«

»

dez 07

Steven R. Majewski fala da influência das galáxias satélites anãs na formação da Via-Láctea

“Um grande número de galáxias satélites podem ser escuras” (Steven R. Majewski)

Steven R. Majewski

Há alguns anos atrás os astrônomos sugeriram a existência de gigantescos espaços no Universo compostos de uma matéria que não se pode enxergar, tocar ou cheirar, mas que proporciona a densidade adequada ao Cosmos. Parece uma contradição que algo invisível contenha matéria e que, além disso, dê sentido à arquitetura cósmica. O astrofísico Steven R. Majewski, da Universidade de Virginia (EUA), decidiu posicionar-se no lugar onde se pode ver os fenômenos de forma mais clara e tem feito da observação sua principal ferramenta para explorar os lugares obscuros que desafiam nosso conhecimento.

Halo de matéria escura (simulação)

– Quais papéis se atribuem as galáxias anãs satélites na estrutura e formação da Via Láctea?

Segundo as simulações, incluindo a matéria escura, julgamos que as galáxias se formam hierarquicamente a partir da fusão de sistemas menores. Os sistemas menores estariam formados em sua maioria por matéria escura, mas alguns deles também contêm estrelas e gás. O gás é uma fonte de combustível que alimenta a própria formação de estrelas da nossa galáxia, bem como as estrelas presentes nas galáxias anãs também contribuem para população estelar da Via Láctea. A prova de que nosso halo estelar formou-se em parte, incluso substancialmente, de um sistema anão tem crescido nas as últimas três décadas e está claramente demonstrado, através do descobrimento de numerosas correntes de estrelas ao redor da Via Láctea, que são os restos de antigas galáxias anãs e aglomerados estelares.

– Por que o número de galáxias anãs que rodeiam a Via Láctea é menor do que prediz o modelo da Matéria Escura Fria?

Os modelos sugerem um grande número de sub-halos de matéria escura em torno a galáxias como a Via Láctea. A questão é quantos destes sub-halos também acolhem por sua vez galáxias luminosas. Há um grupo de pessoas que trabalha para solucionar este problema. As diferentes hipóteses para sua solução compõem o tema das palestras de James Bullock nesta XX Escola de Inverno.

– Poderiam existir galáxias anãs compostas somente por matéria escura?

Isso é o que sugere a comparação das simulações com as observações. Desde que vemos um número muito menor de galáxias satélites do que os modelos de matéria escura predizem, parece ser que, se os modelos são corretos, então um grande número de galáxias satélites deve ser na realidade composto de “galáxias anãs escuras“. Será muito emocionante a confirmação dos modelos quando existirem as provas observacionais definitivas de galáxias satélites escuras.

– Acreditamos que exista matéria escura no exterior da galáxia, mas também podemos encontrá-la em nosso próprio sistema solar?

Espera-se que a matéria escura seja composta de algum tipo de partícula subatômica, assim devemos supor a matéria escura esteja nos rodeando. Lamentavelmente, é muito difícil detectar estas partículas que interagem fracamente com a matéria normal. Todavia, um grande número de projetos para se detectar as partículas da matéria escura está em andamento em laboratórios subterrâneos de todo o mundo (por exemplo, nas minas Homestake e Soudan nos Estados Unidos e no Maciço Grande Sasso na Itália). Se estes experimentos em subterrâneos tiverem êxito na identificação das partículas da matéria escura, será um enorme avanço científico e uma grande ajuda para nossa compreensão do que até agora tem sido um misterioso e evasivo fenômeno sinalizado por observações, e um problema muito importante da astrofísica moderna!

Fontes e Referências:

IAC.ES: INTERVIEW WITH STEVEN R. MAJEWSKI “A large number of satellite galaxies could be dark”

Universe Today: Some Galaxies Are Made Almost Entirely of Dark Matter

ArXiv.org: Modeling The Structure And Dynamics of Dwarf Spheroidal Galaxies with Dark Matter And Tides

ArXiv.org: Precision Astrometry, Galactic Mergers, Halo Substructure and Local Dark Matter

Physorg.com: New evidence for a Dark Matter Galaxy

Universe Today: Dark Matter Galaxy? por Fraser Cain

Yahoo Respostas: Podem existir galáxias compostas somente por matéria escura?

2 comentários

  1. ROCA, o que está acontecendo que os posts antigos estão aparecendo novamente?

    1. ROCA

      O site deu uma parada (férias de 1 mês), mas retornaremos amanhã com novas postagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!