredito. Um dia, talvez, o fim da raça. Mas o mundo, esse sempre irá se recuperar. Abraços… Walter

  9. otimo

  10. NINGUÉM SABE O DIA EM QUE O MUNDO VAI ACABAR, NINGUÉM, SIM! VAI ACABAR, MAIS PODE SER SIM EM 2012, HOJE, AMANHÃ, MÊS QUE VEM, DAQUI A 50 ANOS, NINGUÉM SABE!
    SÓ DEUS SABE O DIA

  11. Hoje foi o dia pior da história humana caras de pau disse que o mundo ia se acabar hoje mês maio dia: 21 de dezembro ano 2011 às 18:00 vai descobriram que era mentira então se escutar uma história dessas tenha certeza.

  12. Cada artigo desse se relaciona a uma questão desde que começou a humanidade e nada aconteceu começou a se apavorar pessoas a partir de 75 depois outra causa em 1999 e nada,outra em 2000 e nada aconteceu, 2006 e sabem né ?, nada aconteceu mesma coisa nesse dia 2011mês Maio,dia 21 de Dezembro às 18:00 várias pessoas pensavam que era o fim da raça humana, o ser humano faz aquilo sabendo que tem certeza do quem vai falar e vários cometeram esses crimes o mundo ninguém sabe quando vai acabar nem a tecnologia mais rara que tenha não consiga quem sabe vivemos num sonho que quando acordamos, e já estamos durmindo.

  13. Cada um de tudo em duração até o humano tem duração a terra como nós está reagindo como se ela nos maltratassem o que nós faríamos hã? cada vida tem seu limite de duração não hà nada que possa viver para sempre só se for mágico, então para que tanto investimento mesmo na estação espacial tudo aquilo feito nada dura a terra não vive com agente e vivi sem agente bem provável que aconteça,estou dizendo que nem a terra vai escapar mais não agora pode ser a qualquer hora só Deus sabe.

    • Raciocina Geeenntee em 29/04/2011 às 15:28
    • Responder

    Gente raciocinaaa! O calendario foi inventado pelo Homem! tudo que é inventado pelo Homem, um dia vai acabar, Vocês acham que esse calendario iria até quando? Faz essa experiência você mesmo começa a contar 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10,………. 100.000.000.001, 100.000.000.002…… continua…… tenta contar até o infinito…. pronto? começa infinito1, infinito2, infinito3….. intendeu??? não?…. Bom esse cara que inventou o calendario começou e fazer, É LÓGICO que haveria um Fim esse calendário, só se o cara for um “mágico” para fazer um calendário infinito… ou seja ele deve ter ficado exausto e contou até 21/12/2012 que da um numero X de dias….. Gente Intendeu? não precisa ser nenhum Cientista para saber disso! relaxa! continua vivendo sua vida, de um jeito ou de outro voce vai morrer mesmo! agora DIZEM que nesta data os planetas irão se juntar, Sul vai virar Norte, terremoto, maremoto….. isso se CHAMA Natureza, isso é natural, assista o Filme “FIM DOS TEMPOS” (se FICARMOS no planeta, o planeta morre mas se FORMOS, o planeta vive!) olhe só o que nós estamos fazendo para ele, acha mesmo que a natureza não tem que tomar uma atitude! isso é uma defeza natural, igual nosso corpo! somos inúteis contra essa força!……Todos somos iguais!

    Teoria de Fabricio da Costa Freiri!

      • em 31/10/2012 às 03:08

      Raciocina geeeente concordo com você reparam que esses caras trocam de data para o fim do mundo cada novo ano antes era em 1950 1975 2000 2003 2006 agora 2012 e também descobri que eles mudavam de data para ganhar dinheiro. Quando descobri isso fiquei tao nervoso que ia explodir tava vontade de matar eles mais não eu queria na verdade e entregar esses palhaços para policia para eles aprenderem a não mentir.

    • INVESTIGADOR em 19/04/2011 às 22:09
    • Responder

    Infelizmente, para os que nao sabem, existem meios de saber do que vai suceder, antes que aconteça. Meios pessoais sem intermediários. O planeta não vai acabar, vai ser renovado e não há humano que resista(estando no planeta) a esta faxina que será feita. Será novamente habitado, depois de uma temporada de repouso e renovação. Os senhores das potencias mundiais sabem disso.Por isso tanto investimento em estações espaciais e tuneis no subsolo.(EUA) Só o povão não sabe. Mas pra que saber, adoram big brother, a balada, o faustão…etc. mas falando de tempo, faltam poucos graus pra o tempo fechar…e cada um tem o direito de esperar como quiser.

    • marco aurelio bello em 03/12/2010 às 11:45
    • Responder

    O que fora construído com muita harmonia / muito método / muita disciplina / pelo GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, ABSOLUTAMENTE, não acabará assim tão depressa. A DESCONSTRUÇÃO da TERRA vem sendo feita desde o momento da sua criação e não competirá a nós, DESMANCHÁ-LA, como andam propalando por AÍ. Mas, … se caminharmos contrariando as leis naturais / poluindo tudo, sim cada poluidor, certamente, responderá pela sua POLUIÇÃO, no grau do seu conhecimento e educação.
    Já diziam os ALOPRADOS :
    ” KABA NÃO MUNDÃO ! … KABA NÃO !”.

      • ROCA em 03/12/2010 às 12:07
        Autor

      Nós jamais conseguiremos ‘acabar com a Terra’ ou ‘acabar com o mundo’, no entanto a recíproca não é verdadeira, ou seja, um dia a Terra pode (em um futuro remoto, é claro) ‘acabar conosco’…

      Leia:
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/10/mapa-da-terra-em-250-milhoes-de-anos-pangea-2/

  14. Isso é biblicamente impossivel,a biblia relata o fim do mundo em uma data que o homem não tera ideia

      • ROCA em 22/07/2010 às 17:16
        Autor

      guinho,

      “biblicamente impossível” ? o que é isso?

      Mas, em que lugar do artigo acima citamos a Bíblia? (em nenhum lugar).

  15. Pessoal, a Terra não irá se acabar. Tanto tempo que ela se deu para se evoluir, crescer (Não em tamanho), desenvolver-se… Vai acabar tudo em 1 Dia?, 1 Hora?, 1 Minuto?, ou Até em 1 Segundo?, Isso é impossível, Nibiru ele tem tantos planetas á atingir. Deve ser a TERRA? EARTH? NOSSO PLANETA?. Quem criou isso, deve está curtindo… ENTÃO (Olha só eu ia escrever palavrões mas me lembrei da regra ‘-‘) Então é isso pessoal… Tomara que este F** Aprenda que não é bom acabar com a felicidade Mundial… F***-**. Muito bem… Parabéns pelo Artigo ROCA. Não desejamos o Fim do Mundo, Nós queremos o Bem ou o Mal da Humanidade. Pelo contrário. They Warned US. Boa Sorte. Até 2014. Brasil SEDE DA COPA!!!!

    • nelson cravo em 04/04/2010 às 06:16
    • Responder

    Para os menos atentos apenas digo que o nosso planeta não findará ainda. Pois ainda tem um tempo de vida util, onde inumeras civilizações cada vez mais diantadas o povoarão. O seu fim apenas acontecerá daqui por mais cinco mil milhões da anos assim como todo o sistema solar. No entanto muitas modificações acontecerão , para bem da evoluçao do mesmo assim como das sucessivas humanidades . Os chamados fins de mundo são os fins de ciclos, que se renovam.

  16. O mundo não vai acabar em 2012 porque eu que vou decidir e eu não quero. Eu vou pedir pro meu pai comprar o mundo e ele não vai acabar. EU DECIDO SE O MUNDO VAI ACABAR. Até quando eu quiser que chova.

  17. LHC (acelerador de particulas) vai retomar a busca pelos segredos do Big Bang na semana que vem dia 30 de Março, acelerando particulas a 7 TeV (tera-eletron volts). Show!!!

    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1541466-5603,00-LHC+VAI+RETOMAR+A+BUSCA+PELOS+SEGREDOS+DO+BIG+BANG+NA+SEMANA+QUE+VEM.html

  18. Que algo vai acontecer, vai. Se vai ser o fim civilização como a conhecemos, ninguem sabe. Só fico encucado com essa energia proveniente do centro de nossa galaxia, parece que vai funcionar como um sincronizador de um grande relógio. Vou fazer de tudo prara estar aqui pra ver, seja lá o que for, que venha!!! Abraços.

    luis_salves@hotmail.com

  19. ha e eu quase me eskeço. para os desinformados o calendário não foi feito no papel. foi feito em pedras. nas paredes das piramides.

  20. vcs não estudam não? em nenhum lugar fala que o mundo vai acabar. as pessoas inventaram essa frase FIM DO MUNDO. o mundo vai apenas evoluir para 1 nova civilização.
    Um dos mais antigos povos da América Central, os Maias destacam-se até hoje por sua organizada estrutura de ciência, história, arte e religião. Das várias profecias feitas por esse povo, há mais de 5 mil anos, a que mais chama a atenção de cientistas e filósofos de todo o mundo é a exatidão e o mistério contidos no calendário maia, que cita o ano 2012 como um ano-chave para mudanças em nosso planeta e o fim de um ciclo. No entanto, as sete profecias que marcam a civilização maia trazem, acima de tudo, esperança e conscientização.
    Os maias acreditavam que a nossa Galáxia segue um ciclo imutável, o que pode e deve ser mudado é a consciência da humanidade rumo à evolução. Eles apontam que sua civilização era a quinta iluminada pelo Sol, ou seja, estavam no quinto grande ciclo solar e, por conseqüência, outras quatro já haviam passado pela Terra e foram destruídas por desastres naturais.
    Os maias previram que o Sol mudará a sua polarização em 22 de dezembro de 2012, após receber um raio sincronizado com origem no centro da Galáxia, um raio que dará origem a explosões solares iniciando a transformação do planeta. Desse modo, uma nova era terá início: o sexto ciclo solar. Os maias relatavam que esse fenômeno acontece a cada 5.125 ANOS (de acordo com estudiosos e pesquisadores, o início deste ciclo solar se deu no ano 3113 a.C.) e que a Terra será afetada pelo Sol devido a uma mudança no seu eixo de rotação.

    As Sete Profecias Maias dizem que a civilização baseada no medo será transformada através das vibrações de harmonia. Mas essa transformação só ocorrerá para quem assim o desejar, será algo pessoal. OS MAIS NÃO FALAM EM FIM DO MUNDO, mas em um processo de transformação em que o espírito ganhará em sua jornada de evolução a esferas mais altas.
    Eu não estou dizendo q isso vai acontecer mais pode. pois isso já se ocorreu 5 vezes com o msm intervalo de dias meses e anos. sem um dia a mais e sem um dia a menos e isso ñ foi calculado somente pelos mais. dezenas de outros povos (que não se conheciam por sinal) ja fizeram esse msm calculo e 2012 e o ano exato de todos eles. o calendário dos maias é o mais conhecido pq ele é mais preciso. e qualquer idiota que sabe contar consegue muito bem ver q entre as 5 civilizações existe a msm quantidade de tempo entre uma e outra.
    e os anos de 2000 e outros q ficaram famosos pq supostamente ia acabar o mundo tava na cara q era falso pq ñ existiu nenhum calendario ou livro sagrado q dissesse isso. foi apenas uma invenção das pessoas. já 2012 existem dezenas deles de diferentes civilizações.
    até mais!!!

      • ROCA em 26/02/2010 às 14:57
        Autor

      Dry,

      Atenção! Os Maias não tinham a menor noção do que é uma Galáxia pois não tinham instrumentos para concluir isto. Assim eles não poderiam prever algo que não sabiam que existia.

      As alegadas “Profecias Maias” são mentiras que a civilização moderna inventou para enganar os incautos. Os descendentes dos Maias que hoje vivem no México desmentem estas previsões…

  21. Wesley e Kevin :
    WESLEY – Não acredito q tem gente achando q pode prever o fim do mundo. Nossa, tenho 12 anos e, a alguns dias atrás, estava louco pensando que realmente o mundo iria acabar em 21/12/12 mais pensei … e pensei … e cheguei a conclusão … só DEUS pode saber quando o mundo irá acabar, e quando o mundo for acabar (espero q seja a bilhões de anos pra frente), quem é bom será salvo, os ruims sim, morrerão afogados ou queimados. Mas só pq escrevem um MISSERO calendário sem o restos dos dias, pensam q é o fim do mundo. POR FAVOR, se é assim, faço um calendáriozinho, escolho um dia, um mês, um ano e saio apavorando as pessoas por aí!! Muito obrigado por quem escreveu esta matéria q o mundo ñ irá acabar em 2012, estou bem mais aliviado depois que li, obrigado!!! Ah, e se alguém ler o meu comentário e não acreditar em Deus, também fica aliviado, pq CONCERTEZA, o mundo não vai acabar em 2012, é só mais uma BOBAGEIRA MUITO IMBECIL E SEM SENTIDO!!!! obrigado …
    KEVIN – Oi gente eu sou o kevin e tenho 13 anos,pelo amor de deus pq acreditar num mísero pedaço de papel q acabou,por acaso quem resolve o destino do mundo é um papel? Gente q BOBAGEM, vai ser o fim do mundo só pq um calendário acabou? Tem coisas muito mais sérias para se preocupar do que um calendário mal acabado, me poupe, se vcs estao preocupados com o fim do mundo, alertem esses idiotas q desmatam e acabam com a camada de ozonio, pensem um pouco e vejam q isso é improvável, eu aconselho a nao perderem dinheiro vendo o filme de 2012, gente nao acreditem nisso, era isso q eu tinha p falar, mto obrigado para quem ler e espero q fikem mais confortáveis.

    Não se preocupem boys. Vocês dois terão muito tempo para se amar até 2012, e, caso vocês dois sobrevivam, poderão se amar e ser felizes para sempre.

  22. isso não irá acontecer porque somos todos filhos de um só Deus que não nos fez a toa.

  23. Já falaram que o mundo ia acaba em 1930, em 1975, em 2000, em 2003,em 2006 e agora em 2012?

    O mundo vai acaba em cerca de 4.5 bilhões de anos quando o Sol inchar e “engolir” os planetas mais proximos, inclusive a Terra.

  24. que vai acontecer algo catastrofico isto vai….

    o homem gosta destas coisas!

    vamos ver ate la…..

  25. Não acredito MESMO, apesar de que a virada do século não aconteceu, onde achavam que o mundo ia se incendiar. 2012 não me mete medo, pura besteira.

  26. Bom, para o calendario maia voltar para o 0.0.0.0.0 precisaria chegar ao 19.19.19.19.19 e não ao 19.0.0.0.0, por que após o 19.0.0.0.0 seria 19.0.0.0.1, 19.0.0.0.2… até o 19.0.0.0.19 e então passaria a ser 19.0.0.1.0, 10.0.0.1.1, 19.0.0.1.2 e assim por diante até o 19.19.19.19.19 que seria sei lá em que ano outra coisa 20.0.0.0.0 não existe pois o calendario vai de 0 a 19 e não 0 a 20 que daria 21 unidades de medição.

    • Wesley e Kevin em 17/01/2010 às 01:00
    • Responder

    WESLEY – Não acredito q tem gente achando q pode prever o fim do mundo. Nossa, tenho 12 anos e, a alguns dias atrás, estava louco pensando que realmente o mundo iria acabar em 21/12/12 mais pensei … e pensei … e cheguei a conclusão … só DEUS pode saber quando o mundo irá acabar, e quando o mundo for acabar (espero q seja a bilhões de anos pra frente), quem é bom será salvo, os ruims sim, morrerão afogados ou queimados. Mas só pq escrevem um MISSERO calendário sem o restos dos dias, pensam q é o fim do mundo. POR FAVOR, se é assim, faço um calendáriozinho, escolho um dia, um mês, um ano e saio apavorando as pessoas por aí!! Muito obrigado por quem escreveu esta matéria q o mundo ñ irá acabar em 2012, estou bem mais aliviado depois que li, obrigado!!! Ah, e se alguém ler o meu comentário e não acreditar em Deus, também fica aliviado, pq CONCERTEZA, o mundo não vai acabar em 2012, é só mais uma BOBAGEIRA MUITO IMBECIL E SEM SENTIDO!!!! obrigado …

    KEVIN – Oi gente eu sou o kevin e tenho 13 anos,pelo amor de deus pq acreditar num mísero pedaço de papel q acabou,por acaso quem resolve o destino do mundo é um papel? Gente q BOBAGEM, vai ser o fim do mundo só pq um calendário acabou? Tem coisas muito mais sérias para se preocupar do que um calendário mal acabado, me poupe, se vcs estao preocupados com o fim do mundo, alertem esses idiotas q desmatam e acabam com a camada de ozonio, pensem um pouco e vejam q isso é improvável, eu aconselho a nao perderem dinheiro vendo o filme de 2012, gente nao acreditem nisso, era isso q eu tinha p falar, mto obrigado para quem ler e espero q fikem mais confortáveis.

  27. É triste ver quanta gente sem mentalidade científica acredita no ”mito de 2012”.

    • Alexandre Gustavo em 11/01/2010 às 11:51
    • Responder

    Uma das reflexões importantes q devemos fazer, é olhar pro nosso calendário gregoriano e perceber que ele é uma grande farsa adaptada.
    Porque o mês de Julho tem 31 dias e Agosto também tem 31 dias?
    Como poríamos rebaixar nosso líder Augustus, perante Julius Ceasar.
    Julius teria 31 dias e Augustus, teria 30 dias? Não não podemos fazer isso!
    Vamos tirar esse dia de fevereiro! Ótimo assim agradamos todos os nossos imperadores!

    Bem, o Calendário Maya não tem uma leitura linear, como o calendário gregoriano, dito moderno. Manter o tempo linear é uma forma de nos aprisionar no tempo, nas 3 dimensões! O Calendário Maya fala de ciclos. E é óbvio q estes dados são mais confiáveis! O tema é q todas informações importantes da nossa história foram escondidas e manipuladas e a interpretação e estudo destes ensinamentos estarão sujeitos a erros e manipulações. Tudo depende da intensão dos estudiosos.

    O medo tem sido a emoção explorada pelos manipuladores do planeta. Por isso o filme 2012. Para amedrontar os seres humanos, já tão bem manipulados!
    Temos 4 fases da lua com 7 dias cada uma, q é igual a 28 dias (ciclo menstrual da mulher), então temos 13 luas de 28 dias num ano e um dia comemorado pelos Mayas como o dia fora do tempo. Temos 20 tipos de irradiação solar a cada dia e outros vários calendários, criados por quem realmente parecia entender coisas profundas, sobre os astros e nossa relação com eles!

    Acreditamos q o importante é percebermos q vivemos uma prisão, onde as grades são a distância e os filtros colocados entre nós e as verdades.

    É óbvio q somos frágeis como seres humanos, vulneráveis às mudanças no clima e na crosta terrestre, tsunamis e tudo mais. Não importa se teremos tragédias ou não.

    Importa é q essas informações nos devem mover para uma atitude de transformação.

    Se o planeta se transformasse e para os seres humanos fosse catastrófico, quais seriam os valores realmente importantes?

    Eu não ousaria dizer q não haverá um grande colapso, pois não posso prever o futuro! Mas diria q o q pensamos e sentimos, cria a nossa realidade.

    Se alimentarmos o medo o futuro será catastrófico,
    mas se alimentarmos o Amor o Futuro será maravilhoso!
    Qual iremos escolher?

  28. Isso NUNCA vai acontecer, pq eu vi na wikipedia q um cara la da nasa falou assim q ele recebeu 1000 perguntas sobre o FDM, e tinha uns coments q adolescentes pensam em suicido para nao ver o FDM (igual o do ano 2000, td mundo se matou no ultimo segundo de 1999)e ele disse, q assustar “crianças”(q ele nos chamou) é politicamente ERRADO!

    isso é uma MENTIRA, quando der 2013, vou gritar pra td mundo, 2012 É MEEENTIRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

    ah e Roca, seu blog é interessante

  29. eu acredito que o mundo va acabar mas nao sei o porque andarem a assustar as passoas com isso eu sim sou muito curiosa gostaria de saber como o mundo ira acabar mas como é que sabem que vai acabar em 2012… e porque nao da qui a 5 ou 7 anos?=??????
    gostaria de saber a verdade se o mundo nao acabar em 2012 isto é mais uma mentira

      • ROCA em 28/12/2009 às 21:40
        Autor

      Telma, Você quer mesmo saber quando o mundo (Terra) vai acabar? Então leia aqui e tire suas conclusões. Mas não se preocupe, você não estará mais aqui para ver.
      http://eternosaprendizes.com/2008/09/28/qual-sera-destino-final-da-terra-e-do-sol/

    • Carlos Oliveira em 08/12/2009 às 14:34
    • Responder

    Não haverá qualquer fim-do-mundo.
    Essa é uma estupidez sem sentido.

    Leiam toda a verdade:
    http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

  30. achu que o mundo nao vai acabar ,a gente fica pensando em que o mundo ira acabar em 21 de dezembro de 2012 ne ,mais no dia 20 de dezembro de 2012 vai te gente quase morrendo de medo ,sobre se o mundo ira acabar ou nao ,achu que isso é mito e alias gente isso é um filme que se chama 2012 e que ele quiseram fala que o fim do mundo sera em 2012 nao que isso ira de fato acontecer ,o mundo nao ira se acabar pq deus é nao ira deixar o mundo acabar nessa coisa horrivel como mostra o filme pessoas morrendo,a agua invadindo cidades,fogos.achu que ate 2012 ira inventar um filme sobre o fim do mundo em 2030 eles tao fazendo isso para ganhar dinheiro ,pq eu tenhu certeza que esse filme deu dinheiro pra caramba eu assisti nao gostei do filme so tem disgraça no filme nada de bom acho que inves de faze filme de fim de mundo
    pq nao faz um filme sobre a preservaçao do mundo ,sobre 2012 a preservaçao do planeta terra ,eu acho que ninguem deve se preocupar quem sabe do fim do mundo é deus e nao pessoas que se fingem saber nao acreditem em mitos e sim em verdade em que o mundo nunca ira se acabar ,ser humano tem defeitos e muitos mais tambem tem as suas qualidades ,vamos preservar e nao acabar ,pq ai a gente mostra que em 2012 em vem do fim do mundo ,é o começo de um novo mundo sem doenças ,drogas,morte,e muito mais
    gente eu tenhu 13 anos so nova mais intendo disso o mundo nao vai se acabar ,bjs quem gosto espere que pense no que eu escrevi ,bjs a todos que lerem e se nao gostarem do que eu disse intendo.

    • Moysés Dias em 27/11/2009 às 00:20
    • Responder

    Bem, se vocês são eternos aprendizes, não deveriam questionar uma questão que foi colocada há muito tempo e dizer que ela é falsa ou não. Aprendi que não podemos cometer o pecado do anacronismo, o modo que o autor coloca, faz parecer que o povo Maia era na verdade baseado em religião e cálculos matemáticos, bem, eles eram mais desenvolvidos que a Europa daquela época, então se liguem nisso. Se vai acontecer algo, vocês não sabem, ninguém sabe, mas pode acontecer, por que não? Não venham com conceitos dizendo que saberemos o que vai acontecer, porque não sabem. Sabiam que iria acontecer o Tsunami? Creio que não, então apenas digam que é improvável que o fim do mundo em 2012 termine, não que É IMPOSSÍVEL o mundo terminar, atacaram demais um povo que viveu há muito tempo. Decepcionado com vocês, Moysés Dias.

      • ROCA em 27/11/2009 às 09:04
        Autor

      Os Maias MAIS avançados que a Europa? É isso mesmo? Então como é que foram subjugados pelos astecas e depois pelos espanhóis?

      “Os territórios maias foram absorvidos durante o processo de expansão do império asteca por volta do século XV. Por fim, no ano de 1519, Hernán Cortez inicia a conquista do território asteca, incluindo as regiões anteriormente pertencentes aos maias. Algumas cidades ofereceram uma grande e feroz resistência; a última cidade estado não foi subjugada pelos espanhóis senão em 1697.”

      Explique-nos? Ponha aqui as razões verdadeiras (obviamente, baseadas em fatos históricos)? Uma opinião não quer dizer absolutamente nada. PROVE então o que você está afirmando. Coloque os links e referências com os estudos que atestam isso. Estamos aguardando. Gostamos muito de aprender e divulgar o que aprendemos. É o nosso lema.
      .
      Além disso, não estamos questionando o legado cultural dos Maias, de forma alguma, em nenhum momento. O que questionamos são as interpretações levianas que os falsos apocalípticos fazem para ganhar dinheiro à custa do medo daqueles que acreditam em previsões caóticas. Se você entendeu isso como um ‘ataque aos Maias‘ então é porque não leu o texto com atenção ou não soubre interpretá-lo corretamente.

      Nós questionamos aqueles que trazem a desinformação, o obscurantismo, a pseudociência. Somos contra os que divulgam mentiras, inverdades que não se baseiam em fatos reais, científicos e/ou evidências históricas comprovadas.

  31. O mundo não vai acabar eu acho que é uma lenda por que:
    o maior mistério é do sistema solar. antigamente os catolicos falavam que a terra era o centro do universo.E tinha um cientista chamado Galileu que confirmou que a terra não era o centro do universo.
    Não é motivo para pânico

  32. HM dificil saber quando o planeta vai acabar,
    Por que ja passou milhoes e milhoes de anos e nunca aconteceu nd uma coisa q nunca vai acontecer e de o planeta acabar existe a possibilidade da extinçao da especie humana mais o planeta ser destruido impossivel

  33. Semana passada perguntei para minha professora sobre esse assunto ela confirmou que é o fim do “Ciclo do Calenda´rio Maia” Eu li sobre issso em 2006,e dali ate hoje fiquei com muito medo pois so timha 9 anos,depois assisti o Super Pop da redetv e vi que aquela historia da Nossa senhora de fatima que a ultima revelaçao para os tres crianças,Era que o Fim do mundo seria em Fevereiro-06,ai eu me abalei e fiquei a noite toda acordada pensando sobre.Nesse ano,2009,nao lembro o mes de no Fantastico da Rede Globo,no detetive virtual e tambem disse:o fim do “Ciclo do Calenda´rio Maia” e tambem que o Mundo ia acabar em 5 milhoes de anos Junto com o Fim Solar,e a volta da Era do gelo,assim,dando origem a uma nova era da humanidade.

    Anos (e mitos do que seriao o FDM:
    2000,o mais conhecido
    2003,
    2008,
    2012 o mais temido,
    2030 nao sabemos ainda

    Para essas catastrofes nao acontecerem devemos fazer a nossa parte:
    Isso é um cliche,mas temos que repetir sempre:
    RESPEITE AS FLORESTAS,MARES,ANIMAIS,AR E ETC

      • ROCA em 12/11/2009 às 10:52
        Autor

      Monalisa,
      Fale para sua professora que ela está completamente desinformada e que ela deveria estudar mais ciências. É deprimente saber que uma professora não tem noção do que está falando para seus alunos. Mostre para ela esse artigo. Questione. Leia os demais artigos sobre 2012 aqui e também mostre para sua professora:
      http://eternosaprendizes.com/category/2012/

  34. Isto tudo é só para ganhar dinheiro.
    Ninguém prevê a naturaza.
    Quem vai acabar com o mundo somos nós.

  35. Gosto da Terra. Seria muito chato ter que sair dela.

  36. entao queria saber oq vai acontecer em 2012

      • Monalisa em 12/11/2009 às 10:05

      Pelos q eles dizem o fim do mundo,mas acho q nao vai ser Deus é grande

  37. Ola, não haverá nada com o nosso planeta né ? pois eu estou perguntando isso porque não entendi todo o texto

      • ROCA em 29/10/2009 às 19:34
        Autor

      Rita,
      Não haverá absolutamente nada no nosso planeta por muuiiiito tempo. Pode dormir tranqüila.

    • Paulo Sérgio em 20/10/2009 às 19:33
    • Responder

    Eu procurei e achei o link em que falam que vão guardar os alimentos é uma fortaleza a prova de tudo
    http://www.youtube.com/watch?v=7DNo7XjnnRs
    quem se interessar de uma olhada. Tudo bem que a intenção é boa, mais está parecendo muita coincidencia nas proximidades de 2012.

      • ROCA em 22/10/2009 às 12:28
        Autor

      Paulo Sérgio,
      A idéia é genial, já deviam ter implementado este programa há mais tempo.
      Mas isso não tem nada a ver com 2012 ou quaisquer outras previsões apocalípticas.

  38. ninguém parou para pensar que o ano 1 da era moderna corresponde ao nascimento de Jesus, no entanto, segundo os historiadores Jesus nasceu no ano 5 ou 6> Portanto estariamos nós agora, se a data fosse exatamente correspondente ao ano do nascimento de Cristo, em 2003 ou 2004! Calendários são convenções humanas.

      • ROCA em 20/10/2009 às 17:30
        Autor

      É essa a idéia que queremos passar. Calendários são criações humanas. As diferentes culturas criaram seus calendários próprios. Usar isso para fazer previsões de ‘fim-de-mundo’ é totalmente duvidoso…

    • Paulo Sérgio em 19/10/2009 às 09:13
    • Responder

    Nessa história toda de 2012, o que mais esta me deixando com um certo receio, é o empenho que
    os países ricos estão fazendo para terminar a iss estação espacial internacional, e porque um país que nao me recordo agora armazenou quantidades imensas de grãos em uma montanha congelada, inclusive o Brasil doou muitos desses grao disseram que é para preservar a espécie caso houvesse uma catastrofe, será que a alta cupula não sabe?

  39. esse povo é tão pessimista D:’

    • Thiago Fernandes em 30/09/2009 às 11:15
    • Responder

    Ola pessoal . tenho estudando bastante sobre todos os tipos de calendarios , de outras civilizações . porem encontramos varias falhas . aonde o Fim do mundo e decretado , se fomos analisar dia a dia . o mundo infelizmente ja acabou . e hoje so esta sendo feito a limpeza . Pai matando filho , Filho matando Pai , o desrepeito , a traição , o odio . as pragas enfim muitas coisas no qual fechamos os olhos para a verdade . De acordo com as escritas do calendario maia . nao esta claro o fim do mundo , mais sim uma mudança brusca no eixo da Terra . como um deslocamento . ou ate mesmo uma catastrofe , mais não o fim de uma civilização . infelizmente para muitos estudiosos , somos como uma praga no planeta terra . e o planeta com suas defesas . assim como o corpo humano , quando luta contra um doença . e isso que a terra esta fazendo . se Defendendo . porque cada dia que passa , machucamos mais ela . Isso devemos colocar a culpa na ganancia do ser Humano . Ainda tenho fé que um dia . isso possa mudar . mais essa fé não pode vir so de mim . e sim de TODOS .

  40. Eu acredito que o mundo vai sim acabar. Entretanto não acredito que seja de uma forma mágica como estão falando, eu acho que será devido o que o próprio homem faz.
    Fazer com que as pessoas tenham medo rende muito dinheiro, e se as pessoas acreditarem que o mundo vai acabar mesmo em 2012 não terão mais a necessidade de preservar nada, assim não será necessário deixar de fazer coisas que dão lucro a alguns.

  41. Até onde eu sei, em Apocalipse nunca diz que o juizo final acontecerá em 2012.

      • ROCA em 11/07/2009 às 09:21
        Autor

      Israel,

      Concordamos plenamente.

      A expressão “Juízo Final”, é uma possível tradução do termo do inglês “doomsday” e nada mais que isso!

      Por favor, entenda que esse artigo não trata de religião ou de fé religiosa, ok?

      Não estamos falando aqui, em nenhuma hipótese, do livro do Apocalipse da Bíblia. A Bíblia em nenhum momento é sequer citada ou referenciada tanto diretamente quanto indiretamente.

      Estamos falando aqui dos “profetas do apocalipse” como uma metáfora. São esses charlatães que alimentam o medo a população inocente e vendem a ‘desgraça’ aos incautos que acreditam. A Internet está repleta de sites fajutos que pregam o terror sobre os cenários de ‘fim do mundo’ associados ao ano de 2012.

      De qualquer forma, tendo em vista prover aqui a desambiguação eu retirei o termo ‘juízo final’ do artigo, substituindo por ‘fim do mundo’, para eliminar possíveis dúvidas.

      Grato,
      ROCA

  42. Nao acredito em nada disso… nem q o mundo vai acabar, e nem q nao vai acabar… tanto faz… apenas espero pra ver…

  43. Que tal essa… previsão de tempestade solar e cita os anos de 2011 e 2012 como possíveis candidatos… “concidência”? I don’t believe…

    Well… Cornell University, Cornell’s GPS Laboratory, Observatório de Arecibo, FAA,

    http://www.livescience.com/environment/060927_solarflare_gps.html

    PRA Quem não tem saco de ler em inglês…

    Link abaixo…
    http://www.sobrenatural.org/noticia/detalhar/6188/tempestade_espacial_sera_catastrofica_para_a_terra_ate_2012/

    Apesar a tradução vir do Sobrenatual.org a origem é do LiveScience…

    Enjoy yourselves…

  44. É complicado… mas, as mudanças climáticas tem se mostrado absurdas… o planeta apresenta sintomas de desajuste total… em parte por culpa dos seres humanos… se achando no topo da cadeia intelectual do universo…
    Todo sistema solar encontra-se sobre efeito do sol… os planetas e satélites estão aquecendo… lembro uma descoberta de uma equipe de astronômos de uma entidade relacionada com a NASA, onde… o nosso amigo ex-planeta Plutão apresentava “fumaça” que foi observada em determinadas situações… onde estavam estudando outras coisas… “acidentalmente” perceberam que o planeta estava descongelando… o ano era no inicio do século XXI…
    Em sites científicos encontrei artigos que focam o aquecimento do sistema solar… claro q isto vem sendo observado, mas observemos o degelo de Marte com apresentação de água… pois é… não só na Terra como lá fora o termomêtro segue febril…
    Quanto ao calendário Maia… admito q estou curioso… mas, é real o pressentimento que todo o nosso planeta ainda não teve a lição… estúpidez humana a todo vapor… sociedade inexistente diante de valores morais… por ai vai… se “está tudo legal”? Dúvido…
    Pesquiso área científica… faz tempo… mas, tb não podemos negar aquela percepção das coisas ao redor… tipo… aquele mal estar típico de que algo não vai bem…
    vOLTANDO EM BREVE… CâMbio

  45. Honestamente, não sei em quê ou em quem acreditar. Prefiro acreditar que mudanças ocorrerão para melhor, a cada dia que passa. Sim, há mta coisa ruim no mundo, mas há tb mta coisa boa acontecendo!

  46. O autor diz que:

    “O calendário Maia pode até parecer um pouco arcaico – afinal o mesmo era baseado em crenças religiosas, o ciclo menstrual, cálculos matemáticos usando os números 13 e 20 como unidades base e uma forte mistura de mitologia astrológica.”

    Não tem nada de crença religiosa ou mitologia, é puramente observação óbvia de que 1 ano é composto por 13 ciclos lunares, de 28 dias cada, totalizando 364 dias… Muito mais preciso (e simples!) do que a boçalidade do calendário gregoriano com seus 12 meses de 31,28,31,30.. dias e por ai vai…

  47. Olá Irina e Roca, eu acho que independente de profecias, estamos vivendo epocas de grandes transformações, tanto naturais como socioeconomicas como disse nosso colega lá em cima. Gosto da civilização Maia, não foram perfeitos mas tem lá seus créditos. Acredito que a data de 2012 para eles não é referência ao fim do mundo, mas sim a um período de renovação, o fim de um ciclo e um começo de outro, tanto da humanidade como do planeta em si. A Terra ja passou por isso antes, pq ela não poderia passar de novo? Acho que faz parte da evolução natural das coisas. As catástrofes estão ai, não lembro de ver tanta chuva como vimos no sul do país, como também um período tão violento de tornados e furacões nos EUA, sem falar nos tsunamis lá pela asia. Acho que o dia 21/12/2012 não vai ser “o dia D”, acho q o processo vem acontecendo já a algum tempo, só nos resta esperar para ver. Agora, a certeza q tenho é que se realmente todas essas profecias forem verdade e a ciência ja comprovou todas essas coisas que estão por vir(incluo ai a comprovaçao ou ate o contato com os extraterrestres), acredito que essas pessoas não deixariam que a população mundial soubessem para não causar algum tipo de caos em massa, mas isso é só o que eu acho. Abraço a todos

  48. Irina,

    Você está confundindo os assuntos pois não pesquisou corretamente.

    O Sol (não é a Terra), a cada 11 anos, inverte naturalmente sua polaridade… isso é um fato conhecido.

    A astrônoma brasileira que trabalha na NASA, Duilia de Mello escreveu em dezembro de 2007 no artigo “12 anos monitorando o Sol”: “Os 11 anos do ciclo de atividades está na verdade ligado aos 22 anos do ciclo magnético. A cada 11 anos ocorre inversão da polaridade magnética do Sol. Para saber mais detalhes sobre sobre o SOHO clique aqui. ”

    Outra fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física – O número de manchas solares, índice da atividade do sol

    “Ele serve como uma medida da atividade magnética geral do Sol. … Como a cada 11 anos a polaridade magnética solar se inverte, manchas líderes em …”

    A Terra, por outro lado, tem sua polaridade invertida caoticamente, mas isso não ocorre de uma hora para outra, a gradação para permitir a mudança é lenta e gradual. A última vez que isso ocorreu foi há 780.000 anos, uma situação vivida pelo nossos ancestrais, homo-sapiens, sem maiores problemas.

    As razões foram explicadas em 2012: Não haverá inversão dos pólos magnéticos da Terra

    A inversão regular (a cada 11) da polaridade do Sol não tem qualquer influência na polaridade da magnetosfera terrestre.

    Antes de ficar julgando-nos sem nos conhecer porque não dá uma lida geral nos temas abordados aqui?

    Nosso artigos são baseados e pesquisados em sites altamente confiáveis e revistas científicas de reputação inquestionável.

    Diversos deles estão exibidos na coluna da direita, nesta página, para os leitores terem acesso direto as fontes e mostrar a quem interessar a nossa transparência:

    Scientific American http://www.sciam.com/
    Universe Today http://www.universetoday.com/
    Astronomy.com http://www.astronomy.com/
    Discover Magazine http://discovermagazine.com/
    COSMOS Magazine http://www.cosmosmagazine.com/
    Astroengine http://www.astroengine.com/
    New Scientist http://space.newscientist.com/channel/astronomy/cosmology
    Space.com http://www.space.com/
    The Register http://www.theregister.co.uk/science/space/
    National Geographic http://news.nationalgeographic.com/
    Science Daily http://www.sciencedaily.com/news/space_time/
    Astronomy Picture of the Day (NASA) http://apod.nasa.gov/apod/astropix.html

    Além das revistas científicas que aparecem como referências como a Science, Nature e sites que arquivam as publicações científicas como o ArXiv.com, entre outros.

    Os sites da Science.NASA, ESA e outras agências espaciais também são amplamente referenciados…

  49. http://science.nasa.gov/headlines/y2007/14dec_excitement.htm?list951772

    Neste link da Nasa fala sobre isso. E se quiser passo-lhe sos links do canal Historia.

  50. Roca, infelizmente ha artigos que nao confio, confio mais no site da nasa, no canal Historia e Odisseia. Obrigada pelos links mas deves-me tar a perceber mal, a inversao dos polos n é algo que acontece do dia po outro, 2009 é o ano em que comeca e acho que é obvio de mais as alterações climáticas que estão a suceder, podes procurar no site da nasa que eles tem lá sobre a inversão dos polos, atingirá “coincidentemente” o seu pico em 2012.

    E aprendiz que é aprendiz não tem direito de afirmar coisas à toa, ha que ter sabedoria.

    Mais nada terei a dizer.

    Saudações cordiais *

  51. E já agora, não só o Sol e a Lua que nos influência, é td o que há na Natureza, Cada estrela, cada lagoa, cada grão de areia, cada pedra, cada planeta, o ar que respiras, as cores, tudo à tua volta te influência, acho que é demasiado obvio isso.

  52. Caro amigo, agradeço o texto que publica mas de todo o aprecio, não gostei do texto e explico porquê:

    Quando falamos em calendário Maia, falamos de um calendário com previsões da influência do astro principal (Sol) sobre a terra, não é um calendário que diz “segunda-feira, terça-feira” é um Calendário Maia, e sim acaba em 2012, mas talvez não o faça questionar um pouco sobre o facto de serem um povo ancião extinguido existente em A.C (antes de cristo)? se quer vulgarizar as coisas, entao eu lhe pergunto porque prolongaram o seu calendário para esta época de modernidade? É de salientar (e continuando com o assunto de à bocado) que o calendário Maia não diz que é segunda ou sexta-feira, ele dá-nos informações sobre previsões dos vários astros sobre a Terra, principalmente do Sol.

    E voltando para 2012, acho que deveria pesquisar profundamente antes de afirmar algo ceptico, pq cepticismo é um caminho “aberto” para a ignorância, e tal como diz Daniel Oliveira “só sei que nada sei”, e continuando a falar sobre 2012, tente-me justificar como vários profectas (temos o exemplo de Sybila, mother shipton, merlin, entre outros) os sumérios, uma tribo indígena do Brasil e o homem que criou o I ching tb fez previsões para grandes catástrofes naturais, diga-me como é que a sua mente se tenta justificar disso.

    Se quiser falar em ciência, muitos economistas usam o web boot para prever o resultado das bolsas e da economia, costumam consulta-lo por anos, mas à pouco tempo comecaram a observar melhor esse computador e digitalizaram 2012, resultados: guerra, catástrofes naturais, tornados, cheias, sismos, mas continuando, A CIÊNCIA SABE E JÁ O TRANSMITIU PELA TV (podes ir ao youtube e procura algures, deu no canal História e na Odisseia) que SIM, 2012 será um ano catastrófico, sabes porque???? por causa da mudança dos polos, haverá uma inversão deles, a Terra ficará alinhada no centro da galáxia, a CIÊNCIA diz que apartir de 2009 haverão mudanças climáticas (e toda a gente já deve ter reparado bem nelas) e que este alinhamento durará até 2016, mas que atingirá o seu auge em 2012.

    A TERRA SOFREU AO LONGO DOS ANOS VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS (dinossauros, mamutes, etc), NÃO SOMOS DEUSES MEU CARO, E CEPTICISMO RESULTANTE DO MEDO PARA MIM É CLIMAX DA IGNORÂNCIA, e se não tem medo, entao não publique artigos dos quais não pesquisou o suficiente.

  53. Não sou nem cético nem crédulo a respeito desse assunto, o que posso dizer é que respeito a data de 21/12/2012 pois foi a civilização maia que a mencionou, civilização na qual admiro muito pelas suas precisões astrologicas. No que acredito? Acredito que o mundo esta passando por transformações tremendamente impactantes tanto naturais como socioeconomias, trans formações essas que a terra ja passou em ciclos anteriores e esta passando novamente, tudo isso com a finalidade de se melhorar e aperfeiçoar, transformações necessárias para que o planeta se torne um lugar melhor para todos

    • Daniel Oliveira em 02/02/2009 às 13:11
    • Responder

    Também se fala muito de explosões solares que podem alterar o campo magnético da Terra, alterando assim os pólos.

    São várias as coisas que se encontram pela internet acerca de 2012, como o tal alinhamento da Terra com o centro da Via Láctea, onde existe um buraco negro.

    Dizes que só a Lua e o Sol influenciam a Terra em termos gravitacionais, mas devido às peculiares caracteristicas de um buraco negro não terá ele também alguma influência sobre a Terra?
    Lamento que no dia em que todas as dúvidas que temos sobre este tipo de assuntos forem resolvidas não estaremos cá para as saber. Pois só sei que nada sei, e o nosso conhecimento sobre o universo é muito pouco, apesar de acreditar que já se sabe mais sobre o universo do que o que nos querem mostrar.

    gostei do texto, cumprimentos

    Daniel Oliveira

      • victor em 16/11/2009 às 23:54

      Ja passou pela cabeça de vcs q talvez pelo fato da civilização Maia não ter predominado por estes séculos atuais não é a explicação do porque não fizeram outro calendário?

  54. “Não há nada mais rentável que o medo.”

    Ainda estou com essa frase na cabeça.

  55. quanto mais aprendemos, mais temos a noção que pouco nós sabemos

  56. Rodrigo,

    Um suposto “alinhamento galáctico” ocorre anualmente, e não tem a menor influência na Terra, da mesma forma que o alinhamento de planetas do Sistema Solar também não nos afeta de forma alguma (a influência é desprezível). Veja a entrevista com o Dr. Neil deGrasse Tyson e os diagramas com a posição do Sol em relação ao centro da galáxias, que fica em Sagittarius A (constelação de Sagitário) nos dias 21/12/2009, 21/12/2010, 21/12/2011 e 21/12/2012, aqui:

    Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o que (NÃO) vai acontecer em 2012

    Em termos gravitacionais somente 2 corpos realmente influenciam diretamente a Terra (causam o efeito das marés): a Lua e o Sol.

    A força de atração, dada pela famosa fórmula F = GMm/d², da Terra X Sol é ~185 vezes maior que a força de atração Terra X Lua, o que é natural pois o Sol é 27 milhões de vezes mais massivo que a Lua e sua distância é ‘apenas’ quase 400 vezes maior.

    Em sua aproximação máxima com a Terra, a influência de Júpiter será 50,4 vezes MENOR que a força Terra X Lua, ou seja, desprezível… (menos de 2%)

    Para Vênus e Marte as influências são menores ainda, nas suas aproximações máximas:

    Vênus X Terra ~149 vezes MENOR que Lua X Terra (menos de 0,7%)
    Marte X Terra ~2.308 vezes MENOR que Lua X Terra (menos de 0,05%)

    Para os demais planetas a influência será ainda bem menor.

    Phil Plait (Bad Astronomy) fez esses cálculos mostrando a influência gravitacional e também o efeito nas marés e mostrou os resultados aqui.

    Cataclismos do passado?

    Catástrofes astronômicas podem ocorrer, mas a frequência é rara. Tivemos uma dessas tragédias há 12.900 anos atrás, que causou uma grande extinção de 35 raças de mamíferos e a eliminação do povo de Clóvis, leia aqui:

    Extinção em massa há 12.900 anos: a Terra foi atingida por um cometa?

    Outro exemplo foi a explosão de Tunguska (em escala bem menor, é claro), ocorrida em 1908. 9 eventos similares ocorreram nos últimos 100 anos, porém com impacto bem menor que o de Tunguska.

    Isso acontecerá em breve? NÃO há previsão.
    Veja meu comentário #6 “Resposta a Lord Solrac” aqui: 2012: o Planeta X não é Nibiru

    o/

  57. Ok,agora porque nessa data poderá ocorrer o alinhamento galático desse planeta o Sol e centro do caminho do leite?

    Isso já aconteceu no passado? e o mamutes congelados instantaneamente com vegetais conservados no seu sistema digestivo que não florescem no atual clima siberiano.

    Sei… [trecho retirado-fora da políticas do site] agora só piorar né ,ta certo.

  1. […] já se investigou em artigo anterior, “2012: Não Haverá o ‘fim do mundo’“, tem-se dado grande importância para o suposto evento chamado “o final do calendário […]

  2. […] assunto “2012” invadiu a paisagem cultural como uma praga artificial: o fim do mundo estaria a acontecer […]

  3. […] dos muitos cenários do apocalipse que apresentamos aqui sobre o final do mundo baseado nas profecias Maias para o ano 2012, na realidade este cenário tem alguma base científica. Além disso, pode eventualmente até […]

  4. […] as Profecias Maias como desculpa para criar novas e explosivas formas nas que nosso planeta poderá ser destruído em […]

  5. […] me refiro a todo o planeta Terra. Dar apoio a cenários apocalípticos em 2012 baseando-se no antigo calendário Maia parece estar tomando velocidade entre autores, sites web, documentários e (pessoalmente meu […]

  6. […] alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia‘, vamos postar uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos […]

  7. […] o calendário que nós temos na parede de nossas cozinhas e que não cessa no dia 31 de dezembro, o calendário Maia também não termina em 21 de dezembro de 2012. A data coincide simplesmente com o fim do período […]

  8. […] o calendário que nós temos na parede de nossas cozinhas e que não cessa no dia 31 de dezembro, o calendário Maia também não termina em 21 de dezembro de 2012. A data coincide simplesmente com o fim do período […]

  9. […] o calendário que nós temos na parede de nossas cozinhas e que não cessa no dia 31 de dezembro, o calendário Maia também não termina em 21 de dezembro de 2012. A data coincide simplesmente com o fim do período […]

  10. […] assunto “2012” está começando a invadir a paisagem cultural como uma praga artificial: o fim do mundo estaria a apenas três anos de […]

  11. […] alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia‘, estamos postando uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos […]

  12. […] as Profecias Maias como desculpa para criar novas e explosivas formas nas que nosso planeta poderá ser destruído em […]

  13. […] me refiro a todo o planeta Terra. Dar apoio a cenários apocalípticos em 2012 baseando-se no antigo calendário Maia parece estar tomando velocidade entre autores, sites web, documentários e (pessoalmente meu […]

  14. […] dos muitos cenários do apocalipse que apresentamos aqui sobre o final do mundo baseado nas profecias Maias para o ano 2012, este cenário na realidade tem alguma base científica. Além disso, pode eventualmente até […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!