«

»

jan 05

2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu

Eclipse sobre sobre uma acácia em Chisamba, Zambia, 2001 - Crédito©: Fred Espenak

Eclipse sobre sobre uma acácia em Chisamba, Zambia, 2001 – Crédito©: Fred Espenak

Relacionamos neste post alguns eventos relevantes a serem observados no céu a ocorrer em 2009: conjunções entre planetas, o eclipse do século, ocultações e outros interessantes fenômenos. Vamos ficar atentos e tentar acompanhar. Anotem em suas agendas!

26 de janeiro: o anel de fogo – eclipse anular do Sol (Oceano Índico) {1}

Em 26 de janeiro de 2009, poucas pessoas de sorte poderão ver o “anel de fogo” no céu. Esse é o nome para a visão central de um eclipse anular do Sol, ocultado pela Lua distante. No clímax desse tipo raro de eclipse, a parte central do Sol vai desaparecer e a Lua obscurecida estará rodeada pelo brilhante Sol. Esse espetáculo será visto apenas em um caminho que cruza o sul do Oceano Índico. Outras localidades populosas, o sul da África e partes da Austrália, verão a Lua dar uma mordida no Sol.

anel-de-fogo-por-mammana

Na foto acima vemos um espetacular eclipse anular fotografado atrás de palmeiras em janeiro de 1992. Crédito © Dennis L. Mammana (TWAN)

22 a 26 de fevereiro: O trio de planetas {2}

Quem acorda cedo vai ter a oportunidade de ver a conjunção de Júpiter (magnitude -2,0), Mercúrio (-0,1) e Marte (+1,2) dentro de uma região circular de 5º no céu. Provavelmente, por meia hora antes do nascer do Sol você poderá dar uma olhada em Júpiter e Mercúrio acima do horizonte. Por outro lado, será bem mais difícil de se ver Marte sem o uso de binóculos. O círculo imaginário contendo esses 3 planetas será menor (3,7º) no dia 24 de fevereiro. Nas manhãs de 22 e 23 de fevereiro a Lua crescente vai aparecer de forma interessante complementando essa visão dos três planetas.

Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte em conjunção.  Imagem capturada por Mike Salway© em 23 de fevereiro de 2009.

Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte em conjunção. Imagem capturada por Mike Salway© em 23 de fevereiro de 2009.

Joe Rao explica mais sobre esse encontro e fala como observar os 5 planetas ao longo fevereiro na Space.com/NightSky em Doorstep Astronomy: Spot 5 Planets

stellarium-rio-de-janeiro-em-24-de-fevereiro-05-h-17-m1

25 de março: O planeta Vênus será no mesmo dia a ‘estrela da manhã‘ e a ‘estrela vespertina‘ {3}

Esse evento repete o que ocorre periodicamente (2001, 1993 e 1985, … ), em um ciclo que se repete a cada 8 anos. A oportunidade de ver no mesmo dia Vênus tanto pela manhã quanto à noite se repetirá por vários dias, antes e depois do dia 25 de março.

Vênus no final de março de 2009

22 de abril: Ocultação do planeta Vênus {4}

A Lua, em fase crescente (8% de iluminação), vai passar na frente do planeta Vênus nessa data, ocultando-o.

Ocultação de Vênus pela Lua

6 de junho: Ocultação da estrela Antares pela Lua cheia {5}

Na madrugada desse dia uma Lua brilhante (99% de iluminação) vai ocultar a famosa estrela super gigante vermelha Antares.

22 de julho: “O Eclipse do Século” {6}

O mais longo eclipse total do Sol no século 21 irá ocorrer no dia 22 de julho. Os efeitos serão observados em sua plenitude inicialmente no mar da Arábia. A umbra (em astronomia umbra significa a parte mais escura da sombra de um astro) seguirá pela Índia central, sudeste do Nepal, Butão, nordeste de Bangladesh, leste da Índia e o centro-sul do Tibete. A umbra seguirá cortando o meio da China e depois pelo leste da China e finalmente nas em algumas das ilhas Ryukyu (or Nansei). A cerca de 325 km a leste-sudeste de Iwo Jima será o ponto mais notável do grande eclipse, como podemos ver no diagrama abaixo:

se2009jul22totaleclipsesun

Será o inegavelmente o melhor eclipse do século 21, uma vez que será o mais longo a ocorrer desde 1991. Outro similar a esse só ocorrerá em 2132. Imperdível!

Imagem feita por Sylvain Weiller, Tianhuangping ski resort, China Jul. 22, 2009

Imagem feita por Sylvain Weiller, Tianhuangping ski resort, China Jul. 22, 2009

Veja aqui a galeria de Fotos do eclipse total do Sol em 22 de junho de 2009

10 de Agosto a 4 de Setembro: Saturno ‘sem’ seus anéis {7}

Contrastando com o que foi observado em 2003, quando o sistema de anéis de Saturno apresentou-se em seu máximo visual (27º de inclinação), os anéis se apresentarão no seu mínimo visual a partir de 10 de agosto. Tal fenômeno é causado pelas posições relativas entre Saturno, a Terra e o Sol, no equinócio de Saturno. O rápido movimento da Terra na sua órbita muda o ângulo de visão alternando a face Sul com a face Norte dos anéis Durante 3 semanas os famosos anéis ficaram praticamente impossíveis de serem observados.

Saturno sem anéis

2 a 3 de Setembro: Júpiter ‘sem’ seus satélites {8}

Geralmente quando apontamos um pequeno telescópio na direção de Júpiter conseguimos ver quase sempre algumas de suas famosas luas Galileanas (Ganimedes, Europa, Io e Calisto). E, geral 2 ou 3 luas são evidentes imediatamente, em outras vezes  vemos facilmente as 4 luas. Raramente apenas uma lua se apresenta visível e muito mais raramente temos uma visão sem nenhuma dessas 4 luas. O evento da ocultação das 4 luas terá a duração de 2 horas.

8 de Outubro: Conjunção bem próxima entre Mercúrio e Saturno {9}

Nesse dia Mercúrio irá aparecer apenas 0,3º abaixo e à direita de Saturno. Na magnitude -0,7, Mercúrio vai aparecer 5 vezes mais brilhante de Saturno (magnitude +1,0). De fato, esse emparelhamento bem próximo entre Mercúrio e Saturno será parte de uma conjunção maior que incluirá Venus (magnitude -3,9).

rio-de-janeiro-em-09-de-outubro-05-h-40-m-copia

Para completar o grupo, na manhã de 16 de outubro, uma Lua crescente bem tênue será observada próxima a esses 3 planetas.

Saturno Vênus Mercúrio outubroMaio, Julho e Dezembro – Júpiter e Netuno em rara conjunção {10}

Ao longo de 2009, Júpiter vai estar em conjunção com Netuno três vezes em 2009.

No final de Maio, meados de julho e novamente na terceira semana de Dezembro esses dois planetas estarão bem próximos no céu e poderão ser observados no mesmo campo de visão de um telescópio. Trata-se de um evento raríssimo. É importante destacar que Galileu viu semalhante encontro de Júpiter e Netuno em 1612. Ele, na verdade, notou uma “estrela incomum” que se moveu próxima a Júpiter, mas ele não conseguiu perceber que se tratava do planeta Netuno, que permaneceu desconhecido até 1846.

Júpiter e Netuno em rara conjunção

A página Night Sky da Space.com estará apresentando mais detalhes desses eventos e outros eventos interessantes ao longo de 2009.

Fontes:

Space.com/nightsky: Night Sky Highlights in 2009 por Joe Rao

Space.com/NightSky: Doorstep Astronomy: Spot 5 Planets por Joe Rao

NASA: Eclipses em 2009 por Fred Espenak

Fotos do eclipse total do Sol em 22 de junho de 2009

Onde estão os anéis de Saturno?

._._.

5 comentários

4 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Pantaleao

    Salamam

    Poxa é muito bom ter voces como consultores sobre Astronomia e espaço.

    Grato
    assadAllah

  2. GNAME

    legal
    agora sei o q vou fazer daqui 4 anos

  3. ROCA

    Obrigado, Ale e Eye !!!

  4. Ale

    UUUAaalll fantastico, simplimente magnifico!

  5. Eye

    Não posso perder o eclipse do século, não estou afim de esperar até 2.132 para ter outra oportunidade dessa!

  1. Conjunção: Vênus e a Lua juntos em 22 de abril de 2009 » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu […]

  2. Fotos do eclipse total do Sol em 22 de julho de 2009 « O Universo – Eternos Aprendizes

    […] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu « O Universo &#8… […]

  3. Equinócio em Saturno permite que Cassini visualize novas micro-luas através de suas sombras « O Universo – Eternos Aprendizes

    […] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu […]

  4. 2009 - ano do eclipse do século « Arauto do Futuro

    […] Fonte: Eternos Aprendizes […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!