«

»

jan 21

MRO indica a presença de água pura nas calotas polares de Marte

Visão em 3D da calota polar em Marte

Visão em 3D da calota polar em Marte

Planum Boreum, a calota polar norte marciana contém água “com um elevado grau de pureza”, de acordo com novo estudo internacional. Usando os dados do radar SHARAD (Shallow  SubSurface Radar), equipamento a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), uma equipe de cientistas franceses afirma que os dados da MRO indicam um grau de 95% de pureza no gelo da calota polar marciana. A calota polar norte é uma cúpula gelada com camadas de materiais, semelhantes às dos grandes glaciares da Groelândia e Antártida, que contém depósitos de gelo contendo uma pequena quantidade de poeira. Combinadas, as calotas polares dos pólos norte e sul de Marte detêm o equivalente de dois a três milhões de quilômetros cúbicos de gelo, o que representa cerca de 100 vezes mais do que o volume total dos Grandes Lagos da América do Norte (estimado em ~22.684 km³).

Dispositivo SHARAD da MRO

Dispositivo SHARAD da MRO

O estudo feito por investigadores da França do Instituto Nacional das Ciências do Universo (INSU), utilizando o radar SHARAD de construção italiana a bordo do satélite americano MRO. O radar SHARAD olha para líquidos ou para a água gelada nas primeiras centenas de metros (até 1 km) da crosta de Marte utilizando a sondagem sonar do subsolo. Ele pode detectar a existência de gelo e de água líquida.

Durante muito tempo pensou-se que a calota polar sul de Marte seria composta exclusivamente por dióxido de carbono gelado. Agora, a Mars Express da ESA, confirmou que ela é composta de uma mistura de água e dióxido de carbono.

Este estudo do pólo norte de Marte consta da Geophysical Research Letters, publicado pela American Geophysical Union.

Fonte:

Universe Today: Lots of Pure Water Ice at Mars North Pole por Nancy Atkinson

2 menções

  1. Viagem a Marte em 39 dias? Como conseguir isso? « O Universo – Eternos Aprendizes

    […] MRO indica a presença de água pura nas calotas polares de Marte […]

  2. MRO revela vastas geleiras escondidas em Marte « Eternos Aprendizes

    […] capturadas pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) mostraram que vastos glaciares (de água congelada em Marte) são comuns na região de latitude média ao norte de Marte, mas temos que procurar sob a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!