«

»

jan 23

Metano na atmosfera marciana

Metano-em-Marte-NASA

A figura acima é uma imagem de Marte com um mapa da recente detecção de metano. A parte em vermelho mostra uma maior concentração de metano.

Recentemente, dados de espectroscopia confirmaram a existência do gás metano na atmosfera marciana. Sua fonte ainda é um mistério e isso tem gerado uma possibilidade fantástica: vida extraterrestre! Mas espere um pouco, tenho que deixar algo bem claro, os marcianos não são homenzinhos verdes (ou cinzas) cheios de más intenções para conosco.

Se esta possibilidade vir a se confirmar os nossos vizinhos serão inofensivos micróbios escondidos no subsolo de Marte, onde ainda há calor suficiente para a água (um dos elementos fundamentais que possibilitou o surgimento de vida no nosso planeta) em estado líquido existir.

Michael Mumma, um dos principais pesquisadores do Goddard Space Flight Center (Centro de Vôo Espacial Goddard) e um dos envolvidos diretamente na pesquisa que confirmou a existência de metano na atmosfera marciana, declarou que esta dúvida sobre a origem do metano marciano aumenta as perspectivas de encontrar vida em Marte.

O principal fator que sustenta esta possibilidade é que os seres vivos são responsáveis por produzir 90% do metano encontrado na Terra, os outros 10% são resultados de processos geológicos (essa é a outra possibilidade que pode estar ocorrendo em Marte).

Por que existe metano em Marte?

[ Tradução do artigo “Methane Discovered in the Atmosphere of Mars” publicado no APOD, em 19 de janeiro de 2009 ]

Não existe uma certeza. Uma importante confirmação que o metano existe na atmosfera de Marte ocorreu na semana passada, reforçando anteriores alegações duvidosas feitas em 2003.

A confirmação foi feita por espectroscopia usando grandes telescópios terrestres para encontrar as cores absorvidas pelo metano em Marte que correspondem às cores absorvidas pelo metano na Terra.

Dado que o metano é destruído na atmosfera marciana fica em aberto uma questão de anos, a atual existência do frágil gás indica que ele está sendo liberado atualmente, de alguma forma, a partir da superfície de Marte.

Uma perspectiva é que os micróbios que vivem no subsolo estão a criá-lo, ou o tenha criado no passado.

Se isto for verdade, abre-se a possibilidade excitante de que a vida pode estar presente sob a superfície de Marte até hoje.

No entanto, perante os dados atuais, também é possível que um processo puramente geológico, potencialmente envolvendo vulcanismo ou ferrugem, e não envolvendo qualquer forma de vida, seja o criador do metano, como no cenário ilustrado abaixo.

NASA/Susan Twardy

Os cientistas ainda não sabem o suficiente para saber qual é exatamente a fonte do metano de Marte. Nesse desenho um dos cenários possíveis está ilustrado: o metano é liberado pela combinação da água armazenada sob a superfície com o do dióxido de carbono e o calor interno do planeta. Embora não existam evidências de atividade vulcânica recente em Marte, o metano possivelmente retido em “gaiolas de gelo” pode ter sido liberado agora. Crédito: NASA/Susan Twardy

Nos vídeos abaixo Michael Mumma e outros cientistas da NASA explicam os detalhes da descoberta.

Os Mistérios do Metano Marciano

Marte, um Planeta Ativo

Discovery Channel: “Metano em Marte, 3 questões

Discovery Channel: “5 cenários para suportar vida em Marte

Fontes e referências:

Universe Today: Large Quantities of Methane Being Replenished on Mars

Universe Today: Mars Methane Movies

Cosmos: Plumes of methane detected on Mars

Scientific American: Mars Is Alive! (Geologically, Biologically or Both) [ A study in the journal Science finds that methane is being released at specific places on Mars–which means that Mars has geologic activity, biological activity or both.] por Cynthia Graber

Scientific American: The Mystery of Methane on Mars and Titan [ It might mean life, it might mean unusual geologic activity; whichever it is, the presence of methane in the atmospheres of Mars and Titan is one of the most tantalizing puzzles in our solar system ] por Sushil K. Atreya

NASA: Martian Methane Reveals the Red Planet is not a Dead Planet

Bad Astronomy: Mars Methane Media Mess

._._.

3 comentários

2 menções

  1. Jéssica Moreira Diniz

    acho marte muito interessante e misterioso

  2. eyes09

    Tem razão ROCA, tudo por enquanto não passa de expeculação, qualquer julgamento agora será precipitado.

  3. ROCA

    Ainda é cedo para cantarmos “há vida em Marte”. O processo que gerou o Metano pode ser geológico. Vamos aguardar boas notícias em breve.

  1. A mistério sobre origem do metano na atmosfera Marciana ganha novas pistas « Eternos Aprendizes

    […] mistério da presença do metano na atmosfera de Marte continua intrigando os cientistas. Agora, em novo estudo publicado em 9 de dezembro de 2009, na […]

  2. Como Titã conseguiu sua atmosfera rica em Metano? « Eternos Aprendizes

    […] isto é por o que o recente descobrimento de pequenas quantidades de metano em Marte provocou tal entusiasmo. Poderiam ser os flatulentos marcianos os responsáveis? Provavelmente […]

Deixe uma resposta