«

»

nov 21

Cassini revela auroras misteriosas sobre o polo norte de Saturno

Aurora anômala no polo norte de Saturno revelada pela sonda Cassini {1}

O que está causando essa estranha aurora sobre Saturno? Não sabemos com certeza. Imagens em dois tons de infravermelho do polo norte de Saturno obtidas pela espaçonave robótica Cassini descobriram uma aurora diferente de quaisquer outras já observadas em nosso sistema Solar.

O que causa uma aurora invisível?

Aurora invisível

Essa misteriosa aurora aparece em azul na imagem acima {1} enquanto que as nuvens abaixo da aurora estão em vermelho. As já conhecidas e também esquisitas nuvens em figuras hexagonais {2} são mostradas em vermelho abaixo da aurora. Essa aurora em Saturno pode cobrir o polo inteiro enquanto que auroras terrestres e as de Júpiter ficam confinadas tipicamente às linhas dos campos magnéticos associadas aos polos magnéticos. Em Saturno já foram fotografados anéis ‘normais’ de aurora. O formato das auroras bizarras sobre o polo norte pode ter seus padrões alterados em apenas alguns minutos. O tamanho gigantesco e a natureza variável dessas auroras indicam que as partículas ionizadas provenientes do vento Solar estão sendo afetadas por um inesperado tipo de fluxo magnético em Saturno.

Partículas energéticas chocando-se na alta atmosfera de Saturno fazem que a aurora em azul brilhe no comprimento de onda de 4 microns, invisíveis para os olhos humanos (6 vezes o comprimento de onda visível ao olho humano). Essa imagem é uma composição de duas fotos capturadas pela sonda Cassini. A imagem da aurora foi obtida em infravermelho em 10 de novembro de 2006 a uma distância de 1,061 milhões de km. A imagem das nuvens foi capturada pela Cassini em 15 de junho de 2008 a uma distância de 602.000 km.

A missão Cassini-Huygens

A missão Cassini-Huygens é um projeto multinacional de cooperação entre a NASA, a agência espacial européia (ESA) e a agência espacial italiana. O Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, coordena a missão e foi responsável pelo projeto, desenvolvimento e constução em suas instalações. O time responsável pelo espectômetro de mapeamento visual e infravermelho (Visual and Infrared Mapping Spectrometer) pertence a universidade do Arizona.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite o site: http://saturn.jpl.nasa.gov/home/index.cfm. A página do time responsável pelo espectômetro de mapeamento visual e infravermelho está aqui: http://wwwvims.lpl.arizona.edu.

Misterioso hexágono no polo norte de Saturno {2}

Misterioso hexágono no polo norte de Saturno {2}

Referências e fontes:

NASA, Jet Propulsion Laboratory: PIA11396: Saturn’s Polar Aurora

NASA, Jet Propulsion Laboratory: Cassini Finds Mysterious New Aurora on Saturn

NASA,APOD: Unusual Auroras Over Saturn’s North Pole

{1} Unusual Auroras Over Saturn’s North Pole – Crédito: Cassini VIMS Team, JPL, ESA, NASA

{2} PIA09185: Saturn’s North Pole Hexagon and AuroraCrédito: Cassini VIMS Team, JPL, ESA, NASA

1 menção

  1. Blog de Astronomia do astroPT » O Hexágono de Saturno

    […] Podem ver informação credível aqui no blog Eternos Aprendizes […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!