Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X

Tendo em vista os diversos alertas e notícias falsas sobre tragédias a ocorrer no ano de 2012  alegando o  suposto ‘fim do calendário Maia’ em 2012, vamos postar uma série de artigos para desmistificar esses cenários apocalípticos impossíveis. Primeiro falaremos sobre a suposta vinda do alegado cometa de 2012.

2012: No Comet (2012: Não Haverá Cometa)

[ Tradução do artigo escrito por Ian O’Neill na Universe Today ]

Impacto de cometa na Terra

Impacto de cometa na Terra

De acordo com os defensores do apocalipse em 2012, algo bem grande chegará até nós. Por “algo grande” quero dizer uma entidade cósmica incontrolável (por exemplo: o Planeta X, Nibiru ou uma tempestade solar “assassina”), e por “nós” me refiro a todo o planeta Terra. Dar apoio a cenários apocalípticos em 2012 baseando-se no antigo calendário Maia parece estar tomando velocidade entre autores, sites web, documentários e (pessoalmente meu favorito) os vídeos no Youtube. De acordo com eles, algo de mal se sucederá em torno da data de 21 de dezembro de 2012. Provavelmente a diferença mais interessante entre os cenários apocalípticos de 2012 e as profecias apocalípticas do passado é que quase todos os possíveis portadores do apocalipse (e os impossíveis… ou implausíveis) se auto-proclamam assassinos do planeta.

Por isso, neste artigo vamos abordar outro cenário apocalíptico astronômico, passaremos em revista a teoria de que um cometa atualmente vindo do espaço profundo fará sua lenta aproximação final em sua órbita parabólica até a Terra. Mas, antes que você fique preocupado, alegre-se em saber que a teoria do impacto cometário em 2012 é tão sólida como um saco vazio – não existe nenhum objeto observado lá fora e certamente não existe nenhuma evidência sugerindo que poderá haver um impacto cometário em 2012…

Vejamos aqui a razão…

Vendendo o apocalipse

Em quatro anos a partir de hoje (21 de dezembro de 2012), o mundo chegará a seu fim de acordo com alguns indivíduos equivocados. Os apocalípticos sempre começam seus argumentos usando um antigo calendário (além de uma alta dose de Códigos da Bíblia, I Ching e antigas escrituras cuneiformes sumérias) para apoiar suas novas e engenhosas formas em que o mundo acabará. Desgraçadamente, a maior parte das teorias está baseada em má interpretação científica super promovida e simples mentiras. Normalmente há algum livro a venda ou algum site da web querendo se promover. Além disso, sabemos que não há nada mais rentável que o medo.

Antiga profecia maia (mistério) + má interpretação científica (mentira) = medo + potencial para ganhar dinheiro

Antiga profecia maia (mistério) + má interpretação científica (mentira) = medo + potencial para ganhar dinheiro

É interessante destacar que Ian O’Neill começou a escrever para Universe Today há justamente um ano, exatamente cinco anos antes do dia final do calendário Maia. Embora tal fato trata-se de uma mera coincidência, essa data é propícia para escrever-se um artigo sobre o ano de 2012 expondo os mitos em volta dessa idéia.

Provavelmente você dever ter visto a proliferação de anúncios do “Cometa de 2012″ em um amplo conjunto de web sites, assim decidi-me investigar esta teoria em particular para ver se há algo de verdade atrás das afirmações de que um cometa (ou “planeta-cometa”) está se aproximando da Terra em uma rota de colisão. Para encurtar uma longa história, posso dizer categoricamente que não há nenhum impacto cometário iminente. Qualquer acusação de sonegação de informação por parte do governo serve para esconder a ciência podre que citam os apocalípticos (igual a conexão Planeta X/Nibiru). Se realmente querem conhecer a história toda, continuem a ler…

Ameaça do cometa?

Antes de observar as afirmações por conta deste cenário apocalíptico, primeiro devemos estudar qual o risco do planeta Terra sofrer realmente um impacto de um cometa. Sabemos que a Terra já passou por choques e é praticamente certo que teremos novos impactos no futuro. Mas o horizonte está limpo por pelo menos algumas décadas para um novo cometa ou asteróide ofensor. De fato, os meteoróides em forma de pedaços de rocha são muito mais numerosos que os cometas gelados no sistema Solar. A Terra recebe impactos de vários meteoróides rochosos de tamanho consideráveis a cada ano (tomamos como exemplo o 2008 TC3, o primeiro impacto de meteoróide atmosférico previsto e que foi acompanhado).

A sonda da NASA Deep Impact pousou no comet Tempel 1 (NASA)

A sonda da NASA Deep Impact pousou no comet Tempel 1 (NASA)

Embora raros, os impactos planetários por cometas realmente ocorrem. Como já nos demonstrou o cometa Shoemaker-Levy 9 em 1994 quando fragmentos de 2 km de diâmetro desse objeto bombardearam a atmosfera de Júpiter, não devemos ser complacentes ao considerar um grande evento de impacto por cometas ou asteróides. O deslumbrante espetáculo de luz do cometa Shoemaker-Levy 9 na realidade estimulou os esforços para incrementar as pesquisas no céu vasculhando-o em busca de possíveis eventos de impactos catastróficos. Embora já se tenha identificado um vasto número de objetos próximos à Terra (NEOs), um número muito pequeno  de NEOs tem sido considerado como de algum risco.

Fragmentos do cometa Shoemaker Levy 9 em 17-05-1994

Fragmentos do cometa Shoemaker Levy 9 em 17-05-1994

O asteróide de 270 metros de diâmetro 99942 Apophis provocou uma grande revolução em 2.006 quando se converteu no asteróide com maior valor na escala de Torino de perigo de impacto. Espera-se agora que Apophis passará de forma segura perto da Terra em 2.029, mas dependendo do desvio gravitacional provocado por a Terra em 2.029, Apophis poderá passar através de um “buraco de ferradura” gravitacional, criando outra possibilidade de impacto em 13 de abril de 2.036. Ainda assim, as possibilidades não merecem que sejam feitas apostas: você colocaria seu dinheiro em uma possibilidade de 1/45.000 de impacto do Apophis em 2.036?

Apophis será examinado minuciosamente em 2.029

Apophis será examinado minuciosamente em 2.029

Existem outros corpos rochosos vagando lá fora, mas estes são na maior parte benignos. Certamente esses objetos não são uma ameaça para a vida cotidiana em 2012. Não obstante, devemos ser conscientes de que os asteróides são uma ameaça muito real para a humanidade no futuro. Como resultado de este aumento na consciência, tem-se descoberto e rastreado outros NEOs. Objetos tais como o 2.007 VK184, um asteróide de 130 metros de diâmetro pode causar problemas em um futuro próximo, mas a probabilidade de impacto ainda é extremadamente baixa. Os astrônomos da pesquisa do céu denominada Catalina Sky Survey estimam umas poucas datas de impacto para 2.007 VK184, mas as possibilidades nunca superam o valor de 0,037% para impacto com a Terra nos próximos 100 anos. Outros asteróides estão sendo atualmente rastreados e podem causar certa preocupação dentro de um século (embora nenhum ultrapasse o nível 1 da escala de Torino, e se isso ocorrer, a tendência natural é que voltem a cair para o nível 0 – “normal”).

Para abreviar, os céus estão livres de quaisquer impactos iminentes (certamente nos próximos 4 anos) de um asteróide. Os cometas não trazem tampouco um risco significativo. Não há nenhuma evidência astronômica que apóie outra opção.

Esse cenário não impede que organizações tais como a Fundação B612 do ex-astronauta da NASA Rusty Schweickart de planificar possíveis ameaças futuras de asteróides/cometas. Embora os filmes de Hollywood tentassem nos convencer que era uma boa idéia apenas explodir um cometa com uma bomba nuclear, a Fundação B612 não está de acordo. De fato, tal ação poderá ser péssima idéia. O que temos que ter em mente quando lemos sobre estudos de NEOs ou técnicas de desvio de asteróides/cometas é que necessitamos um grande período de tempo antecipado para ter alguma esperança de desviar o possível evento catastrófico de impacto. Tal não implica em uma preocupação imediata, é simplesmente uma precaução para salvaguardar o futuro próximo de nosso planeta.

Será esse retângulo uma evidência de cometa? Planeta X? Nibiru? o que quer que seja.? estará esse vazio retangular no Google Sky escondendo algo?

Será esse retângulo uma evidência de cometa? Planeta X? Nibiru? O que quer que seja? Estará esse vazio retangular no Google Sky escondendo algo?

A alegada conspiração do Google para o Cometa de 2012

Então, ao que tudo indica hoje, estamos a salvo de qualquer impacto astronômico. Isso não é o mesmo que dizer que não nos impactará um pequeno meteoróide. As grandes bolas de fogo têm ocorrido regularmente (lembrem-se do bólido de 21 de novembro no Canadá, e a mais recente bola de fogo em 6 de dezembro no Colorado, o maior desses fenômenos possivelmente foi causado por um meteoróide rochoso de 10 toneladas). Tampouco é como dizer que não descobriremos mais NEOs em curso nos próximos quatro anos (poderíamos, em tese, descobrir um objeto ameaçador amanhã), mas o ponto é que não existe hoje absolutamente nenhuma evidência de que um impacto cometário que acabe com nossa civilização terá lugar justamente em 2012. Qualquer afirmação em contrário é totalmente infundada.

Então, por que vemos tantos anúncios tratando de vender a teoria do “Cometa de 2012? Até onde posso dizer, está baseado em provas muito tênues. Então, vamos então acessar o aplicativo Google Earth para ver onde está o problema…

Se você tem instalado o Google Earth em teu computador pessoal, você ganhou a capacidade de olhar “acima” também, não só para a superfície da Terra. Mudando o software para observar o céu noturno, podemos ver as constelações e o programa nos guiará em uma deslumbrante viagem pelo o universo observável. Apesar desta sobrecarga de informação, o Google estaria escondendo algo de nós? Esta organização baseada em um descomunal motor de busca está tentando ativamente ocultar-nos as observações de um cometa que se dirige para nós?

Oriente o Google Earth para RA:5h 54m 00s, Dec: -6° 00′ 00″ e execute o zoom. Se você não tem o Google Earth, esta região pode também ser encontrada na versão on-line do Google Sky. Você verá então um espaço vazio retangular (também conhecido como a “Anomalia de Google” nas imagens celestes), justamente ao lado da Nebulosa de Órion, ao sul do Cinturão de Órion.

Nota: a constelação de Órion e conseqüentemente a “Anomalia de Google” estão em uma posição muito conspícua do céu noturno, observável com facilidade nos hemisférios norte e sul .

Este vazio é só aparente ao observarmos os dados óticos. Se você alternar o conjunto de dados para o estudo de microondas realizado pela Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson (WMAP) encontrará este vazio preenchido com dados.

Da mesma forma, os dados infravermelhos também cobrem essa região bastante bem, como podemos observar na imagem abaixo:

Usando a ferramenta Google Sky para consultar as pesquisas óticas, de infravermelho (IRAS) e de microondas (WMAP). Nota-se aqui que a anomalia não aparece nem em infravermelho nem para micro-ondas...

Usando a ferramenta Google Sky para consultar as pesquisas óticas, de infravermelho (IRAS) e de microondas (WMAP). Nota-se aqui que a anomalia não aparece nem em infravermelho nem para micro-ondas…

Então, a teoria da conspiração afirma que o Google está ocultando observações de um cometa que se aproxima. Mas existe outra alternativa para a teoria de conspiração do cometa: o cometa também é conhecido às vezes como o “planeta-cometa” e assim seria um candidato a Planeta X (mas eu pensava que o Planeta X era um candidato a anã marrom?). Sim, o Planeta X seria causa raiz de todos os cenários apocalípticos…

Vamos resumir a seguir o tema do Planeta X de forma breve:

1) Os dados do observatório orbital IRAS

O planeta X? Essa é uma imagem comum nos sites web sobre o Planeta X. É este o tal Planeta X ou simplesmente uma galáxia jovem? (fonte possível: NASA)

O planeta X? Essa é uma imagem comum nos sites web sobre o Planeta X. É este o tal Planeta X ou simplesmente uma galáxia jovem? (fonte possível: NASA)

O Satélite Astronômico Infravermelho (IRAS) foi um telescópio orbital que durou apenas 10 meses em 1.983. Realizou uma pesquisa em infravermelho de todo o céu, dando como resultado algumas fantásticas observações de galáxias jovens ultra-luminosas e de “cirros” intergalácticos. Não obstante, antes que estes objetos fossem identificados formalmente, a mídia, em particular o Washington Post, apontou que alguns destes objetos poderiam ser o legendário Planeta X, nas imediações do nosso Sistema Solar. Esta é uma das teorias chave que os apocalípticos citam como o fato de que o Planeta X existe. Usando uma lógica duvidosa, vários autores afirmam que estas observações iniciais demonstram que o Planeta X é, de fato, o planeta sumério “Nibiru”. Nibiru é por tanto uma anã marrom. Nesta teoria, morte e destruição se seguirá rapidamente, incluindo a aparição de uma raça alienígena conhecida como Annunaki (nossos ancestrais alienígenas) que querem que a devolução para eles do planeta. Isto soa como maravilhosa ficção científica, mas sem nenhum embasamento em fatos científicos.

Então será este “cometa de 2012” realmente o tal Planeta X? Se é assim (passando por alto o fato óbvio de que um cometa não é um planeta e muito menos uma anã marrom), por que a Anomalia de Google só é uma mancha em dados ópticos? Se Google e a NASA estão tentando ocultar as provas de um “cometa” (eliminando uma região de dados óticos), certamente eles também teriam removido os dados de IRAS? Em qualquer caso, os dados de IRAS não mostram mesmo nenhum objeto na região da tal anomalia (confira no pequeno retângulo à esquerda da imagem, na parte inferior). Além disso, por que o Google deixaria uma janela tão óbvia nos dados ópticos, quando os mesmos poderiam ter sido eliminados apagando o tal suposto objeto “planeta-cometa” do conjunto de dados?

A conclusão é clara: a anomalia de Google é de fato causada por dados perdidos, pura e simplesmente. Não há ali nenhum cometa, é simplesmente causada devido à falta de dados, e tal não demonstra a existência de algo sinistro.

2) Olhe para cima!

Se você necessita de algo mais para convencer-se de que a teoria do “cometa/Planeta X de 2012” é uma completa estupidez, pense na posição proposta para este cometa. A região do céu relacionada com a anomalia de Google está bem visível para a maior parte do planeta ao longo do ano, dado que esse retângulo está situado na constelação de Órion  justamente na vizinhança de algumas das estrelas e nebulosas mais conhecidas e estudadas (exemplos:  Nebulosa da Cabeça do Cavalo e Grande Nebulosa de Órion). Se alguém tem suspeita sobre a anomalia de Google, por que não olhar diretamente por si mesmo? Os astrônomos amadores têm acesso a equipamentos óticos muito avançados, assim creio que se houvesse alguma suspeita do “planeta cometa” na região, esse objeto já sido observado (sem a ajuda do Google Sky).

Conclusão final

A verdade é que a teoria de a conspiração sobre o Planeta X é errônea, mas a teoria do cometa de 2012 é ainda pior. As possibilidades de que um grande planeta passe através do Sistema Solar interior em 2012 são as mesmas de as de um impacto cometário nessa data: nenhuma.

Não podemos prever o futuro, e nenhuma profecia antiga jamais apontará a existência de um cenário astronômico moderno de “fim do mundo”. Estou seguro que 2012 será um ano significativo por razões espirituais e religiosas, não estou debatendo isso. Não obstante, que os apocalípticos usem a ciência moderna para demonstrar suas criações apocalípticas imprecisas para seu lucro pessoal não só é somente irresponsável, mas também danoso para a nossa sociedade.

Perguntas e respostas sobre o mito de Nibiru e o fim do mundo em 2012

Leia também:  O mito de Nibiru e o fim do mundo em 2012 por David Morrison

Committee for Skeptical Inquiry (inglês): The Myth of Nibiru and the End of the World in 2012

David Morrison é cientista do Instituto de Astrobiologia da NASA, onde, entre outras responsabilidades, responde as perguntas recebidas via internet “Pergunte a um astrobiólogo“. Morrinson é membro do Comitê de Investigação Cética (CSI – Committee for Skeptical Inquiry) e autor de numerosos livros e artigos. Morrison é um dos homenageados com a Medalha Carl Sagan da Sociedade Astronômica Americana por suas contribuições à compreensão pública da ciência.

Fontes e referências:

AstroPT: 2012 – Fim do Mundo

Eternos Aprendizes:

astroengine.com: 2012 por Ian O’Neill

Universe Today por Ian O’Neill:

Bad Astronomy: The Planet X Saga: Introduction

._._.


117 comentários

11 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Este povo está desesperado para o fim do mundo ou querendo lucros para enganar pessoas!

  2. Boa noite!estarei viajando de portugal para Brasil justamente durante a madrugada de 21/12 nesta semana,e estou preocupada se a atividade solar no seu grau maximo de atividade,afetaria a comunicaçao entre as torres e a aeronave.Estou preocupada,se convem cancelar minha viagem.Obrigado!

      • ROCA em 18/12/2012 às 07:40
        Autor

      Faça uma boa viagem!

  3. Olá!
    Estou preocupada,pois estarei viajando de Portugal para Brasil,durante a madrugada de 20 para 21/12/12,nesta quinta feira,e em um artigo postado aqui,sobre a amaxima da atividade solar,diz que poderia afetar GPSs,controle de trafego aereo,e é justamente porqueestarei viajando de aviao,e nao se sabe a que horas se dara esse pico maximo de atividade solar.Convem cancelar minha viagem nesse dia?Obrigado!

    • Bruno Cavalcanti em 05/09/2011 às 20:46
    • Responder

    Olá Roca.

    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo site, feito para nós, amantes da astronomia. Vejo-o há muito tempo, inclusive adicionando-o aos meus favoritos. Bem, creio eu que este assunto sobre 2012 já está mais do que esgotado no que se refere a um Planeta “X” – como você mostrou muito bem em seus artigos. A NASA já proporcionou uma entrevista à imprensa explicando que sim, está interessada na descoberta de um possível planeta do nosso sistema solar. Entretanto, não é com relação a isso que me preocupo (2012 ou Nibiru): desde 2009 tanto nos EUA quanto em algumas partes da América, está havendo um estoque de container’s que supostamente, estariam guardados caixões com capacidade para quatro ou mais corpos. Vi um video de um cidadão que passou pela linha vermelha (uam das várias áreas que eles estão guardados) que mostra quilômetros de container’s espalhados ao longo da rodovia, bem longe das zonas portuárias. Até onde sei, isso também está acontecendo em toda costa leste americana. Alguns colegas que moram lá dizem que algo muito estranho vem acontecendo. Não só isso, mas recentemente a FEMA lançou uma propaganda no mínimo, curiosa – pra não dizer, estranha. Compreendo que este departamento norte-americano de Administração de Emergências visa à segurança de sua população diante da multiplicação dos desastres naturais – não só lá mas em todo o globo terrestre. Portanto, nada mais natural promover campanhas de conscientização. Contudo, o video publicado pela FEMA foge ao bom senso e ao alerta de catástrofes naturais conhecidas por nós. Recentemente, a NASA também publicou uma mensagem aos familiares de seus funcionários na voz do Dr. Bolden.

    Pra finalizar, existe um material farto de videos e imagens de construções em áreas pouco povoadas no território americano que em muito se assemelha aos campos de concentração na época da Alemanha nazista. Não sei se realmente vai acontecer algo de proporções globais em um curto espaço de tempo, mas que há algo estranho no ar, isso há – não tenho a menor dúvida.

    Abraço.

  4. onde tem dinheiro e poder tem mentiras e traições. mesmo que exista alguma verdade ela não vai ser revelada agora por varios motivos, mais de uma coisa muita gente tem que concordar. o mundo precisa de novos rumos. abração

  5. Bom dia a todos.
    Eu já suspeitava que nada acontecerá em 2012, pois as explicações são óbvios. Mas mesmo que um objeto que nem um cometa, planeta X ou esse Nibiru tivesse algum risco de colidir com o nosso querido planeta, os cientistas ja teriam descoberto devido a sua massa e o diâmetro (por favor me corrigir se eu estiver errado).
    Eu quero agradecer o autor desse blog por essa informação e pelo excelente trabalho.
    Eu entendo muito pouco sobre esse assuntos, mas informações dadas são bem “atraentes”.

      • ROCA em 30/08/2011 às 17:04
        Autor

      Danilo, o que você afirmou está plenamente correto. Um objeto deste porte já teria sido detectado pelos olhos atentos não só dos astrônomos profissionais como também dos milhares de amadores de plantão que vasculham o céu….

  6. Lembramos aos nossos leitores que os comentários que desrespeitarem os Termos de Uso do Blog não serão publicados.

    Para saber as regras: http://eternosaprendizes.com/termos-de-uso/

    Façam bom uso do blog, afinal este é um espaço para troca de conhecimento.

  7. Se for mentira ou verdade, eu estou na torcida, que seja verdade’, e que aniquile essa raça burra e suja que é o ser humano’… a todos nós’… =D eu quero ver o oco’, quero vcer a destruição e o inicio de uoutros seres’… o homemdeixou de ser homem… agora somos robóticos cidadãos’..

      • ROCA em 11/08/2011 às 20:28
        Autor

      Você quer ver sua própria morte? Humm….

  8. esse retangulo é só para atrair uma investigaçãoque não leva a nada;está sendo usado para despistar.este evento só pode ser observado do Polo sul,em determinada época e horas bem determinadas;americanos,ingleses e russos estão monitorando .as loucuras climáticas,terremotos e erupções atípicas,são devido a esse evento;

  9. Concordo plenamente. Teoria totalmente estúpida apenas para ganhar mídia e etc. Como dito em outras teorias o nome desse cometa que está se aproximando é “Hercólobus”. Mais não acho que essa teoria esteja correta, pois o mundo não se acaba, apenas as pessoas. Nem mesmo Deus sabe quando será o fim do mundo para estas pessoas, cientistas, observadores e tais saberem.

  10. Muito Obrigado Roca!
    Sinto-me constrangido em temer essas baboseiras de “fim do mundo”, mas, é pq faz parte do desconhecido e fico inseguro com tanta repercussão.
    Confesso que sou “fraco” tenho medo pelos meus filhos, pois vi aqui em meu Estado alguns casos sérios como de um pai que matou a família toda e cometeu suicídio. Isso é grave! Mexe muito com nosso emocional.
    Obrigado por esclarecer minha dúvida. Continuo com receio de que aconteça algo muito trágico com nosso planeta e que fatalmente iremos sofrer. O jeito é esperar pra ver!

  11. Boa Noite,
    Estava lendo seus posts sobre 2012 e resolvi pesquisar um pouco mais em outros sites e encontrei algo que realmente me deixou intrigado neste site http://uniaoconsumidores.org/Como_Sobreviver.html
    Poderia me dar alguma explicação ciemtífica de que isto realmente possa acontecer com o Rio Grande do Sul, já que é o Estado onde resido.
    Desculpe a ignorância mas estou realmente preocupado.
    Obrigado

      • ROCA em 25/06/2010 às 10:05
        Autor

      Leoncio

      Mentira! Não se preocupe, pois trata-se de mais um site que “vende o apocalipse”. É impossível aos oceanos subirem de nível tão rapidamente em menos de 3 anos. Isso é um grande absurdo para aterrorizar as pessoas.

      Sabemos que o nível dos oceanos vai subir ligeiramente nos próximos 100 anos, mas ficará algo na faixa do 15 a 30 centímetros, como foi o comportamento que aconteceu nos últimos 150 anos.

      Veja o gráfico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Recent_Sea_Level_Rise.png

  12. Todo mundo esta ciente que muita coisa ocorrendo com nosso sistema solar é algo comum pois estamos em uma mudança climatica que ocorre frequentemente em um determinado tempo. Quanto a objetos invisiveis para telescópios atuais foi criado um telescópio sofisticado para rastrear os céus em infravermelho real, o WISE. Mas devemos nos preocupar realmente é o que nos estamos fazendo em realação ao nosso mundo e não só criando ideias ou seguindo ceitas ou sendo mesmo ceticos a problemas reais que estão ocorrendo.
    Esta materia foi muito boa mas não devemos se esquecer que o nosso planeta é minusculo e sensivel no universo e sim pode haver uma colisão com algum objeto celeste não detectado ainda, agora esse papo de gabiru ou de nemesis ou hercobulus isso é conto da carochinha. Pode haver sim um planeta em orbita alienada em relação a nossa mas dai já teria sido detectado, e um planeta não pode causar mudanças no nosso Sol ou Jupter já teria feito afinal ele é o maior planeta do nosso sistema. A não ser que este planeta seja de anti-materia(coisa que eu duvido muito que possa existir aqui no nosso sistema).
    Portanto parem de viajar na maionese e ajudem a cuidar do nosso planeta pois no nosso sistema é o unico que existe vida como conhecemos e se queremos continuar existindo lutem para ele continuar com vida.

  13. talvez da próxima vez não tenhamos tanta sorte.

      • ROCA em 19/03/2010 às 18:01
        Autor

      Caro Fernando,

      Não é tão dramático quanto parece.

      Esta notícia que você postou não está correta, ela está desatualizada. Eu falei já disso aqui em detalhes:
      http://eternosaprendizes.com/2009/03/03/asteroide-2009-dd45-passou-de-raspao-pela-terra-nesta-segunda-feira/

      Vejamos:

      1- 2009 DD45 tinha menos de 19 metros de diâmetro. Com este tamanho, se fosse meramente rochoso (condrita), ele não chegaria ao solo, explodiria na atmosfera superior. Se fosse composto de Ferro poderia chegar ao solo mas fragmentado com danos bem menores e velocidade reduzida (velocidade terminal de 200 a 300 km/h).

      2- O 2004 FU162 era MENOR. Apenas 6 metros de diâmetro e totalmente inofensivo. Jamais atingiria o solo…

      3- O objeto do tamanho do que explodiu em Tunguska ocorre a cada 100-200 anos. Estamos esperando um novo Tunguska possivelmente venha ainda no século XXI. Esperamos que o dito vilão caia no mar, pois afinal, o globo terrestre tem 2/3 cobertos por água…

      Obrigado pela participação, ok?

  14. Um asteróide de tamanho semelhante ao que caiu em Tunguska, na Sibéria, em 1908, provocando uma explosão com a força de mil de bombas atômicas, passou bem perto da Terra na segunda-feira, informaram astrônomos nesta terça.

    O asteróide 2009 DD45, que tem entre 21 e 47 metros de comprimento, “roçou” o planeta às 13h44 GMT de segunda-feira, segundo o site da Sociedade Planetária. A notícia apareceu também em vários blogs de astrônomos de todo o mundo.

    Seu tamanho estimado é semelhante ao do asteróide ou cometa que explodiu em Tunguska, na Sibéria, no dia 30 de junho de 1908, destruindo 80 milhões de árvores em uma extensão de mais de 2 mil quilômetros quadrados.

    O 2009 DD45 foi localizado no sábado passado pelos astrônomos do centro de vigilância de Siding Spring, na Austrália, e então verificado pelo Centro Internacional Astronômico de Planetas Menores (MPC), que cataloga os corpos do Sistema Solar.

    Segundo esta lista, o asteróide que chegou mais perto da Terra até hoje foi o 2004 FU162, de aproximadamente seis metros, que passou a 6.500 quilômetros de nosso planeta em março de 2004.

  15. Olá Roca.. bom saber que o site já está bem atualizado com as informações do Wise, mas gostaria de focar no ponto do artigo científico, que diz que os objetos estelares podem ser tão escuros a ponto de, a grande maioria dos telescópios não os enchergarem, não é nenhuma apologia a destruição como o pessoal vem tratando esse tema de 2012, só quis colocar um ponto de que… quando alguém diz, ‘Não há objetos próximos o suficiente da terra, ou em rota de colisão”, pode ser equivocado, pois, se dados científicos são do tipo “descobrimos mais uma coisa”, quer dizer que não estamos preparados para avaliar com certeza o que existe ou não la fora, então dizer que não há nada p/ se preocupar, é deixar de lado o próprio conhecimento condicional e sua evolução. Nossa tecnologia esta avançando cada vez mais, mas diria que se existisse uma escala para avalia-la de 0 à 100, chutaria nos 0.1%, quero dizer, não podemos nos deixar levar a alusão que temos algum controle. O que eu disse aqui, não é alguém que disse, é o que toda a história nos mostra.
    Existe uma grande diferença entre as três afirmações: “vai acontecer”, “pode acontecer”, “não vai acontecer”.
    Também sou a favor do ultimo comentário do Rui.

      • ROCA em 10/03/2010 às 10:04
        Autor

      Tony,
      Você não está entendendo o tema do artigo então vou explicar novamente.

      Você questiona esta frase:
      “Não há objetos próximos o suficiente da terra, ou em rota de colisão”

      NÃO FOI ISSO O QUE DISSEMOS.

      O que dissemos é

      ‘Não há objetos CONHECIDOS de GRANDE PORTE, COMO UM PLANETA OU COMETA próximos o suficiente da Terra, ou em rota de colisão até 2012“.

      Viu a diferença?

      Há uma grande mudança no sentido de uma sentença quando se omitem trechos ou termos relevantes.

      Pode ser que hajam objetos pequenos em rota de colisão nos prómixos anos, mas isto não importa, pois objetos menores explodem antes de atingir o solo, e se atingem o solo fazem pequenos ou nenhum dano.

      Medite sobre isto.

  16. Para complicar um pouco mais essa questão, trago alguns fatos novos.
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=asteroides-escuros-perigosos-descobertos-vizinhancas-terra&id=010130100309

      • ROCA em 09/03/2010 às 10:55
        Autor

      Tony,
      A notável pesquisa de ‘todo-o-céu’, que está em andamento, WISE tem sido amplamente divulgada aqui:

      WISE revela seu primeiro cometa: o “P/2010 B2 (WISE)”

      WISE descobre seu primeiro asteróide: 2010 AB78

      Missão WISE revela suas primeiras imagens de sua pesquisa de todo-o-céu

      Complicar a questão? Mas a questão não é complicada. Esperamos encontrar centenas de objetos bem além do Cinturão de Kuiper nos próximos anos.

      Este tema foi discutido aqui:

      A procura do Planeta X: poderá um mundo do tamanho da Terra estar orbitando no Sistema Solar Exterior?

      OK?

  17. ROCA :
    +++ Sobre tempestades solares:
    2012: Não haverá tempestade solar assassina
    +++ Sobre o campo magnético da Terra:
    2012: Não haverá inversão dos pólos magnéticos da Terra

    Sobre tudo o que referiu apenas posso comentar isto: A NASA sabe que as tempestades solares têm aumentado consideravelmente e sabem, também, que irão piorar entre os anos 2011 e 2013. Por causa disso lançaram o tal satélite para observar o sol e fazerem então os seus estudos e possíveis previsões com bases científicas. Se haverá ou não uma tempestade solar assassina ninguém sabe, mas interferências nas comunicações globais haverá de certeza.
    Sobre o campo magnético terrestre, embora alguns cientistas alemães estejam em desacordo com os métodos de pesquisa científica que nos trouxeram estas notícias, sabe-se actualmente que o sismo que houve no Chile foi o suficiente para fazer com que o eixo terrestre se desalinhasse à volta de 8 cm. Sabe-se que na década passada houve um outro desalinhamento de 6 cm. Tudo somado faz dá-nos 1 a 2 micro-segundos de diferença horária, fazendo com que os dias terminem mais 1 a 2 micro-segundos mais cedo agora do que na década passada. Sobre a inversão dos polos, sabe-se que é possível e que já aconteceu há não sei quantos milhares de anos atrás. Portanto, muita coisa pode acontecer até 2012.

  18. ROCA :
    Rui,
    Meu caro, confesso que nós não entendemos o último parágrafo de seu comentário uma vez que o que o artigo acima diz é que NÃO HAVERÁ COMETA ASSASSINO EM 2012 (ele fala da falsa previsão e da pseudo-ciência).
    Talvez você não tenha reparado na palavra ASSASSINO, não é?

    Mas a ciência muitas vezes não prevê cometas que por vezes surgem no sistema solar… E só quando qualquer astrónomo amador é que consegue ver esses cometas é que vêem os cientistas astrónomos a dizer “Descubriu-se tal cometa e tal”…
    Como disse no outro post, ainda há uma semana atrás houve uma chuva de meteoritos a explodir em várias partes do mundo, incluindo na cidade de Toronto (Canadá), foi algo que assustou muita gente, e os cientistas nem sabiam como aconteceu tal fenómeno meteorológico! Nem imaginavam sequer que fosse haver uma chuva de meteoritos daquelas, que tanto apavorou populações inteiras como vários pilotos de aviação que viram em primeira mão os tais meteoritos a passar mesmo junto aos aviões…

    A ciência não prevê tudo o que aontece no campo de astronomia. Infelizmente ainda estamos um bocado atrasados nisso.

    Além disso, a NASA ainda no início de Janeiro deste ano (2010) lançou um satélite para o espaço para tentar saber o que realmente se passa com o Sol e o que virá nos próximos tempos. Nem isso a NASA sabe, e muito menos o que acontecerá em 2012…

    E mais uma coisa: a Profecia Maia não é só Nibiru… nem cometa… é muito mais do que isso.

      • ROCA em 08/03/2010 às 10:01
        Autor

      Rui,
      Profecia Maia não é só Nibiru… nem cometa… é muito mais do que isso

      Infelizmente é mais do que isso, mas nós postamos 9 artigos aqui para esgotar este tema na categoria 2012.

      São eles:

      Entrevistas e depoimentos de cientistas:

      2012: Don Yeomans cientista da NASA e coordenador do programa NEO explica o que não vai acontecer
      http://eternosaprendizes.com/2009/11/12/2012-don-yeomans-cientista-da-nasa-e-coordenador-do-programa-neo-explica-o-que-nao-vai-acontecer/

      Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o que (NÃO) vai acontecer em 2012 e explica o alinhamento galáctivo, que ocorre anualmente…
      http://eternosaprendizes.com/2009/02/20/2012-universe-today/

      +++ Sobre tempestades solares:

      2012: Não haverá tempestade solar assassina
      http://eternosaprendizes.com/2009/02/11/2012-nao-havera-tempestade-solar-assassina/

      +++ Sobre o campo magnético da Terra:

      2012: Não haverá inversão dos pólos magnéticos da Terra
      http://eternosaprendizes.com/2009/02/03/2012-nao-havera-inversao-dos-polos-magneticos-da-terra/

      +++ Calendário Maia e o Fim-do-Mundo?

      2012: Não Haverá o Fim-do-Mundo
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/26/2012-nao-havera-juizo-final/

      +++ Sobre Planeta X / Nibiru / Hercólubus / Nemesis / Cometa assassino…

      2012: Não haverá Planeta X
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/22/2012-nao-havera-planeta-x/

      2012: o Planeta X não é Nibiru
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/18/2012-o-planeta-x-nao-e-nibiru/

      2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/12/2012-nao-havera-nenhum-cometa-assassino-nibiru-ou-planeta-x/

      +++Sobre 2012 (o filme):

      Seth Shostak do instituto SETI fala sobre o tema 2012 e comenta o filme
      http://eternosaprendizes.com/2009/10/23/seth-shostak-do-instituto-seti-fala-sobre-o-tema-2012-e-critica-o-filme/

  19. Muito bom trabalho , o melhor que já vi a respeito.
    Todo ano ouvimos sobre fim do mundo, destruição
    Deveriam pensar mais em nossas crianças, nossos jovens , precisamos de estímulo e não desse lixo que é colocado na net .
    Já que estão criando polêmica sobre o assunto do google o próprio google e a nasa podiam vir a público e explicar o que causou tal problema se é que já não o fizeram .

      • ROCA em 08/03/2010 às 09:54
        Autor

      Luiz,
      A NASA (entidade) não o fez, pois não há muito sentido a um órgão científico ficar se envolvendo com pseudo-ciência.

      Entretanto, alguns renomados cientistas (alguns da NASA) vieram ao público para esclarecer sobre o tema, leia:

      Dr. Don Yeomans da NASA (programa NEO):
      2012: Don Yeomans, cientista da NASA e coordenador do programa NEO, explica o que não vai acontecer em 2012

      Dr. Neil DeGrasse Tyson, renomado astrofísico:
      2012: Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o tema e explica sobre o alinhamento galáctico

      Entrevista gravada com cientistas (Columbia University):
      http://cosmoquest.org/x/365daysofastronomy/2009/04/27/april-27th-will-the-world-end-in-2012/

      Dr. Seth Shostak, coordenador do programa SETI da NASA:
      Seth Shostak do instituto SETI fala sobre o tema 2012 e comenta o filme

      Committee for Skeptical Inquiry (inglês): The Myth of Nibiru and the End of the World in 2012

  20. Posso não acreditar em Nibiru, planeta X ou fim de mundo em 2012, mas fim do mundo já o foi para muitas pessoas que faleceram em desastres climáticos. Foram tsunamis, sismos de grande amplitude, etc. etc. O planeta não acabou realmente, o que acabou foi a vida dessas milhares e milhares de pessoas que não estiveram prevenidas.

    Depois, a ciência que se diz “verdade”… Nem sequer consegue prever um tsunami!!!! Quanto mais o fim do mundo!!!!

    Há pouco tempo cairam meteoritos enormes um pouco por todo o mundo, provocaram explosões, fizeram ruído, libertaram bastante luz com as explosões. Depois surgiram os meteorologistas e astrónomos nos jornais a dizer “eram meteoritos” e bla bla. Porque é que não conseguiram prever isso antes de acontecer? Porque a ciência não tem respostas para tudo! Porque a ciência, que se diz detentora de verdade, não o é a 100%… Porque um meteorito cair na Terra é algo de imprevisível pela dita ciência.
    Então imaginem um cometa ou asteroide… Acham que a mesma ciência irá prever alguma coisa para o futuro, se nem para o presente soube prever?
    E depois um cientista dizer que até 2012 não haverão cometas no sistema solar é algo não científico… Hoje mesmo pode passar um cometa no sistema solar que os astronomos nem dão conta disso (quantas e quantas vezes isso não aconteceu?). Aliás todos os anos passam vários cometas no sistema solar. Muitos deles nem são observáveis a partir do nosso planeta.

      • ROCA em 07/03/2010 às 10:03
        Autor

      Rui,

      Meu caro, confesso que nós não entendemos o último parágrafo de seu comentário uma vez que o que o artigo acima diz é que NÃO HAVERÁ COMETA ASSASSINO EM 2012 (ele fala da falsa previsão e da pseudo-ciência).

      Talvez você não tenha reparado na palavra ASSASSINO, não é?

      Quando aos cometas, nós descobrimos novos todos os anos passando pacificamente no Sistema Solar interior. Ninguém está negando isso aqui.

      Exemplos:

      WISE revela seu primeiro cometa (2010 B2)

      Novo cometa nos céus: YI SWAN

      Onde e como ver o cometa Lulin

      No entanto, NÃO HÁ PREVISÃO de algum cometa ou asteróide a ameaçar a Terra nos próximos anos.

      Quanto a ‘previsão de Tsunamis’, isto não é um assunto que está sendo abordado no artigo acima que trata sobre possíveis ameaças a Terra vindo do espaço. Não estamos falando em abalos geológicos na Terra.

      Não devemos misturar diferentes disciplinas. O tema do ‘cometa assassino’ está relacionado a ASTRONOMIA E ESPAÇO.

      Por outro lado, nós tratamos os temas de ‘Tsunamis’ e Terremotos em Ciências da Terra, ok?

  21. Será que estamos seguros ? Talvez pode cair um aqui agora então não precisamos ter medo ! @_@

      • ROCA em 04/03/2010 às 12:55
        Autor

      Marcelle,

      O que o artigo quer dizer é que NÃO está prevista a presença de um ‘cometa assassino’ em 2012, ou seja, que estas previsões são mentirosas.

      É isso!

      Mas nada impede que dentro de alguns milhares ou milhões de anos um cometa venha a ameaçar a Terra possivelmente causando uma extinção massiva. Isto já aconteceu no passado (lembre-se da morte do dinossauros há 65 milhões de anos na extinção K/T) e poderá acontecer em um futuro remoto.

      Leia também:
      http://eternosaprendizes.com/2009/01/09/extincao-em-massa-ha-12900-anos-a-terra-foi-atingida-por-um-cometa/

      Caberá a humanidade prevenir-se contra isso, com novas tecnologias a serem desenvolvidas, para desviar objetos perigosos que porventura venham a surgir no futuro.

  22. Se os Maias não conseguiram prever nem a destruição de sua cultura pelos espanhóis, como poderiam acertar uma coisa dessas??

    • Marcelo Barreto em 20/02/2010 às 06:26
    • Responder

    Brilhante! O que eu não consigo entender, como conseguem mistificar a ciência…. O ser humano e seu doentio perfil psicológico, é parceiro das desgraças, do pessimismo, desde que haja espertos com tolos do outro lado da linha… Entendo que existe a possibilidade de um evento catastrófico, sempre existe, mas evidências disso em escrituras passadas é história da carochinha… Um abraço

  23. isso tudo é estória; que nem a da chapéuzinho vermelho ou os três porquinhos; tudo para se vender um livro; revistas; filmes e etc…..
    quantas datas apocalipticas já se passaram? um exemplo foi o ano 2000 e nada aconteceu.
    como já vi que até 2036 vai ter filmes, revistas, livros de sobrevivencia e etc…
    vou criar um ano apocaliptico: 2039 quando for em 2035 se eu estiver vivo, irei publicar um livro. por favor comprem e me façam ficar rico; um roteiro de filme deixo para uma gravadora lógico que exigirei direitos autorais.
    já estamos em 2010 e nada de nibiru; planeta x e etc…
    cade, já era para ser visto no céu por todos segundo a maioria dos sites.
    Além de que arqueólogos e historiadores dizem que Jesus nasceu no ano 7 Antes de Cristo e o monge que criou o nosso calendário atual errou; chegamos então a conclusão que estamos no ano 2017 e não 2012.
    Acordem!!!!!!!!

  24. Evitem guerras de palavras. Faltam dois anos. Tanto cientistas bem como não cientistas, todos eles e nós, estamos perante um tema que uns chamarão de mitos urbanos e outros dirão profecias. Cientistas e crentes de Nibiru, falam do mesmo tema “Nibiru.” Já se perguntaram por que razão? A que causas os cientistam atribuem a degradação do clima? Que solução avançam os cientistas para travar possíveis catástrofes que advem do problemas climáticos? Que fiquem todos bem cientes. Se não está-se conseguindo travar a degradação do clima, é porque a Terra está envelhecendo. Quem não sente os efeitos desse envelhecimento com a incoerência do clima nos últimos anos? Por causa de Nibiru ou por outras causas, deixem o planeta seguir sua marcha. Já tivemos glaciações. já tivemos desertuficação. Porque razão não teremos mometo de “morte e renascer rejuvenescido do planeta”. Se o culpado da morte for Nibiru, nibiru passara e a terra voltará à suas vida normal, por mais que passem cinco ou dez anos. Muitos terão morrido, mas alguns sobreviverão para dar continuidade com o novo cíclo da história da terra. É facil para o cientista, invocando a infalibilidade da ciência, poder usar este argumento para impedir o alarmismo que pudesse precipitar a humanidade para histerias colectivas. A ordem económica e das crenças ruiriam. Afinal a ciência oficial não está para servir os sistemas políticos? E o que pretendem esses sistemas? O poder. É necessário argumentar cientificamente para que os sistemas políticos não posam ruir repentinamente. Os sinais da degradação do clima estã a vista.

  25. Vanessa Razera :Olha eu acho que aqui na Terra ninguém sabe de nada…E tbm acho que Deus não seria tão cruel com seus filhos que o amam tanto, agora mais que tudo temos que ter fé em Deus e acreditar que o mundo não vai acabar assim do nada, e é claro que o homens esta acabando com nosso bem mais precioso qe é o nosso planeta a nossa natureza, a gente poderia fazer um pouco cada um começando por sair de apé um pouko ninguem vai morrer por isso deixa o carro um pouco em casa,, gente vamos nos consientezar e ver que se isso é vdd nós podemos ter certeza que está acontecendo por que nós merecemos ;/
    Então gente vamos lá vamos ter fé em Deus e acreditar qe isso não vai acontecer, por que quem faz a diferença no mundo somos nós então vamos começar por agora mesmo…Obrigada abraços…

  26. A conclusão básica de toda essa história é a seguinte: Temos 3 personagens dos quais 2 saem ganhando e 1 sai perdendo. Desses dois, um lucrará vendendo informações apocalípticas falsas aterrorizando a sociedade e o outro lucrará vendendo informações que desmentem os fatos citados por estes ”Fanáticos do Fim do Mundo”. Aquela que sairá perdendo é a Sociedade, bombardeada de informações falsas, não sabendo em que acreditar e perdendo seu tempo com ”guerrinhas” de informações.

    Os fanáticos já fizeram o mundo acabar várias vezes, como por exemplo:

    *O mundo acabou em ”1999 com o início da 3º Guerra Mundial (…)”. *Depois no ano seguinte o mundo acabou em 2000 (Teve gente que até cometeu suicídio esperando o fim dos tempos neste ano.) *Em seguida, em 06/06/2006 ”666” o mundo acabou com um Holocausto Nuclear (Algo escrito, segundo fanáticos, no Velho Testamento). *E agora, em 2012 o mundo vai acabar de novo, só que agora, com uma ameaça que virá do espaço.(Poxa vida, eles não gostam mesmo da terra e da humanidade, não é ?)

    Depois de 2012, como será o próximo fim do mundo? Será que extraterrestres virão dos confins do espaço para nos destruir e dominar a terra?
    Só sei que, seja lá qual for o próximo Fim do Mundo, renderá novos roteiros para filminhos toscos de Ficção Cientifica.

      • ROCA em 12/01/2010 às 11:13
        Autor

      Rafael,
      Como disse Ian O’Neill em

      2012 Doomsday Fabrication: Abusing Science and Making Money

      Mistificação de uma profecia antiga + má interpretação da ciência = medo

      O medo é vendido aos incautos e dá lucro a quem o prega.

    • Roberto Scur em 28/12/2009 às 16:45
    • Responder

    As informações passadas pelo autor do site são importantes. É fácil entender os interesses dos que divulgam notícias alarmistas para tentar ganhar dinheiro vendendo livros, anúncios, palestrando, etc. É fora de dúvida que precisa ser combatido este ato desonesto, mas, o que não pode ser negado é que algo não está indo bem na ordem das coisas.
    Apesar dos mentirosos, inventores de notícias, charlatães da ciência e do marketing estarem empenhados em espalhar seu veneno para os incautos e desavisados, o que também é inegável que tudo o que promove uma reflexão sobre nossa maneira de enxergar a vida, o porquê de nossa existência, o velho “para onde vamos, de onde viemos…”, bem, isto é necessário.
    Livros, sites, filmes e todo um arsenal tecnológico estão à disposição dos que se interessam para discernirem por suas próprias inteligências.
    O ROCA colabora desmentindo e desmascarando os pilantras, mas malgrado destes malandros criminosos, existem outros meios de consulta que informam a necessidade de mudanças.
    Sei que o blog não trata de alegações não científicas, mas como disse em outra oportunidade, queiram ou não os cientistas, os religiosos ou os curiosos de toda ordem, a aproximação da ciência e da religião se dará inevitavelmente.
    Qual a razão de existirem (e sobreviverem aos milênios) livros descrevendo a história da humanidade dentro de óticas ilustrativas e alegóricas para serem guias de quem os lê?
    Porque Jesus Cristo sobrevive através de sua mensagem libertadora até os dias de hoje, embora toda a evolução tecnológica que observamos? Serão fanáticos que alimentam insistentemente esta bobagem ou será que Ele dividiu realmente a história por ser uma personagem que não “coube” na história devido à sua importância?
    Senhor ROCA, Srs. céticos, Srs. cientistas, Srs. e Sras., Jesus irá se estabelecer no concerto dos povos, sem exceção, no momento azado e profetizado desde antanho. A renovação da humanidade se dará porque é lógico, necessário e justo.
    Todos os homens lúcidos, religiosos ou não, filósofos ou rústicos do pensamento, todos os que se preocupam com seus destinos almejam melhorarem de vida, se sentirem melhor, estarem satisfeitos (seja na paz seja na guerra), todos buscam uma situação íntima mais adequada à seus interesses.
    Se todos nós em nossa imensa ignorância ambicionamos algo para nós, ao menos, será que Quem criou toda esta ordem perfeita, todas estas maravilhas que nos enchem os olhos quanto mais sábios ficarmos, será que Ele assim o fez não planejando melhor os destinos de suas criaturas?
    Será que o mundo como está não está merecendo se alforriar da ignorância, da violência, do despudor, do egoísmo e do orgulho?
    Srs., não pode haver dúvidas nisto. Algo mudará, os livros sagrados têm uma razão séria de existirem, o homem não sabe tudo o que gostaria ou pensa saber com sua ciência virtuosa para termos de comparação limitadíssimos como o são nossas capacidades de avaliação, novos planos estão em ação e isto passa por este planeta desconhecido que receberá o influxo dos atrasados em seu seio para promovê-los à seu turno na escala evolutiva, e a Terra irá avançar um degrau aqui permanecendo apenas os indivíduos preparados para um novo tempo de progresso, justiça, fraternidade, fé e finalmente, amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximos como a si mesmo.

    • Carlos Oliveira em 11/12/2009 às 16:58
    • Responder

    Leandro,

    Imagine que vai no seu carro e ele pára sem explicação. Se acredita que foi um fantasma que se atravessou e parou-lhe o carro, ou se acredita que é lendo a Bíblia que vai conseguir pôr o carro a andar… o problema é seu. A crença é sua.
    Eu prefiro olhar para o ponteiro da gasolina e tentar perceber se é disso, e se não fôr vejo o motor, e se mesmo assim não conseguir saber do que é, chamo um mecânico, que é o especialista no assunto.
    Ou seja, para assuntos científicos, utiliza-se uma mentalidade científica.
    Já o Leandro prefere crenças e a Bíblia. Não sei o que faz na internet. A internet foi-lhe dada pelos cientistas e em lado nenhum é mencionada na sua Bíblia (que assumo que é igual à minha).
    Saia da net, antes que isso o faça arder no inferno…

    Claro que nada está parado. No artigo que eu menciono falo dos ciclos. Conhece-se bem esses ciclos.

    Eu não respeito qualquer opinião que só sirva para enganar as outras pessoas.
    Se o Leandro gosta de ser ENGANADO, o problema é seu.
    Mas eu não respeito a opinião de quem só inventa coisas (não há qualquer previsão!), para fazer dinheiro, e provocar medos irracionais nas pessoas.

    Eu SEI que o Leandro está errado.
    Assim como SEI que se o Leandro se atirar de um prédio de 50 andares, sem qualquer tecnologia a ajudá-lo, vai-se espetar cá em baixo.
    Se duvida de mim (e do Newton, e da ciência), tente fazer a experiência.

    O Leandro começou a acompanhar o “fenómeno” em 2008.
    Os Maias acompanham o “fenómeno” há milhares de anos.
    E são os Maias que dizem que o Leandro é um acéfalo ocidental que só acredita em besteiras.
    E agora? Quem será que tem razão? O Leandro ou os Maias?

    Em todos os países há aqueles que não têm cultura e aqueles que a têm.
    Pelo seu comentário, percebe-se que no Brasil é a mesma coisa. Existem aqueles que têm cultura, como o ROCA, e aqueles que não a têm, como o Leandro (que acredita em fantasias).

  27. Bom, sinto muito, mas, se você não acredita ou não quer acreditar, azar o seu.

    Até a bíblia e tudo que você conhece e acredita, dependeu dos cientistas p/ ter tal conhecimento (que na verdade foi um artigo que vc copiou, e quis divulgar pelo fato de não acreditar, e, quis ter embasamento sólido). Infelizmente não é o que a maioria da comunidade científica diz.

    Outra coisa, nada fica parado. Assim como vc está num planeta que orbita em torno do sol, e que esse sistema orbita dentro de uma galáxia (Via Láctea) e que também viaja pelo espaço, terei que crer nesse artigo?

    Para não ser ignorante e ensinar a você também a não ser um (grande problema mundial), vou respeitar sua opinião, mas, aprenda a respeitar a opinião das outras pessoas que acreditam em outras previsões, sem julgá-las como loucas, que elas estão erradas, etc.
    Na verdade, quem somos nós para dizer que o outro está errado, não é verdade?
    Há quem acredita em possíveis fenômenos em 2012. Eu comecei a acompanhar o assunto em 2008, e não por causa de um filme para ter minha opinião.

    Caso não aconteça nada neste ano, infelizmente continuaremos a viver num mundo corrupto, capitalista, individualista, e, tratando-se de Brasil, um país onde pessoas não pensam, não tem cultura, são hipócritas e vivem das fantasias para viver em harmonia com as outras pessoas da mesma raça.

    Para ser sincero, acho que 2012 já é tarde, o ideal é que comece “os foguetes” no planeta o quanto antes.

    Apenas reflita sobre isso.

      • ROCA em 11/12/2009 às 12:35
        Autor

      Leandro,
      A questão aqui não é acreditar ou desacreditar. Estamos falando que estas previsões sobre os eventos de 2012 são todas falsas, ou seja, alguns dos eventos podem acontecer ‘amanhã’, em 1.000 anos ou em 1.000.000 de anos (como um asteróide massivo que pode se chocar com a Terra a cada 100 milhões de anos). Outros eventos jamais acontecerão pois não tem o menor sentido (como a aproximação maluca de um objeto imaginário chamado Nibiru).
      .
      Assim a questão de ‘acreditar’ é um problema pessoal. Nosso papel aqui é mostrar que estas previsões para 2012 são mentirosas e descabidas. Cabe a você estudar e se orientar para viver melhor.
      .
      Também é necessário não misturar assuntos. Estamos falando aqui de eventos astronômicos hipotéticos e você, Leandro, vem postar algo absurdo como “… infelizmente continuaremos a viver num mundo corrupto, capitalista,… ” que não tem absolutamente nada a ver com tema do artigo, mostra que você na verdade não leu o artigo inteiro e já veio com idéias e preconceitos pessoais, deixando aqui seu discurso de ódio e chamando atenção para você mesmo (lastimável).
      .
      Como alertamos em nosso “Termos de Uso“, respeite a regra “Procure manter seu comentário atrelado ao tema do artigo”.

    • Carlos Oliveira em 08/12/2009 às 14:41
    • Responder

    Não haverá qualquer fim-do-mundo.
    Essa é uma estupidez sem sentido.

    Leiam toda a verdade:
    http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

  28. Ótimo artigo. Parabéns. Finalmente algo que beira a exatidão – Diga-se, já que a ciência a é em si. – E sequer um vestígio de sensacionalismo. Tenho de mostrar estes artigos ao meu pai fanático, que tanto martela isso ( Nibiru e 2012 ) Comigo.

    Bom, eu sinceramente já pesquisei e não ouvi nenhuma referência exceto ” A teoria Maia diz “. Nunca vi nenhuma gravura antiga, nenhuma trecho ou nenhuma passagem de livro algum, pinturas, interpretação de imagens ou seja lá qual for a forma que os Maias usavam, mas pelo que pude analisar usando a lógica, percebi que da mesma forma que o mundo não acaba dia 31 de Dezembro para nós, o mundo não acabará agora, com este ”ciclo” chegando ao fim. Sim, as mudanças serão, como citado antes, comportamentais – Considerando que acontecerão, claro. E não consigo pensar nisto sem sequer associá-las à extraterrestres.

    Quanto à NASA ocultar fatos, descobertas e afins, eu tenho minhas dúvidas. Já pensou se capturassem, não sei, uma criaturinha ? Milhares de religiosos fanáticos estariam em pleno caos e certamente este se espalharia, ainda mais com o poder que possui a mídia, seria o verdadeiro fim do mundo. O acobertamente ufológico me parece real, como vemos em determinados casos. Acho que boa parte da sociedade não está apta à ser exposta a assuntos tão complexos e “fortes”, visto o quão limitadas certas mentes que resumem-se à padrões sociais, inclusive de consumismo exacerbado, na atualidade.

    Lamarck, 15 Anos, Recife – PE

      • ROCA em 28/11/2009 às 14:49
        Autor

      Lamark,
      Não existe o menor sentido para uma agência espacial esconder descobertas, seja a NASA, seja a ESA (Agência Espacial Européia), seja a JAXA (Japão), seja outra qualquer, porque as agências vivem de resultados! Se “capturassem uma criaturinha” no dia seguinte os senados/congressos aprovariam verbas enormes para pesquisa e desenvolvimento. Por enquanto a verba espacial continua bem curta, infelizmente.

  29. gostei da matéria e acho que o nosso planeta será destruido por nós mesmos e não por efeitos extraterrestre, cada dia que passa o clima vai ficando mais estranho, e isso não é por causa de ondas cósmicas vindas do centro da galáxia, mas sim por causa das industrias que não respeitam o nosso planeta e despejam milhares de toneladas de lixo em sua atmosfera e segundo documentários isso retem os raios vindos do sol e forma uma espécie de estufa fazendo a temperatura aumentar e causando essa loucura no ecossistema. acredito que isso que irá causar a nossa extinção.

    • Cesar Moreira Pinto em 22/11/2009 às 00:52
    • Responder

    Caro Roca,
    Parece-me que voce está hipnotisado pela ciência acadêmica. Ou voce é um cético e esperto desinformante ou é um ingênuo a serviço de outros mais espertos que voce.
    Abra o olho, não somente para a ocular de seu presuposto aparelho óptico, mas para tudo deste universo que te rodeia. Inteligência não é sinônimo de sabedoria.

      • em 22/11/2009 às 14:00

      Caro amigo Cesar Moreira Pinto,
      .
      Ninguém aqui está “hipnotisado” ou hipnotizado pela ciência acadêmica, seja o hipnotizado escrito da forma errada como você escreveu, seja da forma correta de acordo com a língua portuguesa. A Ciência também é feita de forma individual, qualquer pessoa interessada que consiga provar uma teoria está também fazendo ciência, ninguém aqui tem o rabo preso com ninguém, se você tem provas que o mundo acabará em 2012, então as apresente ao mundo e isto será noticiado aqui com o maior prazer por nós. Acontece que alegados ‘fins de mundo fajutos’ são desprezados por quem leva a ciência a sério, não basta usar um monte de falácia sem nenhum sentido para provar que o mundo acabará em 2012. Todo cientista sério neste planeta sabe que o fim de mundo em 2012 foi criado por apocalípticos cheios de más intenções, ‘do tipo vender livros’, por exemplo, e vendê-los para o público alvo como o de seu perfil, pessoas dadas a teorias de conspirações, e místicas o bastante para crer em qualquer bobagem travestida de ciência. Pessoas como você desprezam décadas de pesquisas científicas para crer e comprar livrinhos de qualquer imbecil mal intencionado que escreve do dia pra noite um monte de bobagens sem nenhuma base científica. É lamentável… Ingenuidade é crer em qualquer ‘fim de mundo’ que aparece todos os anos. Assim, mais espertos que você são os apocalípticos que vendem os livrinhos que você compra. Sabedoria não é crer em qualquer ‘fim de mundo’ que gente mal intencionada cria, sabedoria é crer em décadas de pesquisas e em ciência fundamentada em evidências e provas cabais.
      .

  30. Olha, na verdade, acredito que Nibiru exista, mas não que ele venha a se chocar com o nosso planeta. Acredito também que haja vida inteligente fora da Terra e que as pessoas que pensam que não, só porque ainda não foi descoberto por nós, são pessoas muito limitadas. Isso é típico do ser humano..se colocar como o centro das coisas e ser o único em tudo! Claro que não..com milhares/bilhares de constelações e galáxias para se descobrir será que só essa minúscula e insignificante Terra abrigaria vida inteligente? Será que só nós teríamos esse privilégio? Só sendo muito cético para acreditar nisso.
    2012 definitivamente não é o fim para nós, mas com certeza é o fim desse nosso padrão de consciência individualista e capitalista. Começou com essa crise econômica dos EUA, que afetou vários países, e vai continuar vindo com mais catástrofes econômicas, sociais e ambientais que vão mudar completamente o padrão de nossa existência. Vai ser realmente o despertar da consciência humana, finalmente.
    Realmente a mídia influencia, com o pânico que gera nas pessoas menos informadas em relação a esses acontecimentos, porém toda mentirinha tem um fundo de verdade.
    Não vou entrar em muitos detalhes, pois só me é permitido falar uma parte do que realmente sei… muitas coisas que estão pra acontecer foge da mente das pessoas comuns e essas só poderão saber quando de fato acontecer. Queria poder ser mais específica, mas as informações foram claras para que deixassem nas mãos deles o que estar por vir e que cumpríssemos com o combinado no prazo que foi dado… as autoridades dos países que já foram contatados sabem do que estou falando.
    Nada de guerras, nem conflitos, mais perdão e solidariedade entre os povos ..menos preconceitos. Melhor nos preocuparmos mais em fazer essas mudanças em nós mesmos e deixarmos 2012, Nibiru, Annunaki, UFOs, tudo isso com a ciência, ela vai descobrir o que é verdade ou não. Acreditem no que quiserem, mas uma coisa é certa..mudanças vão ocorrer, mas a mudança em que todos deveriam estar mais preocupados é na mudança do interior de cada um.
    Eu já comecei a fazer a minha mudança, e você?

    Maria Luíza,
    16 Anos, Recife – PE

      • frederico gama abreu em 18/11/2009 às 12:10

      Ola Maria Luiza e bom ver que temos jovens como voce , e sao esses jovens que irao levar e livrar a raça humana da estinçao , gente como voce que aos 16 anos tem, superiores pensamentos obrigado por existir , fredy

  31. Eu não creio que o mundo realmente acabe em 2012 mais temos uma grande regressão no nivel magnético dos polos em alguns relatos ciêntificos. Tais reduções estão fazendo nossas baleias encalharem mais do que o comum as abelhas migrarem pra outros paises e etc.
    Aliás eu já não vejo uma abelha a muitos anos só na tv.
    Sim alguns estudos dizem que era para os polos derreterem no ano de 2100 ou 2030 se não me engano em artigo da Nasa de 2007. Hoje a própria afirma que vai ser em 2012 ou 2013 o degelo total.
    Bem se as outoridades sabem disso o porque já não estão tomando providências em relação as cidades litorâneas. Pois vão ficar muitas em baixo daqua no mínimo Nova Yorque vai ficar com 2 metros de aqua totoalmente coberta. O Porque que um estudo tão importante não é dito de forma a precaver esses abitantes. Evacuar a area antes da aqua chegar. Bem foi a Nasa quem disse. Mas vamos lá eu acredito sim que á seres especias como Jesus, M.Tereza, e Chico Chavier, Gandy etc que passaram pelo planeta e fizeram a difernença, e entre outros anonimos que têm dons ditos paranormais que podem sim prever alguns detales de um provavél futuro. Por que provável pois provavel é livre arbitrio em movimento.
    Por que EUA e China não assinaram o tratado de redução de poluentes pois eles sabem que não vai adiantar reduzir nada, estudos afirma que as toneladas que produzimos não se compara as mega toneladas que o proprio planeta produz, que nosso impacto é de 2,5 algo assim sobre a atmosfera. Sim sem arvores sem filtro, sem mar limpo sem Oxigênio dos planquetons. Esse planeta nunca passou por uma desestrutura tão grade causada por fatores externos como está sofrendo agora, ele sempre se refez e se desfez como continente dez da Pangéia. Mas como isso é feito continentes separados tão abruptamente,,, à sim levou milhoes de anos mais agora causamos um impacto grande mesmo que pequeno ao orbe. e vamos ver mais enchentes mais tsunames mais secas e mais fome até quem sabem as correntes marinhas quentes pararem e o planeta voltar a era do gelo. Pois aguá dos polos não é nada quentinha nè. e sabemos que são as aguas que aquecem o planeta com suas correntes quentes. Meus caros o planeta pode acabar amanhã ou daqui 100 mihões de anos, quando o sol viram estrela fria e escura mais vai acabar. Aliás quero lhe perguntar quanto do planeta morreria se a inversão dos polos acontece-se realmente. E quanto da superficie da terra sobraria relamente, e se o Brasil estando tão bem estruturado na placa tectônica, estaria livre de terremoto e tsunamis. Alias esse planeta x pode ser a própria lua que sem(terra) magnetismo a terra abruptamente seria sugada pelo magnetismo da lua e ela estaria 11 vezes maior do que vimos assim causando essas tesunames sul reais de cinema de quilômetros de altura que atravessaria o Imaláia, Agora o planeta luta pra se reequilibrar e acho que se isso acontecer vai ser pra uma nova chance uma nova etapa que muitos vão morrer mais os que ficarem vão fazer uma nova civilização. Tenho muito mais perguntas mas fico aqui não vai dar nem pra corrigir os erros de digitação. Pela pressa do serviço … mais espero sua resposta até.
    E espero que tenha somado .. Th

    • frederico gama abreu em 15/11/2009 às 17:20
    • Responder

    caros amigos ,a vida é dadiva do universo e é universal, vida inteligente ,tbm nao sao raras em todo universo , temos que usar a nossa inteligencia ,para prepararnos os seres humanos para o futuro, e a unica arma que temos ,e e infinita , no evento de extinçao dos dinosauros nao havia inteligencia superior ,e nos a temos. vamos estudar mais os eventos perigosos para os humanos e acharemos as soluçoes ,exerça o raciocinio logico e a imaginaçao elas juntas +a ciencia levarao os humanos a superar todos desafios que a de vir nos chegamos aqui pra ficar ,seja na terra em outros planetas , ou em outros sistemas solares ,ou ate em outros universos , porque? somos parte dele . grato a todos ,e desculpe-me os erros ,pois sou de pouco estudo . fredy

  32. Será que não stamos em perigo? Como o cometa Shoemaker levy IX foi descoberto por acaso, quando já estava no nosso sistema solar? E se estivesse em rota de colisão com a Terra, o que faríamos? Poderemos ser surpreendidos novamente, certo?

  33. Porque não, o mundo pode simplesmente acabar sim em 2012,ou antes ou depois ??? ;~
    Ninguem no mundo é bom o bastante para dizer o que pode ou não acontecer. O mundo pode não acabar por esses fatores que estao por ai,mas ninguém sabe pelo o que !!!!
    Pois para o Planeta Terra somos como parasitas,que consomem e consomem cada vez mais a energia da Terra, não somos dignos de ficar aqui na Terra (na minha opinião).

      • ROCA em 15/11/2009 às 15:14
        Autor

      Anne,
      Estamos falando aqui de ciências e existe uma ciência chamada “TEORIA DE PROBABILIDADE”. Assim, a probabilidade do “mundo acabar” até 2012 é praticamente igual a ZERO (tende a zero, ou seja, um número muito pequeno), baseado no histórico do nosso planeta e nas teorias existentes, além do nosso conhecimento científico do Universo que nos rodeia.
      .
      Assim podemos afirmar, sem erro, que:
      .
      “Os cientistas, em geral, são BONS O BASTANTE (e muito bons mesmo) para afirmar que a PROBABILIDADE do MUNDO ACABAR até 2012 é praticamente NULA”.
      .
      OK?
      .
      A ciência de baseia em fatos, estatísticas e probabilidades…. É assim que o mundo real funciona.
      .
      Não basta dizer que ‘o mundo vai acabar’ para que o mundo realmente acabe. Nosso planeta existe há 4,55 bilhões de anos. A vida existe aqui a cerca de 4 bilhões de anos. Já aconteceram eventos extremos e catastróficos e a vida aqui persistiu e resistiu.

    • Majô Marangon em 13/11/2009 às 20:57
    • Responder

    estou mais assustada com a notícia do desprendimento de um enorme bloco de gelo que poderá atingir a costa da Nova Zelandia do que quanto ao dia do fim do mundo. O que o homem fez já está feito, não há retrocesso, mas podemos unir nossos pensamentos e orar ao criador do nosso Universo e tentarmos ser perdoados para podermos viver num mundo melhor e com muita paz e harmonia.

  34. Não acredito em nada disso, acredito apenas que nosso clima esta cada vez pior e mudanças virão. Não temos como prever tais fatos, mas alguns são biblicos, profecias ou não, sei lá, mas a coisa esta caminhando para o pior.

      • ROCA em 03/11/2009 às 17:29
        Autor

      Não concordo com você. Que ‘coisa’ está caminhando para o pior? Seja mais específico.
      Mudanças virão? Que mudanças? Não está claro a que você refere.
      As mudanças acontecem a todo momento sejam em nossa vidas sejam no mundo que nos cerca.

    • Marcos Muniz em 29/10/2009 às 19:20
    • Responder

    Sem paixões, do fim do mundo nem os anjos sabem. Apenas Deus.

    • Pastor Mauro Lastra em 29/10/2009 às 13:59
    • Responder

    Há uma fonte sobre a criação, é Gênesis.
    Existe uma fonte para conhecer a Jesus, é o Novo Testamento. E uma fonte para assuntos do passado, que é a História. Agora eu pergunto: Qaul é a fonte destes alarmistas de plantão? São astrólogos, exotéricos, místicos
    que creem em fadas e duendes.
    Cadê a fonte destes conhecimentos de seres interplanetários de carne e osso? Se isto fosse conhecimento científico seria a descoberta dos séculos, pois entidades científicas estão gastando bilhões em busca de respostas que os que acreditam em astrologia julgam ter.

      • ROCA em 29/10/2009 às 16:49
        Autor

      O máximo que já foi descoberto até agora, em astrobiologia, foi a presença de um tipo de aminoácido (glicina) no cometa Wild2, já explicado aqui:

      http://eternosaprendizes.com/2009/08/17/aminoacido-descoberto-pela-sonda-stardust-no-cometa-wild-2-causa-comocao-nos-cientistas-que-buscam-pela-vida-extraterrestre/

    • Pastor Mauro Lastra em 29/10/2009 às 13:53
    • Responder

    Pastor Mauro Lastra : Sou teólogo e pastor. Procuro aliar a fé em coisas que estão acima de nossa compreensão e o conhecimento científico.De onde vem o conhecimento de planetas habitados por seres gigantes do passado que querem tomar nosso planeta de volta? Qual é a fonte de tal conhecimento? Creio que todas as coisas devem uma fonte. A Bíblia é uma fonte de conhecimento, algumas vezes não científico, mas nos dão uma base para que pelo menos se creia em um Criador. Quero um site sério que analise todas as informações sem ser tendencioso. O que é verdade sobre Nibiru cientificamente falando?

      • ROCA em 29/10/2009 às 16:24
        Autor

      Caro Pastor Mauro Lastra,
      Boa e pertinente pergunta.
      .
      Você quer a resposta científica?
      .
      “De onde vem o conhecimento de planetas habitados por seres gigantes do passado que querem tomar nosso planeta de volta? Qual é a fonte de tal conhecimento?”
      .
      A resposta é muito simples: NÃO existe nenhum conhecimento científico relacionado a isso. NÃO existe nenhum planeta conhecido no Universo que já estudamos que tenha vida, exceto, é claro, a Terra.
      A fonte de conhecimento? Nenhuma fonte séria. São os charlatães (ou quacks) associados a pseudo-ciência que querem ganhar dinheiro das pessoas ingênuas que trazem estas falsas notícias. Eles querem vender o medo, faturando com livros, DVDs, camisetas e outras bugingangas em cima dos que, infelizmente, acreditam.
      .

      • frederico gama abreu em 16/11/2009 às 10:41

      bom dia senhores , acho que planetas que possam abrigar vida inteligente, tem muito a ver com sua massa, no caso referido de seres gigantes , poderiam existir , mas acho que o tamanho de seus seres tem muito a ver com o tamanho de massa do planetas, chutando um pouco pode haver ate seres na escala nano,e ate inteligentes. exercicio de imaginaçao? talvez. abraços fredy

      • ROCA em 17/11/2009 às 18:27
        Autor

      O tamanho dos seres tem a ver com a abundância de alimentação, oxigenação e gravidade, entre outros inúmeros fatores.
      .
      Exemplo: os insetos foram muito maiores há centenas milhões de anos atrás (havia mais oxigênio na atmosfera).
      .
      A altura, no entanto, pode ser prejudicada pela gravidade, em um exoplaneta com muito mais gravidade que a Terra, os seres serão rastejantes, com múltiplas patas… será? Um dia saberemos.
      .
      Por enquanto, contudo, só podemos imaginar e especular.

  35. Ola, muito bom os comentarios, mas alguem pode dizer como os maias tinham tanto conhecimento astrologico?

  36. Belo trabalho de pesquisa , mas…

    Eu estou bem no meio das oposiçoes , uns dizem q vai ter , outros nao , alguns sites explicam MUITO , outros pouco , alguns sites estao compreensiveis , outros nao , ha varias historias , varias culturas , varias civilizaçoes , varias pessoas , e eu consigo fikar ate confuso , eh por isso q nao acredito q ele venha e nao acredito q ele nao venha…

    O melhor mesmo eh esperar 2012 , se ele vier , tudo bem , poderemos morrer , melhor do que morrer para um bandido ou de bala perdida , ou assalto e talz…

    Se ele nao vier , a vida continua , tomara que seja com muita paz , amor e tranquilidade…

    Essa ai eh minha opiniao , abraçoes…

  37. Para tirar as idéias apocalípticas da cabeça de uma amiga resolvi digitar “planeta x” no Google e cheguei ao seu blog.
    Parabéns. Você mata a cobra e mostra o pau. Não tenho a menor paciência com os arautos do apocalipse…rsrsrs
    Sou estudante há mais de 20 anos de religiões, metafísica e espiritualidade e tudo leva a crer que o tal planetão existe, contudo, quem lê sobre esses assuntos usando o cérebro não deduz que tal evento (a chegada desse planeta ao nosso sistema solar) nos encontrará vivos ainda. 2012 é o fim de um ciclo e não o fim do mundo!
    Segundo algumas informações isso está previsto para daqui a 1.600 anos aproximadamente.
    Continue informando. Passarei a acompanhar seu blog.
    abçs

  38. ???? Interesse acho que isso foi um debate, concordamos com todos ou discordamos de tudo eis nós os seres humanos, concordo quando foi amplamente e poderia ter sido mais debatido a questão universal fora de nosso respectivo espaço físico a Terra e concordar em aquecimento global baseado em fatos apenas evolutivo do ser humano a degradar a natureza com seus poluentes é meio drástico, cabe analisarmos também os desastres “naturais” que estão em maior vigor agora do que antigamente, é curioso o fato do Planeta X ou Nibiru sei lá o que seja mas tudo é apenas um nome, mas que algo está errado ou melhor certo pra evolução isto é fato!!!

    • Leonardo Autran em 06/04/2009 às 22:02
    • Responder

    Só uma coincidência?

    Aki de casa, estou em curitiba, existe e é muito observável, um ponto que alterna entre as cores quase amarelo pro laranja e vermelho bem a direita das tres marias também conhecida como cinturão de Órion… e antes que digam, naum é Betelgeuse, agora me esclareçam por favor ? que corpo celeste é esse? E detalhe ele so se tornou vizível de alguns meses pra cá e sua posição esta mudando relativamente rapido.

  39. Graças a Deus não vai ter nenhum impacto. Ass: Pontalina Goiás

  40. O que acontece é que os acontecimentos não são baseados apenas na teoria Maia, precisam se informarem mais!!!
    E o calendario Maia não aponta para o fim do mundo e sim uma mundança consciencial.
    Abraço a todos.

  41. O homem é suficientemente inteligente para criar coisas espantosas, mas não é possível um homem prever o futuro, vejam as coisas pela esquerda e pela direita e não só pela frente =/ o mundo já está a ser destruído pelo o homem, não é preciso vir um asteróide ou outra coisa qualquer para o destruir, o mundo já está a ser destruído a pouco e pouco pela “estupidez do ser humano”….o mundo vivia bem sem nós, pelo menos é a minha opinião =/ os pólos já estão a derreter, o mais provável e todos os países ficarem debaixo de água xD se a Nasa esconde coisas é por alguma razão xD

  42. É mais provável que aconteça a Terceira Guerrra Mundial com bombas nucleares e um fim lento e dramático da espécie humana que um asteróide bater em cheio no planeta Terra.

  43. parabéns pela explicação científica do enorme embuste global que se criou com a ¨possível destruição da terra¨. isso acontece pórque as pessoas não tem uma identidade propria ou não aprofundam-se muuito no assunto. sem contar a total falta de conhecimento sobre astronomia e astrofísica. mas ainda tem uma tal de nuvem de poeira cósmica que dizem os destruidores de plantão irá varrer a terra. o que mais falta inventarem?

  44. Hell, se o “professor” McCanney chegou à conclusão que a composição dos cometas é completamente diferente do que diz o resto da comunidade científica, ele definitivamente não sabe o que é espectroscopia, ou não sabe como fazê-la, ou como interpretar os dados da mesma. Qual o erro da espectrografia feita por todos os outros cientistas do mundo sobre os cometas, que apontam que cometas são feitos de gelo, principalmente?

    E como é que ele pode sustentar que o vento solar é carregado, se as sondas que examinaram o mesmo chegaram à conclusão que ele É NEUTRO? Qual o erro das sondas? O equipamento delas não servia para fazer este teste? Que tipo de equipamento deveria servir?

    Pior ainda, como é que o “professor” prova suas afirmações? Principalmente as que são contrárias às descobertas científicas? O Phil Plait já mostrou que tem alguma coisa seriamente errada na cabeça do “professor”.

  45. ROCA,

    Pelo visto vc não quer discutir o assunto, só detonar o prof. mccanney. eu só lhe digo que a única forma de vc entender o pq de eu o estar defendendo é estudando seu trabalho. vc como um astrônomo amador ou algo do tipo iria entender bem isso. mas, já q vc prefere manter sua visão restrita ao trabalho sério e altamente científico do prof. mccanney, vou encerrar a nossa conversa agora. mas ainda recomendo que o ouça, pois seu trabalho é ciência pura, e totalmente reproduzível por qualquer um, assim como vc espera que seja a verdadeira ciência.

    Cesar, de onde VC tirou a idéia de que ele não sabe o q é espectrografia? tem uma subpágina na homepage do prof. mccanney que ensina como se entender análizes espectrográficas. ah, e essas análizes também ajudam a comprovar seu modelo.

  46. Obrigado pela participação, Cesar G.

    Phil Plait é um astrônomo altamente conceituado e de reputação ilibada.

    Já McCanney é um puro “quack”, que fica grasnando suas teorias infundadas para vender livros aos incautos que acreditam nele.

    Ele até chegou a dizer que os pousos na Lua eram falsos. É patético demais para um “professor”…

    Vide item 7 da sua lista de ‘astro-bobagens’: http://www.badastronomy.com/bad/misc/mccanney/misc.html#moonhoax

    \o/

  47. Eu queria saber onde é que o Hell tirou que a informação do “professor” McCanney é confiável, e a do resto dos cientistas não é… Para começar o “professor” parece nem saber o que é espectroscopia, e as informações que podem ser obtidas com ela… Isto é ridículo. É como dizer que o pedreiro que não completou a 5ª série sabe mais que o engenheiro que ficou estudando por 20 anos, e que tem anos de experiência em construção de prédios, pontes, etc.

  48. ROCA,

    Pelo visto você confia muito no Phil. Honestamente, eu sabia que você iria recorrer à ele. Mas, infelizmente, ele não está certo em suas colocações à respeito do Prof. McCanney. Eu li esse texto dele pouco depois de conhecer o Prof. McCanney a pouco mais de um mês quando estava levantando a bibliografia de todos os primeiros disseminadores do “Planeta X”, e também fiquei com o pé atrás com o McCanney. Mas, como não deixo de dar a oportunidade para alguém se explicar, continuei a ler e a ouvir os programas de rádio dele. Conclusão? O Phil não rebate NENHUMA teoria do Prof. McCanney, mas a única forma de vc entender isso é ouvindo os programas de rádio dele ou comprando seus livros. Como tô sem grana, apenas ouço os programas e recomendo muito.

    No frigir dos ovos, todos os argumentos do Phil usam a “comprovadamente errônea” existência de correntes elétricas no espaço prá criticar o Prof. McCanney, isso porque todo o modelo dele está amarrado à essas correntes elétricas. MAS a experiência que foi feita a alguns anos lançando aquele satélite supersensível para captar diversos sinais vindos do espaço nunca iria encontrar correntes elétricas porque você precisa de DOIS PÓLOS prá medir a corrente elétrica de qualquer coisa, inclusive do espaço, e eles só usaram um – o próprio satélite. Embora essa explicação que o Prof. McCanney tenha dado possa parecer algum tipo de fuga, posso te recomendar essa notícia, vinda diretamente da NASA e que aposto que você ficou sabendo:
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3491444-EI301,00.html
    Na segunda linha do 4º parágrafo está bem claro: “(…)suas rajadas elétricas destroem o ambiente(…)”. Ou seja, a NASA reconheceu que o espaço NÃO É elétricamente neutro. Lá estão as rajadas elétricas no vácuo.

    Dê uma olhada nessa página também, ela foi feita pelo The Millennium Group, equipe que o Prof. McCanney integrava a alguns anos atrás:
    http://www.tmgnow.com/repository/solar/venus1.html
    Lá eles falam sobre o modelo dos cometas do Prof. McCanney, mostra fotos disponibilizadas pela SOHO/LASCO C3 CORONOGRAPH e deixa BEM CLARO que os cometas não são bolas de gelo, mas sim descargas elétricas. Recomendo que você dê uma chance ao Prof. McCanney, você vai se surpreender.

    E, de qualquer forma… como ele consegue prever até os DIAS em que furacões iriam ocorrer se o modelo dele está errado?? Eu VI ele fazendo isso.

  49. Phil Plait, em “Bad Astronomy”, famoso astrônomo e eterno lutador contra “quacks” rebateu aqui todas as mentiras do “quack” James McCanney’s no artigo:

    James McCanney’s Nonsense [ a falta de senso de J. McCanney ]

    Introduction [ Introdução ]

    AS MENTIRAS DE McCanney comentadas uma por uma:

    Comets are not “dirty snowballs” [ Cometas não são ‘bolas de neve sujas’ ]

    The solar wind is electrically charged [ O Vento solar é eletricamente carregado ]

    Comets don’t lose mass, they gain it Comets are huge, not dinky [ Cometas não perdem massa, eles ganha massa, Cometas são enormes… ]

    Miscellaneous nonsense [ mais uma lista de idiotices ]

    Conclusions [ conclusões ]

    Links of Interest [ links interessantes ]

    Recomendo que leiam o artigo, tópico por tópico, e parem de defender esse charlatão.

    \o/

  50. Marcelo,
    Sou menino, não menina.

    Roca,

    O modelo do Prof. McCanney foi comprovado quando ele lançou o seu trabalho pela Cornell, e mesmo hoje pode ser revisto e confirmado por qualquer cientista. Naquela época, ele recebia dados diariamente das Voyagers que estavam passando por Júpiter, pois a Cornell possui (ou possuía) um convênio com a NASA, onde eles recebiam os dados que vinham dessas sondas para que eles pudessem ser revisados e entendidos. Eram tantas informações confirmando sua teoria, que chegou um ponto em que ele foi impedido de lançar mais trabalhos, porque todos os seus modelos contrariavam o que se sabia e o que é dito como certo até hoje em astronomia. Posso dar mais detalhes, mas o melhor é você mesmo entender sobre o que ele está dizendo e o porque de até hoje seu trabalho ser ignorado pela ciência oficial.

    Você falou que basta uma evidência ou uma prova contrária para derrubar uma teoria, mas você sabe que isso pode ser um processo que leva anos, concorda? E ainda nunca ser resolvida, basta lembrarmos do Big Bang. Quando eles perceberam que os dados que eles recebiam não batiam com o que eles esperavam de um universo em expansão, inventaram a energia e a matéria escura, duas coisas que não se pode medir, observar ou comprovar. Já o modelo do Prof. McCanney se comprovou, entende? Mas quem revisa o trabalho da NASA??

  51. E ROCA ! Vc se lembra de um cara que buscava despertar a sabedoria nos seus alunos atraves da indagação ! pois bem eu faso uso dessa pratica !

    Vc sabe porque eu me interesei por esse blog ?voi justamente por vc ter sido um ” QUACK ” ao colocar como titulo do seu blog :

    2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X
    Não podemo jamais ser-mos pretenciosos a ponto de dizermos com toda a certeza que não existe uma coisa da qual não se pode ter certeza !
    E atraves da indagação vc mesmo explicido isso !

    Bem a unica coisa que nos temos a fazer é : comprar um super telescopio e olharmos para o ceú , esperar que não aja e nem aconteça nada , e por fim se existir que alguem faça algo para mudar a nossa sorte !

    Foi um prazer falar e falar e falar !!7!

  52. Ao Roca

    pela primeira vez vc falou algo de maoir relevancia ,isso de ” QUACK ”
    :” Sua teoria nunca poderia estar errada , pois todos os outros que estam. Eventualmente o verdadeiro quacks fazer as mesmas observações.” Bem era este ponto Roca que eu estava falando nem vc pode provar 100% que não existe nada e nem eu ou outro aqui pode te provar 100% que realmente exista algom em relação a NIBIRU .Eu posso aceitar que não exista ,pois as quatidades de provas e evidencia que há são poucas e de fontes desconhecidas ! —- Mas ai no outro ponto vc pode aceitar pelo menos ipoteticamente que exista ta ” ameaça ” ??? ou irar dizer que suas teorias são infalivez ! ————

    e uma pergunta diretamente a vc ROCA vc provavelmente leu as mesagem que se passaram antes que —– , vc ao menos procurou para saber do que eu falava e entender ? ou nem siquer teve a astucia de pesquisar um pouco .

    muitas vezes eu me tenho por ” QUACK ” ! Porem muitas vezes por motivo de querer saber mais um pouco e o resto por
    paranoia mesmo ,se essa vinher a calhar !

  53. Hell e Marcelo.
    Discordo de vocês.

    Eles podem até ser ignorados por algum tempo por terem teorias muito avançadas para sua época. No entanto, mais a frente, quando comprova-se que estavam certos, eles são devidamente reconhecidos e aclamados.

    Há que ter muito cuidado com o “quacks”, ou melhor, os pseudo-cientistas que querem vender suas teorias implausíveis como se fossem verdades absolutas. Esses sujeitos são ignorados com justiça pois são eles contra todos os demais…

    A ciência não caminha dessa forma. Basta uma só evidência contrária, ou uma prova que nega a teoria, para que a mesma seja posta de lado. Mas os quacks não aceitam isso. Não aceitam contestação. Não aceitam evidências contrárias…

    O que é um QUACK?
    http://insti.physics.sunysb.edu/~siegel/quack.html

    Por outro lado, para que uma teoria seja aclamada como verdadeira ela tem que ser comprovada independentemente por outros grupos segregados de cientistas e tem que ser a prova de falhas. Uma boa teoria é a que permite elaborar PREVISÕES que são efetivamente cumpridas.

    Veja por exemplo as leis de Kepler.

    Elas funcionam tão bem que até hoje são usadas por todos os astrônomos para calcular as órbitas…. são usadas pelas agências espaciais para programar as viagens até outros mundos e vai continuar sendo útil pelos séculos a frente.

    Onde as leis de Kepler não funcionam? Em velocidades relativísticas (próxima a velocidade da luz)… aí entra a teoria da Relatividade Geral de Einstein que complementa. Uma teoria se sobrepõe a outra, refinando-a. Mas em velocidades relativamente baixas (se comparadas com a velocidade da luz), as leis de Kepler são imbatíveis, funcionam, são simples, adequadas e fazem previsões excelentes.

    Agora, mais uma vez a Teoria da Relatividade Geral de Einstein será POSTA A PROVA com o estudo dos cientistas australianos:
    Pulsar binário permite provar com maior precisão a Teoria Geral da Relatividade

    Assim caminha a ciência. Nenhuma teoria é inquestionável, as teorias são sempre retestadadas e verificadas contra novas medidas e descobertas…

    o/

  54. eu concordo com a ” Hell ” existem muito cientistas e teoricos que são inginorados !mesmo tendo provas com o tempo de seu trabalho ! eu acho que isso é devido aos outros não conseguirem chegar ao mesmo patamar e não o entenderem ! xvc

  55. Então vc concorda que até hoje não se sabe do que são compostos os cometas, certo? Até onde eu acompanhei as notícias, principalmente do site do JPL da NASA, poucos resquícios de gelo ou água foram encontrados no núcleo dos cometas, e mesmo assim eram em proporções pequenas e apenas à partir de observações INDIRETAS. Aí fica a pergunta: de onde vêm as caudas e as coroas senão de gelo??

    Essas perguntas que eles ainda estão tentando resolver – se é que estão – já foram resolvidas a 30 anos atrás quando o prof James McCanney publicou seu trabalho sobre o Espaço Elétrico. Nesse modelo, QUALQUER COISA de QUALQUER TAMANHO que atravesse a região que ele chamou de Capacitor Solar, irá se transformar em um cometa devido à DESCARGA ELÉTRICA vinda do Sol. Portanto, a cauda e a coroa do cometa seriam elétrons indo EM DIREÇÃO ao núcleo, e não do núcleo prá fora. Isso explicaria também os diversos tipos de materiais encontrados no núcleo desses objetos.

    Parece fantasioso demais? Pois bem, à partir de seu modelo do Espaço Elétrico, o Prof. McCanney previu vários furacões, indicando inclusive o DIA em que eles ocorreriam. E eu segui algumas dessas predições desde os dias em que ele anunciou em seu programa semanal de rádio até o dia em que esses furacões ocorreram através do site Weather.com e ele ACERTOU EM CHEIO, algumas vezes com meses de antecedência. Como ele fez isso? Verificando o alinhamento entre a Terra e os outros planetas e/ou cometas. Quando há uma teoria, dados, repetibilidade, evidências e documentação suficiente para que qualquer cientista possa refazer a experiência, então isso é CIÊNCIA DE VERDADE. O problema é que ele expõe essas coisas a mais de 30 anos, mas ele SEMPRE É IGNORADO. Por que será??

  56. A composição dos cometas é um assunto controverso que está sendo pesquisado.

    Leia mais aqui nesses links:

    Dust samples prompt rethink about comets
    [ amostras de poeira fazem os cientistas repensarem sobre a composição de cometas ]
    http://www.reuters.com/article/scienceNews/idUSN2537011620080126?sp=true

    Stardust comet dust resembles asteroid materials
    [ amostras de pó dos cometas são similares a materiais de asteróides ]
    http://www.physorg.com/news120414448.html

    As novas descobertas indicam os asteróides e cometas não são objetos tão distintos (quanto a composição química) como se pensava antes. Novas sondas serão enviadas a cometas e o assunto será resolvido em alguns anos.

    \o/

  57. Podem me dizer o que é isso?

    http://aladin.u-strasbg.fr/java/alapre.pl?-c=5%3A49%3A15+-4%3A02%3A37&button=RGB

  58. Haja paciência prá navegar nakele site… mas pouco mais que 1000 imagens é muito pouco, a NASA deve ter centenas de milhares delas… mas esse é só um dos pontos que eu levantei, eu estou falando sobre TODOS OS OUTROS dados de TODAS AS OUTRAS missões, as quais eles estudam, publicam relatórios e trabalhos científicos, mas nunca mandam todos os dados para revisão da comunidade científica como um todo. EU NÃO ENTENDO ISSO!

    Outra coisa, o que é aquela anti-cauda no cometa Lulin? Só falta eles dizerem que é uma ilusão de óptica novamente…

  59. RESPOSTA AO MARCELO

    COMETA DE HALLEY:

    Marcelo: Vocês se lembram do cometa Halley que passa ha cada 76 anos! Como uma órbita dessas funciona?

    ROCA: Halley possui uma órbita elíptica alongada cujo afélio (5,25 bilhões de km) vai um pouco além da órbita de Netuno, conforme a figura abaixo:
    http://www.constelacoes.hpg.ig.com.br/cometa_halley-orbita.jpg

    O Halley, no periélio chega a distância de 88 milhões de km do Sol (entre Mercúrio ~58 milhões de km – e Vênus ~108 milhões de km).

    Marcelo:Será que algum telescópio pode avistá-lo a onde ele esta hoje?

    ROCA: Não, ele não pode ser visto hoje por telescópios, pois está além de Netuno.

    Marcelo:Em que galáxia ele se encontra?

    ROCA: Na mesma de sempre, Via Láctea, ou seja, dentro do Sistema Solar.

    Marcelo:Ou exatamente os lugares que ele passa?

    ROCA: Já respondido: http://www.constelacoes.hpg.ig.com.br/cometa_halley-orbita.jpg
    Mais detalhes aqui: http://www.constelacoes.hpg.ig.com.br/cometa_halley.htm

    PLANETAS ANÕES E OBJETOS TRANS-NETUNIANOS

    Marcelo:E outra “SEDNA” o nosso mais novo irmão solar que leva cerca de 10.500 anos para completar uma órbita, sem falar de “Quaoar” (descoberto em 2002; 1250 km) que nem é considerado! Foram descobertos pilo Instituto de Tecnologia da Califórnia e o Tenagra respectivamente e “AMADORES” por sinal?

    ROCA: Sedna e Quaoar são ‘candidatos a planeta-anão’ e a IAU está estudando esses objetos e outros mais. Em breve deverá anunciar novos ‘planetas-anões’ (eu aposto em Sedna, por ser o maior objeto).
    Consulte: Vamos saudar ‘Haumea’ o quinto planeta-anão

    Ressalto que ainda há uma família de novos candidados a ‘planeta-anão’ que estão sendo analisados pela IAU. Alguns deles são: Orcus, Ixion, Huya, Varuna, 2002 TX300, Quaoar, 2002 AW197, 2002 TC302, 1996 TL66 e Sedna (são 70 candidatos hoje, podendo chegar a 2.000 objetos, com os avanço acelerado das descobertas que é esperado acontecer nos próximos anos).

    Leia mais aqui: Which are the dwarfs in the Solar System?

    Marcelo: Bem o que se vê pelos telescópios deles são somente pontos de luzes como uma estrela, aí então a quem será que eles recorreram para terem uma visão melhor e tirarem as suas duvidas? Bem deve ser a NASA né ,ou em outros termos ao governo NORTE AMERICANO que “não gosta de esconder” nadinha do mundo!

    ROCA: Pontos luminosos que notadamente se movem pelo céu são indícios de serem planemos, asteróides ou cometas… As estrelas movem-se muito lentamente (a estrela mais rápida, visualmente, é a estrela de Barnard, uma anã vermelha que dista 6 anos-luz do Sol e está se aproximando de nós, devendo chegar a 3,8 anos-luz em 9.700 anos, confira aqui nessa tabela, na página 9). A estrela de Barnard tem sido alvo de polêmica, sem nenhum fundamento. Veja minha resposta nessa questão: “Nibiru, Nêmisis, Barnard ou Hercólobus?

    Finalizando: não dissemos que ‘não existe’ um Nibiru (leia-se: um novo objeto TNO ou novo planeta anão). Apenas afirmamos há outros Nibirus a encontrar em breve e que serão apenas mais alguns objetos TNO, ou seja, objetos Trans-Netunianos (ou mais distantes), bem comportados, bem distantes e gelados. Esses objetos orbitam nos confins do sistema Solar, e lá permanecerão sem incomodar a Terra por bilhões de anos no futuro…

  60. Há! uma coisa que acabei de lembrar ,Vcs se lembram do cometa halley que passa ha cada 76 anos ! Como uma orbita dessa funciona ? sera que algum telescopio pode avistalo a onde ele esta hoje ? em que galaxia ele se encontra ??ou exatamente os lugares que ele passa ??? Bem é provavel né ?e outra “SEDINA” o noso mais novo irmão solar que leva serca de 10.500 anos para completar uma órbita ,sem falar de “Quaoar” (descoberto em 2002; 1250 km)que nem é considerado !Foram descobertos pilo Instituto de Tecnologia da Califórnia e o Tenagra respectivamente e “AMADORES” por sinal ? bem o que se ve pelos telescopios deles são somente pontios de luzes como uma estrela ,ai então a quem sera que ele recoreram para terem uma visão melhor e tirarem as suas duvidas ?????Bem deve ser a NASA né ,ou em outros termos ao governo NORTE AMERICANO que ” não gosta de esconder” nadinha do mundo!!7!
    Ou seja faciu mente a União Astronômica Internacional pode e deve ter uma regra e entre outros metodos de conter certas descobertas para que não se propaquem noticias erroneas e nem muito menos series de fatores que vanham á afetar e insitar alegações paranoicas e apocalipticas religiosas !!! BEM O QUE É FATO É QUE NÃO SE PODE PROVAR CONGRETAMENTE QUE NÃO HÁ NENHUM “NIBIRU” ,MESMO QUE NADA ACONTEÇA EM 2012 ! Pois isso não é tão descartavel assim nem para os cientistas e mesmo que não seja naquele quadrado do google Earth! E lembrense que existe a “União Astronômica Internacional” não é bem assim chegar e noticiar para o mundo .e outra quem tem amor a sua familia e aos seus animais de estimação podem não ser tão alarmistas né !!!Pois é facio dizer que eles pode fazer o que quer mais dai a ser verdade na pratica ?so vc se formando e indo lá e averiguar a veracidade desse fato né !7!

  61. Bem e sem contar com o fato que não é por ser um “amador” com um tescopio de altapotencia que se pode ter dominio total dele ,se vc duvida contacte um e vera que se for visto alguma anomalia eles devem ligar para alguns setores do governo e avisarem e ai então é que entra as teoria de cospiração ,( tenha por exemplo o seguinte : vcs sabião que se um piloto de avião avistar qualquer coisa de estranho ele tem que enformar as torres de comando e ferificar se algo no radar e não avendo eles são perguntados se vão querer relatar ,e em sua grande maioria escolhem não relatar nada por algum motivo !quem relatar que viu algo que não tenha no radar ele tera que ser testemunha em investigações e outras coisas ,e mais sujeto até a ficar preso por “insitação de panico infundado” ,se relatar as outras pessoas!

  62. Há uma coleção fantástica de fotos EM ALTA RESOLUÇÃO de Marte no site HiRISE, aqui:

    HiRISE: High Resolution Imaging Science Experiment
    http://hirise.lpl.arizona.edu/

    Vejam essa foto em alta resolução onde objetos com ~82 cm estão resolvidos:
    HiRISE mostra imagens de impactos explosivos na superfície de Marte

  63. Dalton,

    É muita paranóia achar que os grandes observatórios astronômicos estão fortemente guardados por forças militares ou agentes da CIA vigiando cada astrônomo para que ele, “sem querer”, não deslize o telescópio para alguma área “proibida” do céu. Vá até o Chile, no deserto de Atacama, cerro Paranal, cerro Tololo, cerro La Silla, etc. e visite os grandes observatórios, lá dentro só tem os cientistas e eles pesquisam o que quiserem livremente seguindo um programa estabelecido por eles mesmos.
    Se a NASA não libera dados antes dela mesma analisar, é o que se esperaria de qualquer um, mas logo a seguir estes dados são liberados. Não se faz ciência com mistérios, pelo contrário, se usa da experiência do maior número possível de cientistas para comprovar o que se descobriu. Basta procurar para achar grande quantidade de dados da NASA e outras agências espaciais.

  64. O Google Sky é um mapa celeste muito ruim, ele foi construído como uma colcha de retalhos juntando imagens de alta definição com outras de baixa definição e ainda por cima existem muitos defeitos nas imagens usadas. Este “retângulo misterioso” é apenas uma falha. Existem mapas celeste de alta resolução, completos disponíveis para pesquisa de quem quiser. Exemplo: o Aladin abaixo.
    http://aladin.u-strasbg.fr/java/alapre.pl?-c=5%3A54%3A00+-6%3A00%3A00&ident=PPM+702457&submit=Aladin+previewer

    Não há nenhum objeto misterioso dentro do retângulo.

  65. muito fácil falar q não tem nada de importante ali, se não tem, pq não mostrar? por enquanto tenho algumas provas de que existe sim algo que está sendo ocultado, mas até ser mostrado vai ficar uma guerra de palavras…

  66. tudo bem…. é plausivel sua pauta, mas a questão não eh essa, a questão é, oq tem atráz daquele retalho preto no céu ? se não é nada, é oque então, está muito nítido o recorte, ninguém aqui é bobo nem criança pra aceitar uma alegação tão mal embasada, e outra, eu não tenho condições de comprar equipamentos de astronomia pra ficar olhando o espaço pra tentar ou querer contestar algo que o google esconde, quem encontrar uma forma de desvendar o que tem naquele pedaço, mas desvendar sem colocar uma outra imagem falsa, isso pra mim me basta

  67. Dalton,
    A explicação é muito simples: não há dados (óticos) para mostrar nessa região.

    No entanto veja que há informações em infravermelho e em microondas, mostrando que trata-se de uma região sem a menor importância para observação, ou seja, não há nada de interessante a se ver por ali…

    Como disse acima: “Este vazio é só aparente ao observarmos os dados ópticos; se você alternar o conjunto de dados para o estudo de microondas realizado pela Sonda de Anisotropia de Microondas Wilkinson (WMAP) encontrará este vazio preenchido com dados. Também os dados infravermelhos cobrem essa região bastante bem.”

    \o/

  68. Bom por essa madruga eu finalizo assim ,eu sou um estudante do espaço tempo ,das teorias de cospiração e varias outras coisas !Pois muitas coisas que de fato existem fazem-se parecer brincadeira !7!,eu mesmo ja vivi ” coisas ” que para muntos é impossivel ,é motivo para zoar ,pois é mais facio acreditar no que a maioria diz do que aceitar a realidade e tentar saber o porque da verdade investigando e duvidando de gregos e troianos .Bem é como disse um cara cabeludo : A VERDADE O LIBERTARA !

  69. E outro termo a ser abordado é o fato de que – Nos ponhamos no lugar de um presidente ou chefe de uma agencia do governo , se ficasemos sabendo que ” poderia ” ocorrer algo parecido deixariamos toda a população ficar sabendo disso ??? Imaginem : ” Há se o mundo pode acabar amanhãm eu vou fazer de tudo ” ou seja ,eu não os cuparia se eles escondecem um ” fato “como esse ou de outros tipos ,pois o mundo pararia e a certas coisa que é melhor que o mundo não saiba !7! Pois nem todos estão prontos para ouvir “fatos” ou até “mentiras” inventadas pelo mundo a fora nãe é ? Mas certo é que todos os telescopios potentes existentes em nosso planeta são monitorados e até controlados pelo goveno !assim se alguma anomalia venha a ser encontrada não se permitem comentarios dos integrantes ,mas sempre faza e vira uma bola de neve .o que na verdade não era nada na mão dos
    paranoicos sem causa vira “fato” e dai por diante !

  70. A Terra terá ‘vários fins’, mas isso é tema para outra discussão, como já respondi aqui no yahoo-respostas: “Quais seriam as probabilidades astronômicas de extinção em massa das espécies?

    O fato é que em 2012 não teremos nenhuma calamidade de maior porte, ou seja, diferente daquelas que ocorrem corriqueiramente no mundo: inundações, ciclones, furacões, vulcanismo, terremotos, seca, tsunamis, etc…

    • paulo sergio alvise em 28/01/2009 às 22:14
    • Responder

    Foi a reportagem mais esclarecedora sobre este assunto tão polemico. Mas a minha pergunta é, no planeta terra tudo tem um começo e um fim e a terra também tera um fim

    • dimitri costa em 23/01/2009 às 14:42
    • Responder

    esclarecedor esse artigo fiquei ate mais aliviado sobre o tal planeta X q confesso vem tirando meu sono.Bom afirmar que um planeta gigantesco esta vindo em nossa direçao esta descartavél ,eu peço informaçao sobre o alinhamento do sol e dos planetas nao estaria ae a profecia?e veridico essa afirmaçao? existe essa possibilidade? obrigado!

  71. Vários trechos do artigo devem ser lidos novamente PARA NÃO SEREM ESQUECIDOS, eu aponto um em especial: “Não há nada mais rentável que o medo”…

  1. […] 2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X « Eternos Aprendizes […]

  2. […] eón Hadeano † da Terra primordial, a vida tem mostrado altamente resistente e persistente: nem asteróides, cometas, explosões de raios-gama, tempestades solares assassinas, mudanças de pólos magnéticos ou […]

  3. […] 2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X […]

  4. […] exemplo: o tal do Nibiru. Já foi explicado dezenas de vezes, como por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, que o fictício Nibiru não existe […]

  5. […] 2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X […]

  6. […] eón Hadeano* da Terra primordial, a vida tem mostrado altamente resistente e persistente: nem asteróides, cometas, explosões de raios-gama, tempestades solares assassinas, mudanças de pólos magnéticos ou […]

  7. […] da câmera do Keck II, exatamente 15 anos após os impactos que Júpiter sofreu com a queda dos fragmentos do cometa Shoemaker-Levy […]

  8. […] Há quem acredita em teorias de conspiração do tipo ‘a NASA esconde alguma coisa‘ ou ‘os governos escondem algo’, Para esses, vejam aqui quem descobriu primeiro o […]

  9. […] Há quem acrediata em teorias de conspiração do tipo ‘a NASA esconde alguma coisa‘ ou ‘os governos escondem algo’, Para esses, vejam aqui quem descobriu primeiro o […]

    Há quem acredita em teorias de conspiração do tipo ‘a NASA esconde alguma coisa‘ ou ‘os governos escondem algo’, Para esses, vejam aqui quem descobriu primeiro o cometa: um astrônomo amador (DAE-am Yi), e mais, a foto acima foi tirada também por astrônomos amadores italianos usando um equipamento alugado… O céu pertence a humanidade. Não existem formas de controlar ou censurar o que se pode observar no céu. 🙂

  10. […] 2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X […]

  11. […] translating each into Spanish on his space news website Ciencia Kanija. Also, thank you to Roca at Eternos Aprendizes for translating my recent “2012: No Comet” article into Portuguese! More to come […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!