O Planeta X não é Nibiru

Tendo em vista os diversos alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia‘, vamos postar uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos impossíveis. Esse é o segundo artigo que fala sobre o suposto Planeta X e sua alegada associação com o hipotético planeta Nibiru.

2012: Planet X is not Nibiru (2012: o Planeta X não é Nibiru)

[ Tradução do artigo escrito pelo doutor em física solar Ian O’Neill na Universe Today ]

Planeta X não é Nibiru!

Planeta X não é Nibiru!

Os limites exteriores do sistema Solar contêm muitos planetas anões ou plutóides ainda a serem descobertos. Desde que começou a busca pelo Planeta X no início do século XX, a possibilidade da existência de um hipotético planeta a orbitar o Sol além do Cinturão de Kuiper tem alimentado muitas teorias apocalípticas e especulações, tentando saber se, na realidade, o Planeta X é de fato um irmão binário do Sol perdido há muito tempo. Mas, qual é a razão para se temer a combinação Planeta X/’fim do mundo‘? Não seria o tal Planeta X apenas em um objeto hipotético, desconhecido e nada sinistro?

Como discutimos no artigo “2012: Não haverá Planeta X“, os falsos profetas do apocalipse têm vinculado a busca atual do Planeta X à antiga profecia Maia de 2012 e ao mítico planeta sumério Nibiru, culminando com péssimas notícias para o dia 21 de dezembro de 2012. Entretanto, as evidências astronômicas para estas ligações têm sérios erros.

Vejamos a seguir os fatos reais…

Em 18 de junho de 2008, cientistas em Kobe, Japão, anunciaram (um deles um brasileiro, Patryk Lykawka) que sua busca teórica de um grande corpo no Sistema Solar exterior havia produzido resultados. A partir de seus cálculos, poderia existir um planeta, possivelmente um pouco maior que um plutóide, mas certamente menor que a Terra, orbitando além de 100 UA do Sol. Mas antes que fiquemos entusiasmados, este objeto não é Nibiru e isto não é uma evidência do final do mundo em 2012. Trata-se de uma nova e apaixonante evolução na busca de planetas menores além do Cinturão de Kuiper…

Em uma nova simulação teórica, os dois pesquisadores de Kobe deduziram que os confins mais distantes do Sistema Solar podem conter um planeta ainda não descoberto. Patryk Lykawka e Tadashi Mukai da Universidade de Kobe publicaram um artigo no Astrophysical Journal detalhando a tese sobre um planeta menor o qual eles julgam que poderia estar interagindo com o misterioso Cinturão de Kuiper.

Os Objetos do Cinturão de Kuiper (KBOs)

Concepção artística de Sedna (NASA). Corpos massivos, como Sedna, orbitam além da órbita de Plutão.

Concepção artística de Sedna (NASA). Corpos massivos, como Sedna, orbitam além da órbita de Plutão.

O Cinturão de Kuiper ocupa uma enorme região do espaço e dista cerca de 30 a 50 UA do Sol. Contém um vasto número de objetos rochosos e metálicos, sendo o maior objeto conhecido como o planeta anão (ou “plutóide“) Éris. Há muitos anos desconfia-se que o Cinturão de Kuiper tem algumas características estranhas que podem assinalar a presença de outro grande corpo planetário orbitando ao redor do Sol além do Cinturão de Kuiper. Uma de tais características é a bem conhecida anomalia chamada de “Falésia de Kuiper” que ocorre a 50 UA do Sol. Isto corresponde a um final abrupto do Cinturão de Kuiper uma vez que poucos objetos foram observados além deste ponto no Cinturão de Kuiper (os KBOs). Esta “falésia” não pode ser atribuída a ressonâncias orbitais com planetas massivos tais como Netuno, e não parece haver nenhum erro observacional óbvio. Muitos astrônomos crêem que um corte tão brusco na população dos KBOs pode ser causado por um planeta ainda não descoberto, possivelmente tão grande como a Terra. Este é o objeto que Lykawka e Mukai estimam ter encontrado em seus cálculos.

Os maiores TNOs (Objetos Trans-Netunianos) conhecidos

Os maiores TNOs (Objetos Trans-Netunianos) conhecidos

Esta pesquisa japonesa estima que um grande objeto, com 30-70% da massa da Terra, orbita o Sol a uma distância de cerca de 100 a 200 UAs. Este objeto pode também ajudar a explicar por que alguns KBOs e objetos trans-netunianos (TNOs) têm algumas estranhas características orbitais (como Sedna).

Desde que se descobriu Plutão em 1930, os astrônomos têm estado buscando outro corpo mais massivo que pudesse explicar as perturbações orbitais observadas nas órbitas de Netuno e Urano. Esta procura se conhece como a “busca do Planeta X“, o qual literalmente significa “a busca de um planeta ainda não identificado”. Na década de 1980 estas perturbações se catalogaram como erros observacionais. Por tanto, a procura científica atual do Planeta X é a busca de um grande KBO ou um planeta menor. Embora o Planeta X pode não ser maior que a Terra, os investigadores ainda estão entusiasmados com encontrar mais KBOs, possivelmente do tamanho de um plutóide, ou talvez um pouco maior, mas não muito mais.

“Para mim, o interessante é a sugestão dos tipos de objetos interessantes que podem estar ainda esperando a ser descobertos no Sistema Solar exterior. Ainda estamos arranhando os limites dessa região do Sistema Solar, e espero que nos esperem muitas outras surpresas em futuras investigações mais profundas”, afirma Mark Sykes, Diretor do Instituto de Ciências Planetárias no Arizona.

O Planeta X não dá medo

Suposta órbita do hipotético objeto chamado Nibiru do livro “The Twelfth Planet (O décimo segundo planeta)” do profeta do apocalipse Zecharia Sitchin (www.sitchin.com)

Suposta órbita do hipotético objeto chamado Nibiru do livro “The Twelfth Planet (O décimo segundo planeta)” do profeta do apocalipse Zecharia Sitchin (www.sitchin.com)

Então como é que Nibiru entrou no jogo? Em 1976, um controvertido livro conhecido como “The Twelfth Planet (O décimo segundo planeta)” foi escrito por Zecharia Sitchin. Sitchin havia interpretado alguns textos cuneiformes sumérios antigos (a primeira forma conhecida de escrita) como uma tradução literal da origem da humanidade. Estes textos de 6.000 anos de idade revelam aparentemente que uma raça alienígena conhecida como Anunnaki viajou para a Terra em um planeta denominado Nibiru. É uma longa e complexa historia, mas para abreviar, os Anunnaki se modificaram geneticamente os primatas da Terra para criar o homo sapiens para os transformarem em seus escravos. (Acabo de compreender de onde veio provavelmente o roteiro do filme Stargate de Kurt Russell em 1994).

Quando os Anunnaki deixaram a Terra, eles nos permitiram governar o planeta até que retornassem. Tudo isto parece ser um pouco fantástico, e talvez demasiadamente detalhado considerando-se uma tradução literal de textos de 6.000 anos de idade. O trabalho de Sitchin tem sido ignorado pela comunidade científica dado que muitos de seus métodos de interpretação são considerados como meramente imaginativos. Entretanto, muita gente tem tomado o trabalho de Sitchin literalmente, e crêem que Nibiru (em sua órbita altamente excêntrica ao redor do Sol) retornará possivelmente em 2012 para causar todo tipo de terror e destruição na Terra. É importante apontar que aqui não estou colocando em questão nenhuma evidência histórica, espiritual ou arqueológica de Nibiru, simplesmente estou apontando que o vínculo entre a teoria do ‘fim do mundo‘ do Planeta X em 2012 está baseado em “descobertas” astronômicas muito duvidosas. Se este é o caso, como se pode considerar o Planeta X a personificação de Nibiru?

Em 1984, chegou enfim a “alegada descoberta de uma anã marrom no Sistema Solar exterior” por parte do IRAS e o “suposto anúncio da NASA de um planeta de 4-8 massas terrestres viajando até a Terra” em 1993. Os profetas do apocalipse (que andam sempre acompanhados de um livro para nos vender) se agarraram nessas hipóteses astronômicas alegando que são provas de que Nibiru é de fato o famoso Planeta X, aquele que os astrônomos têm procurado arduamente durante o último século. Não apenas isso, manipulando os fatos destes estudos científicos, eles “demonstraram” que Nibiru está viajando na nossa direção e em 2012 este corpo massivo passará através do Sistema Solar interior, causando todo tipo de danos gravitacionais. Para maiores detalhes sobre este tema leia “2012: Não haverá Planeta X “.

Em sua forma mais pura, o Planeta X é teoricamente um possível planeta desconhecido que orbita pacificamente além do Cinturão de Kuiper. Se o anúncio dos cientistas de Kobe, Japão, nos leva a observação de um novo planeta ou plutóide, tal achado será uma descoberta incrível que ajudará a entender mais sobre a evolução planetária do Sistema Solar e as características dos misteriosos limites exteriores do Sistema Solar.

Posso garantir que os profetas do apocalipse já estão adaptando esta nova investigação para usá-la como apoio de suas teorias sem sentido de que o Planeta X é de fato Nibiru, e que esse objeto virá em nossa direção em 2012. Por que será que temos o sentimento de que ainda seguiremos aqui discutindo sobre o Planeta X em 2013?

Perguntas e respostas sobre o mito de Nibiru e o fim do mundo em 2012

Leia também no Committee for Skeptical Inquiry (inglês): The Myth of Nibiru and the End of the World in 2012

David Morrison é cientista do Instituto de Astrobiologia da NASA, onde, entre outras responsabilidades, responde as perguntas recebidas via internet “Pergunte a um astrobiólogo“. Morrinson é membro do Comitê de Investigação Cética (CSI – Committee for Skeptical Inquiry) e autor de numerosos livros e artigos. Morrison é um dos homenageados com a Medalha Carl Sagan da Sociedade Astronômica Americana por suas contribuições à compreensão pública da ciência.

Fontes e referências:

AstroPT: 2012 – Fim do Mundo

Eternos Aprendizes:

astroengine.com: 2012 por Ian O’Neill

Universe Today por Ian O’Neill:

Astrogeek: 2012

365 Days of Astronomy: Will the World End in 2012?

._._.

73 comentários

12 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. amo mto tudo isso,a ñ ser o feto desses planetas q podem destruir aterra,gosto de mais de tudo isso!!!!!!!!!!!e pode sim haver mtas coisas desse tipo q pode colocar em risco a vida dos humanos e a existencia da terra!!!!!!mais nem tudo é vdd acredito sim em mtas coisas sobre isso mais nem todas!!!!!!

    • lucio nascimento em 30/08/2011 às 11:12
    • Responder

    Se realmente esse corpo estivesse vindo em nossa direção, já não poderia ser visto? e se fosse real essa possibilidade, isso realmente poderia ser o nosso fim?

      • ROCA em 30/08/2011 às 16:51
        Autor

      Um objeto (leia-se: cometa) vindo na direção ao sistema solar interior e que chegaria aqui em dezembro de 2012 já estaria passando perto de Saturno/Júpiter por agora… Como nada se viu até agora, não esperamos nenhuma surpresa em 2012. NADA!

      • jackysbell em 30/08/2011 às 19:39

      pode sim ser vdd isso mais nem tudo pode ser visto ele pode sim ja estar em nossa direção mais ñ sabemos na realidade

      • ROCA em 31/08/2011 às 03:23
        Autor

      Sabemos, sim, não há nada em nossa direção nos próximos 100 anos. Consulte e verá os objetos próximos da Terra mapeados aqui: http://neo.jpl.nasa.gov/risk/

  2. Lembramos aos nossos leitores que os comentários que desrespeitarem os Termos de Uso do Blog não serão publicados.

    Para saber as regras: http://eternosaprendizes.com/termos-de-uso/

    Façam bom uso do blog, afinal este é um espaço para troca de conhecimento.

    • Franz B. da Silva em 24/08/2011 às 17:34
    • Responder

    Qualquer asteróide ou corpo que possa deslocar o eixo da Terra, terá provocado uma alteração significativa no Clima do Planeta – mesmo que venha a ser incisiva somente na faixa litorânea. Sem deslocamento nenhum, e somente pelo aquecimento este fenômeno já ameaça.

  3. E no caso do Cometa “C/2010 X1 Elenin” que foi descoberto recentemente por um Astronomo Russo
    e estao falando que talvez seja Nibiru e que ele ira
    passar mais perto da terra dia 17/10/2011
    estou um poco preucupado =/ isso e ruim
    vi nesse artigo
    http://atamamoriya.wordpress.com/2011/02/16/16-fev-2011-02-16-cometa-elenin-descoberto-em-dezembro-2010-em-rota-hiperbolica-em-nossa-direcao-poderia-atingir-o-planeta-terra/

      • ROCA em 29/07/2011 às 16:37
        Autor

      Se houvesse algum perigo tal notícia seria PRIMEIRA PÁGINA em todas as mídias. Segundo a tabela de objetos perigosos NÃO HÁ nenhum objeto que apresente algum perigo significativo para nosso planeta nos próximos 100 anos. Hoje, 29/07/2011 há 1241 deles mapeados pelas agências que controlam estes objetos. Consulte a NASA, aqui: http://neo.jpl.nasa.gov/neo/groups.html e aqui: http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/neo/index.cfm

      • Heluy em 31/07/2011 às 19:26

      ROCA :
      Se houvesse algum perigo tal notícia seria PRIMEIRA PÁGINA em todas as mídias. Segundo a tabela de objetos perigosos NÃO HÁ nenhum objeto que apresente algum perigo significativo para nosso planeta nos próximos 100 anos. Hoje, 29/07/2011 há 1241 deles mapeados pelas agências que controlam estes objetos. Consulte a NASA, aqui: http://neo.jpl.nasa.gov/neo/groups.html e aqui: http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/neo/index.cfm

      VLW ! =D

    • F. Fernandes em 02/06/2011 às 16:37
    • Responder

    Melhor do que ser engolido por um Black hole !

  4. Daniel Silva :Seguinte, eu sou historiador e tenho só uma coisinha pra dizer: A concepção de tempo dos maias era muito diferente da nossa. A percepção do tempo como tendo começo, meio e fim veio do cristianismo, com a Criação, o influxo da Encarnação, e o fim no julgamento. Só que ele penetrou com grande força no imaginário ocidental, e prossegue com vigor a toda prova. Mesmo porque, Cristo marcou de vim e deu um bolo diversas vezes.
    Voltando a questão do tempo: dai vem o hábito nosso de projetar a forma como entendemos o tempo ao passado, para civilizações que simplesmente entendiam e sentiam de outra maneira. Vamos aos gregos: o tempo, naquela concepção, era um ciclo. Variava na forma das colheitas e estações, e mesmo com Hesíodo e cia, as idades – ouro, prate, ferro, etc – acreditava num cliclo com uma futura Era de ouro. E certamente, não tinha essa baboseira de Nibiru, era simplesmente uma consegüência natural da percepção do tempo. Tanto quanto para nós tem dia 31/12 e 01/01.
    Gente, acorda! Em vinte e poucos anos de vida eu já vi profecias e catástrofes anunciadas para pelo menos cinco anos, e que não ocorreram! 2001, 2003, 2006… Teve até notícia no Jornal Nacional. Vamos ter um pouco de criticidade. E não essa enorme bogeira de Aliens, maias, astronautas antigos, catástrofes cósmicas. Enfim: se acreditam MESMO nisso, faço um desafio: quero ver o corajoso que transfere sua grana pra minha conta bancária. E lanço o mesmo desafio a essa corja que escreve os livros: quero ver essa grana na conta da UNESCO.

    Muito interessantes as suas colocações. Por favor coloque aqui o numero da sua conta bancária e o seu CPF para que eu possa efetuar a transferência dos meus bens financeiros para sua conta

  5. Seguinte, eu sou historiador e tenho só uma coisinha pra dizer: A concepção de tempo dos maias era muito diferente da nossa. A percepção do tempo como tendo começo, meio e fim veio do cristianismo, com a Criação, o influxo da Encarnação, e o fim no julgamento. Só que ele penetrou com grande força no imaginário ocidental, e prossegue com vigor a toda prova. Mesmo porque, Cristo marcou de vim e deu um bolo diversas vezes.

    Voltando a questão do tempo: dai vem o hábito nosso de projetar a forma como entendemos o tempo ao passado, para civilizações que simplesmente entendiam e sentiam de outra maneira. Vamos aos gregos: o tempo, naquela concepção, era um ciclo. Variava na forma das colheitas e estações, e mesmo com Hesíodo e cia, as idades – ouro, prate, ferro, etc – acreditava num cliclo com uma futura Era de ouro. E certamente, não tinha essa baboseira de Nibiru, era simplesmente uma consegüência natural da percepção do tempo. Tanto quanto para nós tem dia 31/12 e 01/01.

    Gente, acorda! Em vinte e poucos anos de vida eu já vi profecias e catástrofes anunciadas para pelo menos cinco anos, e que não ocorreram! 2001, 2003, 2006… Teve até notícia no Jornal Nacional. Vamos ter um pouco de criticidade. E não essa enorme bogeira de Aliens, maias, astronautas antigos, catástrofes cósmicas. Enfim: se acreditam MESMO nisso, faço um desafio: quero ver o corajoso que transfere sua grana pra minha conta bancária. E lanço o mesmo desafio a essa corja que escreve os livros: quero ver essa grana na conta da UNESCO.

  6. É como estamos na metade de 2010 e falaram q nibiru ia aparecer em 2009 foi por agua abaixo todo esse papo… No fim parece q tudo foi uma farsa…

  7. E agora , o que dizer dessa notícia? ver link

    http://fimdostempos.net/tempestade-solar-2013.html

    Há mentira também ou tem algum profeta apocalíptico na NASA ?

      • Mateus em 01/05/2015 às 20:02

      Ué moyses? cade a tempestade em 2013? povo que enche a mente de coisas vazias nao pensam em nada construtivo a nao ser seu proprio fim!

    • eduardo greco em 04/06/2010 às 16:28
    • Responder

    Bom, posso estar errado mais no dia 21/12/2001 minha mae me chamou na rua e no ceu vi uma grande bola,no inicio relutei e disse ser um aviao..mais nao,era uma bola vermelha que inclusive emitia faxos que chegaram a alcancar meu quarto…era luminoso,vermelho, azul, laranja…curiosamente muitos pelo pais ja viram…se movimentava

      • ROCA em 05/06/2010 às 11:05
        Autor

      Sim? Eduardo Greco, mas o que um objeto voador não identificado que você viu em 2001 tem isso a ver com o tema “Planeta X” ? e o que tem a ver com o tema 2012?

  8. Pelo que sei, e você pode me corrigir, 60% dos objetos que poderiam representar perigo para a órbita da terra já foram rastreados, enquanto que, dentre os outros 40%, algum pode nos atingir a qualquer momento, como foi o caso daquele Asclepius em 1989, que passou raspando e só foi detectado depois de sua passagem. Isso sem falar da núvem Oort que pode estar enviando para nós neste momento uma de suas rochas geladas, que só poderia ser detectada tarde demais… Não é nem um pouco sábio vir a público dizendo que não têm perigo nenhum vindo do céu, quando ninguém pode garantir isso! Até mesmo um objeto massivo que tenha uma órbita escêntrica, lenta e periódica, conforme se especula a respeito deste Nibiru é plausível e ninguém pode contestar, porque ainda não se sabe tudo sobre o nosso sistema solar. A terra passou por muitas extinções em massa e mudanças climáticas drásticas. Um objeto periódico bem pode ser a causa. Não estou defendendo aqui nem a teoria do Mussum, nem a do Zacarias, mas apenas informando que é possível sim, e o homem nada pode fazer quanto a isso! Quanto a NASA esconder da população a verdade sobre um objeto potencialmente letal rumando em direção a terra, certamente que eles fariam isso sim. Eles sabem que não poderiam salvar a todos. Portanto, esconderiam ao máximo esta informação da população e tentariam salvar apenas quantos pudessem, para tentar repopular o planeta devastado. Esse é o procedimento de prache dos altos escalões do governo americano para todos os assuntos que envolvem a segurança nacional ou mundial.

  9. Colocando um pouco de lado “o segundo sol”

    Uma interpretação errada feita pelos conquistadores Nórdicos, inverteram a lógica e a verdade sobre a verdadeira posição da terra.

    Procurem saber sobre isto “o mundo esta ao contrário e ninguem reparou” hehehe.

      • Mateus em 01/05/2015 às 20:04

      Cada cabeça vazia!

  10. li algures que o medo dá muito dinheiro a ganhar…
    é verdade!
    mas não menos verdade é que ´a burrice geral` dá tanto ou mais dinheiro que o medo…

    eu só sei que nada sei… e prefiro ficar sempre com 1 pé atraz. acredito no que vejo e em quem confio.. e para confiar em alguém não é fácil!

    mas toda esta informação é muito boa, e melhor é o facto de tudo isto (e o oposto) nos faz pensar 🙂

    desliguem a TV e pensem… aí sim podemos estar protegidos…

    o que não espero é (infelizmente) que a verdade seja fácil de encontrar..
    até pq existem muitas verdades.. e se calhar não existe nenhuma.

    ´tudo é e não é, e foi e sempre será o que nunca foi`

    nunca comprem livros de profecias que anunciam o fim do mundo, mas tb não comprem livros dos que garantem que estão a cuidar de todos. acredito que são sempre os mesmos!

    pensem por vós.. cuidem de vós e de quem vos rodeia. e esperem que eles (amigos) façam o mesmo.
    obrigado pela informação…

    jotinha

  11. Nando Reis que o diga!

    • everson arthur em 17/04/2010 às 19:25
    • Responder

    “abafa o caso”….
    Divulgar um fato dessa natureza não resolveria nada e também não seria muito saudável.
    A única coisa certa que com certeza ocorre com a divulgação oficial de uma notícia dessas é PÂNICO!!!!
    O mundo hoje já tem muitos problemas (na verdade é o homem que tem), imagine milhões e milhões de pessoas sem pespectiva de um novo amanhecer!!! seria o reino pleno do CAOS.

    Não são fatos isolados que indicam uma mudança no nosso querido planetinha, é todo um contexto, um conjunto harmônico de indícios que me faz crer que algo de diferente vai acontecer.
    A Terra vai mudar o ângulo de inclinação?
    Vai se aproximar ou se distanciar do sol?
    Mudar a velocidade de rotação?
    Certamente essas perguntas não têm resposta!!!
    Mas se você uiser investigar, não fiue preso aos Maias, pois os indícios estão salteados aqui e acolá….
    Estude os mistérios de Fátima. Dê uma lidinha na Bíblia (apocalipse 20.12, 20.13, 20.14, até 20.16).
    e não tenhas medo, pois tudo é passageiro, inclusive o Nibiru!!!!!!

      • ROCA em 17/04/2010 às 21:59
        Autor

      Everson, pelo visto ou você não leu os artigos sobre 2012, ou não entendeu absolutamente nada. Lamento. Não se divulgam fatos que NÃO existem, planetas invisíveis indetectados. Pare de confiar em ‘teorias de conspiração’ fajutas e vá estudar ciências.

      Quanto as suas perguntas a resposta é simples —> é um sonoro NÃO. Essas perguntas tem resposta e as respostas não são alarmistas (como você gostaria que sejam).

      A Terra vai mudar o ângulo de inclinação? A Terra muda seu eixo de inclinação periodicamente em ciclos de 100.000 anos e 41.000 anos, já amplamente explicados aqui:
      http://eternosaprendizes.com/2010/04/06/geologa-liga-as-mudancas-regulares-do-ciclo-orbital-da-terra-as-mudancas-climaticas-globais/

      Por causa dessas variações a Terra tem entrado em períodos glaciais da ordem de 80.000 anos a cada 100.000 anos. O último se encerrou há pouco mais de 10.000 anos e está previsto uma nova glaciação dentro de 10.000 a 15.000, inexoravelmente, vai acontecer.

      Vai se aproximar ou se distanciar do sol? NÃO muito nos próximos 5 bilhões de anos. A taxa de afastamento médio do Sol é na faixa de centímetros por ano, totalmente desprezível em relação ao contexto.

      O contexto?

      Terra no afélio situa-se a 152.097.701 km do Sol (1,0167103335 UA)
      Terra no periélio situa-se a 147.098.074 km do Sol (0,9832898912 UA)

      O que são alguns centímetros anuais para um objeto que ANUALMENTE varia sua posição em relação ao Sol cerca de 5 milhões de quilômetros todos os anos?

      Mudar a velocidade de rotação? O dia sideral terrestre se alonga 23 microsegundos por ano, por causa das marés lunares.

      Minha sugestão é que você estude ciências e investigue mais sobre nosso planeta, antes de escrever comentários como estes.

  12. Para aqueles que ainda acreditam, hoje dia 31/03 li e vi o seguinte video na folhaonline na parte Ciência:”Cientista amador tira fotos do espaço com uma câmera amarrada a balão.”
    Procurem; e aqueles que ainda acreditam, podem fazer a mesma experência. Bom já estamos em 2010 e dizem que esse planeta pareceria como um segundo sol. o cara gastou menos de U$700 enquanto a NASA gastou MAIS DE 400 MILHÕES DE DOLARES para ter fotos parecidas; vejam a reportagem. vcs verão que não tem nada demais no céu.
    Aproveitando cadê os caras que inventaram essa babozeira de nibiru para se explicar.
    Será que quando eles aparecerem vão mudar o ano? rsrsrsrsrsrrsrsr…..

  13. Só responde direitinho, por que a tarja preta ainda continua lá, e ninguem responsavel deu uma explicação plausivel AINDA???

      • ROCA em 21/03/2010 às 18:58
        Autor

      Trata-se apenas de uma região sem informações na faixa do visível, nada mais que isso.

      Este vazio é só aparente ao observarmos os dados óticos. Se você alternar o conjunto de dados para o estudo de microondas realizado pela Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson (WMAP) encontrará este vazio preenchido com dados.

      Da mesma forma, os dados infravermelhos também cobrem essa região bastante bem.

      Aperte o botão infravermelho e o botão microondas e veja que não há nada de importante naquele retângulo.
      http://www.google.com/sky/#latitude=-6.023116509238178&longitude=-91.4886474609375&zoom=9&Spitzer=0.00&ChandraXO=0.00&Galex=0.00&IRAS=0.00&WMAP=0.00&Cassini=0.00&slide=1&mI=-1&oI=-1

  14. Agora eu entendi

  15. Vou lançar um desafio: Estamos em 2010 e cadê esse tal de Nibiru?
    Tenho conhecidos na Argentina e Chile que dizzem que isso é a maior babozeira do mundo; que não tem nada ´demais lá no céu.
    Falaram que poderia ser visto na Argentina e no Chile em 2009 e já estamos em 2010 e nada.
    As pessoas estão ganhando dinheiro com essas babozeiras como meu primo disse. e os otários estão os enriquecendo cada vez mais. Vejam estamos em 2010 e cade os caras que afirmaram essas babozeiras? Já devem estar cheios de dinheiros com seus livros, videos, revistas, palestras vendidas. cade eles para dar uma explicação? Já estão ricos né pra que aparecer?

  16. Vamos à um desafio lógico.

    Qual é a distância da galaxia mais próxima da via lactea?
    Qual é a distância da estrela mais próxima da Terra ?
    Usando as respostas acima responda
    a) Se uma ‘nave’ ou objeto partindo daquela estrela, a velocidade da luz, quantos anos demoraria para chegar a Terra?
    b) Qual foi o tempo máximo de permanência no espaço realizado por um Humano? Ele sobreviveria à uma viagem proposta na pergunta acima (A)? Porque?
    c) Quais das estrelas próximas possuem discos planetários (orbitas planetarias e planetas) com Planetas similares ao da terra ou com capacidade para abrigar formas de vida inteligente?
    d) A inteligência e o uso da razão podem ser uma aberração na natureza (umaespécie de ‘virus’), logo podemos ser os unicos dotado de inteligência? Justifique sua resposta?

    Espero ter ajudado
    Cruel

    anexo para pesquisa

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estrelas_pr%C3%B3ximas

    • Paulo Ricardo em 26/02/2010 às 12:39
    • Responder

    Eles querem que todos achem que não exiset nada disso mesmo sera que vocês não podem ver?
    Caso a população global fique a par de tudo que a N.A.S.A esta escondendo principalmente isso, isso vai desencadear uma briga por poder e ira ocorrer uma grande crise na sosiedade economista. Pois todos sabemos que esse grandes preferem dinhiero ao verem pessoas vivas preferem ter 1b de dolares em sua conta bancaria do que salvar 100 pessoas da morte.

      • ROCA em 26/02/2010 às 12:48
        Autor

      Paulo Ricardo,
      O que ocorreria é justamente o contrário. Um evento destes, se detectado, seria prontamente divulgado pelas agências espaciais (sim, existem agências espaciais no mundo inteiro, a NASA não é a única) devido a sua importância. Além disso as verbas dedicadas aos trabalhos científicos poderiam aumentar e novas pesquisas surgiriam com mais empregos, trabalho, etc…
      Assim, não tem o menor sentido o que você está falando. Ao “esconder descobertas” os cientistas estariam dando um ‘tiro no próprio pé’, o que não tem o menor cabimento.

  17. Se é verdade ou não, o importante é ter pessoas como vocês para desmistificar essas teorias de falsos “profetas”, que nada mais são do que pessoas sem estudo e com uma crença muito grande por coisas que causam choque e terror na humanidade…

  18. Alguns meses atrás lí em diversos sites que existiria uma nuvem ou suposto cinturão de fótons, que poderíamos atravessar, lí tb em outros sites, que isto era balela, isto não existia ou coisa parecida. Bem através deste site e do site da NASA, percebe-se que há alguma coisa ou mais precisamente uma nuvem interestelar (que não deveria estar aí). Acredito que quando dezemos que isto ou aquilo pode ou não pode existir, cometemos alguns erros clássicos, já verificados em diversas épocas de nossa história, e que voltamos a repetir. A nossa ciência e a maioria de nossos cientistas tem um defeito muito grande, quando não conseguem comprovar alguma coisa ou entendê-la, classificam-na como religiosidade, estória maluca ou lançam-na na categoria de contos da imaginação e lendas. Isto se aplica ao planeta X ou nibiru, se ele existe ou não, não teremos como saber neste momento, pois nossa tecnologia não nos permite identificá-lo de pronto e não basta olhar para o céu. Vi acima um comentário sobre um cálculo, mas como fazer um cálculo quando não se sabe se existe, se existe, não se sabe a velocidade, a órbita e sua massa. cálculos em vão para uma hipótese, o que nos resta é continuar a pesquisar, sempre pensando que pode existir, o mínimo que conseguiremos é não sermos pegos de surpresa por um asteróide que passe raspando pela Terra e fiquemos sabendo quando ele está indo embora.

      • ROCA em 29/12/2009 às 15:48
        Autor

      Tomé,

      1. Não existe ‘cinturão de fótons’.
      2. A nuvem interestelar não devia estar ali, mas está e a razão é bem simples e foi explicada aqui:
      “As sondas Voyager resolvem mistério nos confins do Sistema Solar”
      http://eternosaprendizes.com/2009/12/25/as-sondas-voyager-resolvem-misterio-nos-confins-do-sistema-solar/

      3. Sobre a inexistência de Nibiru ou o quer que seja…

      Um cálculo é baseado em hipóteses ou premissas. No cálculo acima considerei que o objeto vai cruzar a órbita da Terra em dezembro de 2012. Se ele vai cruzar a órbita da Terra em 3 anos (e isso é a premissa da profecia e tem que ser usada nos cálculos) e veio dos confins do Sistema Solar (um cometa, por exemplo) então em dezembro de 2009 ele já deverá estar entre Saturno e Júpiter, entre 9 e 9,5 UA. Outros cálculos ou premissas levarão a resultados similares (alguns resultados apontam para o objeto mais próximo da Terra que 9 UA, mas não além de 9,5 UA) baseado nas leis de Kepler e a ciência gravitacional amplamente conhecida. Assim, está provado que este objeto de grande porte (seja Nibiru, seja um cometa assassino de grande porte) previsto para dezembro de 2012 absolutamente NÃO EXISTE, ou seja, o inventado objeto não passará até dezembro de 2012 perto da Terra.

      Há um debate sobre isso aqui:

      É factível a existência de Nibiru e sua órbita ultra-excêntrica?
      http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091226062903AAHVaLW

  19. Foram tantas noticas sobre a descoberta de um novo planeta, com chances de 99% de certeza que tinha descoberto um novo planeta, com massa pelo menos 4 vezes maior que a terra, nos anos de 1988 à 1992. Por que agora não se tem mais noticias? será que porque este tal planeta x, apenas cruzou a ecliptica perto de plutão e agora esta fora dela que nimguem mais o achou??? se ele esta adentrando o sistema solar, deve estar bem perto agora!!!

    [Trecho retirado por ferir os termos de uso do blog]

      • ROCA em 29/12/2009 às 09:42
        Autor

      Mano,
      Um objeto vindo dos confins do sistema solar, para chegar aqui em 21/12/2012 tem que estar hoje (3 anos antes – dezembro de 2009) entre 8,9 e 9,5 Unidades Astronômicas (UA), ou seja, entre a órbita de Saturno (9,54 UA) e a de Júpiter (5,2 UA). Eu mesmo tive a paciência de calcular isto, através da equação vis-viva que fornece a velocidade do corpo de acordo com a sua distância:

      v² = GM (2/r – 1/a)

      Onde v é a velocidade do objeto
      G a constante de gravitação universal
      M a massa do Sol
      a o semi-eixo médio da orbita
      r a distância da Terra ao Sol.

      Confira aí na pergunta lançada no Yahoo respostas. Ou se preferir eu pessoalmente poderei mandar para você a planilha de cálculo…

      É factível a existência de Nibiru e sua órbita ultra-excêntrica?

      Um objeto entre 8,9 e 9,5 AU 4 vezes maior que a Terra seria facilmente visível a olho nu desde já. Mesmo que fosse do tamanho de Marte também seria visível para binóculos possantes ou mini-telescópios…

      Pense nisso! Reflita!

  20. Minos Adão Filho,
    Os comentários são 100% moderados e os critérios estão descritos no “Termos de Uso” do blog. Sugerimos a sua leitura.
    .
    http://eternosaprendizes.com/termos-de-uso/
    .

  21. O Projeto Universo estar ainda fora da compreenção da nossa civilização, notem que o Planeta Terra tem caractéristicas adversas com relação a outros Planetas, é o Planeta mais bonito do sistema solar, mais é de se perceber as mudanças climática que estão ocorrendo, isto sim não é balela, é uma realidade, que faremos? Será que o tempo esta passando para tomarmos providência? As autoridades brasileiras tem que conter o desmatamento na Amazônia, imediatamente, pricipalmente na região do Estado do Pará.

      • ROCA em 23/12/2009 às 01:44
        Autor

      Minos Adão Filho,

      A Terra é um planeta raro, segundo os cientistas. Há a ‘hipótese da Terra Rara’ que tem sido bastante considerada em exobiologia.

      “Em Astronomia planetária e Astrobiologia, a Hipótese da Terra Rara estipula que a emergência de vida complexa multicelular (metazoa) na Terra requereu uma combinação improvável de eventos e circunstâncias astrofísicos e geológicos. O termo “Terra rara” tem origem no livro Rare Earth: Why Complex Life Is Uncommon in the Universe (2000), de Peter Ward, um geólogo e paleontologista, e Donald Brownlee, um astrônomo e astrobiólogo.”

      Quanto ao tema ‘mudança climática’ sugerimos que você navegue na categoria “TERRA” aqui em nosso blog, onde aguardamos seus comentários sobre ecologia.

  22. Oi para todos.
    Bem não entendo muito de astronomia, muito menos de culturas antigas. Mas conheço pessoas sérias, ligadas a esses assuntos, e o que sei é que o planeta nibiru existe, e no ano de 2011 será visivel por todos na terra, e estará entre a orbita de marte e júpiter, onde é situado o cinturão de asteróide, que é uma das preocupações dos cientistas. Sua passagem pelo cinturão pode provocar alterações na orbita de algum asteróide e o mesmo se deslocar em direção da terra. Os cientistas envolvidos no estudo desse planeta não sabem o quanto ele afetara o sistema solar e nem o planeta terra. Tudo o que for dito além disso é mera suposição ou inverdade. Civilização extraterrestre, entre outras coisas citadas é tudo balela. Se os textos que Zecharia Sitchin diz terem sido traduzidos literalmente, for igual as traduções da biblia, devemos concluir que os textos originais se perderam. Bem em relação a 2012 e a profecia maia, ela não diz nada a respeito de fim e sim de renovação. A única coisa que chegara ao fim será o calendário de longa contagem dos maias. Bem pessoal é isso ai, meu intuito não é fazer com que todos acreditem nisso, o tempo ira mostrar se isso é verdade ou não. O momento em que vivemos é de reflexão, e se grandes desastres climaticos estão para acontecer eu espero que acontecça, só assim será feita uma limpeza no planeta terra. Se o homem é a evolução do macaco não deveria ter evoluído.
    Um grande abraço a todos e até mais.
    Nildo

    • Carlos Oliveira em 08/12/2009 às 14:42
    • Responder

    Não haverá qualquer fim-do-mundo.
    Essa é uma estupidez sem sentido.

    Leiam toda a verdade:
    http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

  23. Vou explicar algo sobre o calendario maia
    21 de dezembro de 2012, nada vai acabar. Mas algo irá acontecer, o calendario maia termina seu ciclo justamente nesta época, isso nao significa que vai acabar, tudo se transforma.
    Nada ficará no vácuo, Depois de todos os acontecimentos de 2012, para aqueles que sobreviverem, virá uma manhã diferente de todas, a primeira manhã do dia 1 do mês 1 do ano 1.
    O que isso significa? Significa que não será o fim, mais o inicio de uma nova era.
    Mais quais os acontecimentos?
    bom o que se explica é, nao sei se assistem a tv, mas os possiveis circulos alienigenas nas plantaçoes que apareceram na telinha da tv, sem ser nos filmes \fato/ isso são indicios de possiveis avisos. Entre outras coisas que estao acontecendo, geleiras derretendo, o Rio de Janeiro inundando de tantas chuvas. Gente olha só o sul do estado como esta!!!!! presta atençao gente!!!! Se cada um prestar atençao, colocar a cabeça para funcionar verá que não está tao dificil de perceber os sinais. Assistam mais Tv, leiam mais jornais, e assinem o canal de tv CNN

  24. Cansei dessas historias… cada um conta algo difrente. Quando estamos realmente acreditando em algo vem um abestado e diz que tudo é mentira. Ah qual é?
    Não que esteja querendo que aconteça, mais o clima de suspense é bom para qualquer um.
    Que seja uma teoria, que seja qualquer coisa, o planeta X, nibiru… blá blá blá blá… poderá colidir sim.
    Vem cá, fazer um exame com todos.
    – A telinha da tv sempre fala sobre filmes catastrofico, tentando mostrar o meio de sobrevivencia atraves das catastrofes. Se isso nao fosse acontecer, será que existiria algo assim?

      • ROCA em 18/11/2009 às 09:45
        Autor

      O que pode colidir com a Terra é um cometa (órbita altamente alongada) ou um asteróide.
      Jamais um planeta colidirá com a Terra… Isso só aconteceu nos primórdios do sistema solar quando o planeta errante Théia colidiu com a Terra resultando na criação da Lua há 4,5 bilhões de anos. Não há planetas errantes ou com órbitas alongadas vagando por aí, conforme explicamos acima no post.
      .
      Para saber mais leia:
      http://eternosaprendizes.com/2009/10/16/novas-discussoes-sobre-a-formacao-do-sistema-solar-por-que-venus-nao-tem-nenhuma-lua/
      .
      http://eternosaprendizes.com/2008/11/08/sinais-de-vulcanismo-foram-descobertos-na-face-oculta-da-lua-a-partir-de-fotos-da-sonda-japonesa-kaguya/

    • andré arouca dos santos em 05/11/2009 às 11:29
    • Responder

    a todos que leram e ainda vao ler esse texto e os comentario reflitam comigo

    na parte que falam q o planeta nibiru possue varios meteoros e sua orbita e na parte em que ele fala que eles alteraram os macacos para formar o homosapiens muito tempo atras os dinossauros foram extintos e ha uma possibilidade de ser exatamente depois da extinção dos dinossauros pelos meteoros e cometas que nos surgimos e estamos vivos ateh hoje mas eh claro que como todas as pesquisas isso eh somente uma teoria ;D

    • Rafael Queiroz em 01/10/2009 às 02:31
    • Responder

    Bom, todo desafio foi feito para ser vencido como diz o meu pai. Eu particularmente não acredito nessa colisão, porém não abro mão de algumas informações.

    Se existir mesmo um planeta vindo em nossa direção, cabe ao ser humano defender o lugar onde vive.

  25. Se levarmos em consideração as escritas sumerianas e estudos de Zacharias, jamais o planeta passaria em 2012. Sua passagem segundo o autor se daria por volta de 13000 a 10000 AC, era de Leão. O provável dilúvio ocorrido com a passagem do nobre Marduk.Levando em consideração e se verdade fosse , fazendo uma simples continha chega-se 5000 DC a provável passagem caso sua ocorrencia tenha em 13000 AC.Caso tenha passado em 12000 AC, ten-se 2400 DC.Se passou e11000 AC, obten-se 3400 DC e para 10000 AC passará em 4400DC.Portanto, não sabem nada !São somente especuladores!Mesmo aqueles que acreditam que tal planeta faça parte do nosso sistema solar, deveriam estudar a civilização sumeriana pois 2012 não faz parte dos estudos para sua provável passagem.

    • Luiz Roberto Mendes em 06/05/2009 às 10:24
    • Responder

    Muito Bom mesmo!!!!!!
    Elucidador………….
    Estive procurando estas explicações a tempos, e pretendo divulgá-las
    Valeu……..

  26. Ainda tem gente achando que Nibiru “pode” existir. Eu acho que a Nasa tinha que acabar com esta celeuma toda, e dar o nome de Nibiru a um TNO, daqueles que nunca chegam perto da Terra, e ensinar os paranóicos a rastrear Nibiru…

  27. Eu estou com medo. Se o nibiru existir mesmo, teremos duas opções, ou seja, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Só me resta dizer adeus.

    • Lord Hummungus em 11/03/2009 às 01:13
    • Responder

    Daqui 10, 15.000 anos , meu amigo , nem meu sobrenome existirá mais , nem nenhuma lembrança da minha passagem por aqui , eu acho.
    Nem imagino como será esse planeta até lá. De todo modo ,
    obrigado pela resposta .
    Não sei se é vc o responsável pelo Blog, mas adorei este endereço . Já adicionei aos meus favoritos .Parabéns.

    • Lord Hummungus em 10/03/2009 às 02:01
    • Responder

    E dizem que Tom Cruise , um cara até legal , mandou construir um “bunker” de US$ 10 milhões , porque acredita mesmo que algo vai acontecer na superfície da Terra . Esse mané bem poderia matar a fome de milhões lá na Africa.
    De todo modo , o fim da Terra é crível. Vai acontecer . Especialmente porque estamos cuidando muito mal dela . Mas não creio que será em 2012.
    Mas sempre há a possibilidade de um asteroide nos atingir (dia desses passou um raspando) ou Yellostone entrar em erupção . Aí nem precisariamos de um Nibiru .

  28. Não acredito que seria possivel essa colisão!

    • David Araújo em 28/02/2009 às 23:49
    • Responder

    Se quiserem ver toda a história do [ trecho retirado por estar fora das políticas do site ]
    Lá tá bem explcadinho,só nos resta acreditar ou não!!!!!

    • David Araújo em 28/02/2009 às 21:50
    • Responder

    Ñ posso admitir q é tudo verdade sobre NIBIRÚ,mas,devo admitir q algo está acontecendo e ñ é coisa boa pra nós terráqueos.Esse fato ainda é polêmico por ñ haver bases suficientes q comprovem sua existencia,só temos escrituras antigas q dizem por sí só e q realmente aparenta ser uma filme de Spielberg e ñ sabemos se é realmente o q o (Barrinha) decifrou é realmente a verdade. Sei tbm q a NASA com certeza se souber q é verdade ñ vai soltar isso em público,a galera de ambos os lados vão querer ganhar muita grana especulando tais acontecimentos,mas, estou apreensivo pela chegada de 2010,aí sim saberemos se é fato ou ficção.A [ trecho retirado – fora das políticas do site ] nele.
    Quem sabe agente ñ ver os nossos criadores antes de tudo acabar.
    Abraço a todos e q Deus esteja conosco no dia 21/12/2012.

  29. Ah! Meu Deus obrigada por estas informações depois de tantos vídeos que vi refugios para Noruegueses fiquei aterrorizada os meus amigos não acreditam e a minha mãe diz-me que estão sempre a falar no final do mundo como em 99 ou 2000 isto tranquilizou-me muito continua a por mais coisas fico muito agradecida pelas informações agradeço mesmo muito.

    Obrigada!

    • paulo sergio alvise em 29/01/2009 às 20:48
    • Responder

    tudo isso mexe com a imaginação das pessoas,verdades,mentiras ninguem sabe ao certo. Mas uma coisa é certa tudo tem um começo e um fim e com a terra não vai ser diferente

  30. A fé do pessoal em Nibiru realmente é grande, para alguns para ser um dogma!

    Do jeito que vai a crença em Nibiru vai acabar virando religião (ou seita religiosa), seria algo como “Nibirunismo”.

  31. UUUaaallll, tentativas, opiniões e explicações diversas não faltam! De qualquer forma, se vai acontecer qualquer coisa em 2.012 devemos esperar p ver!!! Apesar que as mudanças no nosso e planeta já começaram… basta observar a natureza…Portanto ate sera legal pois a humanidade procurará se informar de diversas formas..

    • Lucas Emanuel em 23/01/2009 às 14:34
    • Responder

    Eu acho q isso eh verdade

    Eu com meus amigos estamos comentando há vários dias isso pq se ñ fosse verdade eles ñ estariam comentando na internet

  32. Pode ser, mas…
    Prefiro ficar com a dúvida. Prefiro ficar com as hipóteses de ambos os lados, e nenhuma certeza.
    Prefiro duvidar…
    Grande Abraço!

  33. Resposta a Lord Solrac:
    Não há a menor dúvida que caso exista algum objeto perigoso a caminho tal já seria amplamente divulgado não só pela NASA como também pelas demais agências espaciais dos diversos países que atuam completamente independentes da NASA. Há também milhares de astrônomos profissionais e também amadores (estes também com sofisticados equipamentos) que teriam o maior interesse em divulgar suas descobertas. É assim que funciona a CIÊNCIA. As descobertas são, a todo momento, divulgadas para toda a comunidade e o mérito fica com quem anunciou.

    Não existe nenhuma razão para que os fatos descobertos não sejam amplamente anunciados pelos profissionais.

    Transcrevo aqui a resposta que dei ao Cesar AKG no Yahoo-Respostas alguns dias atrás:

    Quantas vezes a Nasa já anunciou algum asteróide que poderia acertar a Terra?

    Há casos reportados, ou seja, se existe alguma probabilidade de impacto, o anúncio é realizado pelas diversas agências espaciais. O número exato de anúncios é difícil de calcular. Mas eles estão catalogados… Basta contar quantos PHAs estão relacionados aqui com previsão de passagem próxima a Terra até 2178 (926 casos em 07 de janeiro de 2009):
    http://www.cfa.harvard.edu/iau/lists/PHACloseApp.html

    O resultados do programa NEO (que procura e monitora objetos com 1km de diâmetro mínimo) estão disponíveis ao público. Nada a esconder, é óbvio:
    http://neo.jpl.nasa.gov/stats/

    Na tabela abaixo podemos ver os objetos que farão aproximações da Terra:
    http://neo.jpl.nasa.gov/ca/

    Veja mais na ‘tabela de risco’ dos objetos recentemente observados e os de maior risco, aqui:
    http://neo.jpl.nasa.gov/risk/

    O ‘campeão de risco’, o único com risco 1 na escala de Torino (que vai de 0 a 5), é o 2007 VK184 que passará em 2048 a uma distância de 76% do raio da Terra e tem 130 m de diâmetro e a probabilidade de impacto é 1/3.030.

    — CASO REAL DE QUEDA OBSERVADO —

    A Nasa, recentemente, anunciou e acertou quanto ao asteróide TC3 2008, de alguns metros de diâmetro, que foi rastreado e estudado minuciosamente.

    Asteroid 2008 TC3 Strikes Earth: Predictions and Observations Agree

    Fonte(s):

    — EXEMPLOS DE ANÚNCIOS (com alguns deles obtidos do site da própria NASA) —

    1997 XF 11
    http://neo.jpl.nasa.gov/news/1997xf11.html
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dw/ult1908u352190.shtml

    1998 OX4
    http://neo.jpl.nasa.gov/news/news028.html

    2002 NT7
    http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT351921-1660,00.html
    http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/2147879.stm

    2003 QQ47
    http://neo.jpl.nasa.gov/news/news138.html

    2004 MN4 (Apophis)
    http://pmjgomes.blogspot.com/2004/12/asteride-pode-colidir-com-terra-em.html (Apophis)

    etc…

    O Cesar AKG, por sua vez, comentou: “A NASA já anunciou diversas vezes a descoberta de asteróides que aparentemente tinham chance de atingir a Terra. Ou seja, a teoria de que a NASA esconde alguma coisa não faz sentido algum, e é contrariada pela realidade.”

    • CCarlos Roberto de Deus em 21/01/2009 às 12:56
    • Responder

    Há algumas situações no nosso sistema solar que carecem de explicações – pelo menos, para mim um leigo, mas, alguém sensato. Por exemplo, qual a causa da inclinação do eixo da Terra e o atual achatmento no equador? de onde, os restos daquilo que chamamos o cinturão dos asteródes? por que temos planeta com rotação contrária a dos demais? Sem qualquer alarde, com certeza não se fala em “fim do mundo”, mas sim de situações complcadas por efeito gravitacional. Foi quase uma surpresa o choque daquele cometa com um dos nossos planetas jovianos; e se o cometa atingisse um dos planetas internos? Será que já não aconteceu? Em outros escritos, há referências sobre cataclismas espaciais. Afinal,o universo não é estático, a todo momento, estrelas e estrelas nascem e morrem e, com elas,os seus planetas.Nosso tempo de vida e de existência é um nada em relação com o “tempo universal”. É fato que nem mesmo temos repostas para o nosso surpreendente salto “intelectual” em relação aos demais primatas; o quê e como aconteceu, essa tão súbita evolução? Conhecemos bem a região do espaço que ocupamos na Via Lactea? Por que o Sol não seria um sistema duplo, ou triplo? Será que já não se percebe “algo estranho” no campo gravitacional de alguns de nossos planetas? Bem, não sou pessimista;gostaria que aqueles que tem respostas, as divulguem, no momento certo, de forma honesta e responsável

  34. Isso tudo que você escreveu pode até significar alguma coisa, mas você realmente acha que se houver um Nibiru que possa causar tanta devastação e pânico ao mundo pondo fim às relações jurídicas, e dando vida ao caos generalizado… Você realmente acha que alguém iria tornar oficial esta informação, antes da iminência do fato, tendo em vista o terror que se abateria sobre a Terra acompanhado da ruína do funcionamento de todos os sistemas que conhecemos?
    Você acha que alguém sensato chegaria há 4 anos ainda de algo terrível e simplesmente gritaria aos quatro ventos: “O mundo como nós conhecemos vai ruir em 2012!”?
    Sugiro que dê uma lida no artigo do Prof. Salvatore de Salvo sobre o porvir.
    Abraço.

    • Rodrigo Gregorio em 20/01/2009 às 00:38
    • Responder

    Realmente é improvável que o astro hipoteticamente citado , entre no sistema solar interno exatamente nesse ano , quando o próprio Zecharia Sitchin , não acredita que nessa data daria-se o retorno desse astro.

    Porém fiquemos atentos para surpresas que poderão acontecer no planeta no final desse ano.

    Ninguém quer isso ,todos temos planos , mas não adianta tampar o Sol com uma peneira ,literalmente…

  35. É isso mesmo: o medo dá lucro aos profetas do apocalipse… comprem seus livros e doem seu dinheiro para os apocalípticos…

  36. Há situações que chego a rir lendo o que você escreve, exemplo:

    “Os profetas do apocalipse que andam sempre acompanhados de um livro para nos vender”…

    He,he,he!!!

  1. […] 2012: o Planeta X não é Nibiru « Eternos Aprendizes […]

  2. […] sim. Sim. Não existe tal objeto como o planeta Nimburu (Nibiru) ou qualquer objeto similar a […]

  3. […] Tendo em vista os diversos alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia‘, vamos postar uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos impossíveis. Esse é o segundo artigo que fala sobre o suposto Planeta X e sua alegada associação com o hipotético planeta Nibiru. […]

  4. […] grande” quero dizer uma entidade cósmica incontrolável (por exemplo: o Planeta X, Nibiru ou uma tempestade solar “assassina”), e por “nós” me refiro a todo o […]

  5. […] grande” quero dizer uma entidade cósmica incontrolável (por exemplo: o Planeta X, Nibiru ou uma tempestade solar “assassina”), e por “nós” me refiro a todo o […]

  6. […] um exemplo: o tal do Nibiru. Já foi explicado dezenas de vezes, como por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, que o fictício Nibiru não […]

    • 2012: o que não vai mudar em 15/07/2012 às 23:54

    […] 5)  O Planeta X não é NIBIRU […]

  7. […] mais uma vez, é falsa a existência de Nibiru, tal como afirmam!Para saber mais clique aqui, aqui e aqui. __spr_config={pid:'4eeb6c11396cef089600005c',title:'Nibiru – A Saga […]

  8. […] confirmada – seja por telescópio ou por outros meios – que suporta a existência de tal objeto Nibiru. Também não há nenhuma evidência de quaisquer efeitos gravitacionais em quaisquer dos outros […]

  9. […] Oh yes… Yes, there is no such a thing as planet Nimburu [Nibiru] or whatever they […]

  10. […] 2012: o Planeta X não é Nibiru […]

  11. […] grande” quero dizer uma entidade cósmica incontrolável (por exemplo: o Planeta X, Nibiru ou uma tempestade solar “assassina”), e por “nós” me refiro a todo o […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!