«

»

dez 19

NGC 6745 – Galáxias em colisão formam o desenho de uma cabeça de pássaro

NGC 6745: a foto mostra duas galáxias em colisão que formam o desenho de uma cabeça de um pássaro tentando fisgar seu alimento. {1}

NGC 6745: a foto mostra duas galáxias em colisão que formam o desenho de uma cabeça de um pássaro tentando fisgar seu alimento. {1}

As galáxias em geral não têm uma aparência como a da NGC 6745. Essa galáxia ímpar mostra na realidade o resultado de duas galáxias em colisão há centenas de milhões de anos.

Essa fotografia mostra no canto inferior direito a galáxia menor, a NCG 6745B, afastando-se. A galáxia maior, a NCG 6745A, exibida na imagem foi no passado uma típica galáxia espiral que agora aparece deformada e com um formato peculiar. A gravidade distorceu violentamente os formatos de ambas as galáxias. Embora seja bem provável que nenhuma estrela tenha colidido diretamente, o gás, a poeira cósmica, e os campos magnéticos interagem diretamente. De fato, um nó de gás ejetado da galáxia maior no canto inferior direito da foto já iniciou a formação de novas estrelas. A NGC 6745 tem cerca de 80 mil anos-luz de diâmetro e está localizada há 200 milhões de anos-luz da Terra.

Poster do Hubble:

http://imgsrc.hubblesite.org/hu/db/images/hs-2000-34-a-web_print.jpg

Fontes e Referências:

NASA Hubblesite.org: A Bird’s Eye View of a Galaxy Collision

Foto:

{1} A Galaxy Collision in NGC 6745 Crédito: NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)-ESA/Hubble Collaboration – Roger Lynds (KPNO/NOAO) et al.

1 comentário

1 menção

  1. Eu possuo um questionamento que a mt tempo tm pairado minha mente…eu como 1 fissurado por espaço e td tipo de conhecimento cientifico, fico me perguntando o porque da denominação de vácuo para o espaço, pois até onde sei a palavra vácuo significa ausência de matéria e o espaço é repleto de matéria de todo o tipo, desde gases, a rochas, radiação, luz e outros compostos…
    Assim, gostaria que alguém me respondesse o porque deste termo ser associado ao espaço e se estiver incorreto como seria a nomenclatura correta…

  1. Robert Gendler nos mostra as maravilhas da M101 – a Galáxia do Cata-vento » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] tão grande que sua imensa gravidade deforma as diversas galáxias vizinhas de menor […]

Deixe uma resposta