O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer

Após mais de dois anos apresentando atividade mínima, com baixíssima quantidade de manchas e raras tempestades de plasma, o Sol agora tem mostrado uma pequena atividade.

Manchas solares voltam a aparecer na superfície do Sol.

Manchas solares voltam a aparecer na superfície do Sol.

As atividades do Sol oscilam em um ciclo de 11 anos denominado Ciclo Solar. Esse comportamento pode variar desde a calmaria até as violentas tempestades solares que tem o poder de detonar redes elétricas na Terra e interromper as comunicações de rádio e satélites. O último pico solar ocorreu no ano 2000 e estamos enfrentando um período de calmaria, o chamado Mínimo Solar, há mais de um ano. As novas manchas solares que têm sido detectadas recentemente indicam que o Mínimo Solar já terminou.

sunspot_swedish_c1

Mancha Solar (região escura, embaixo)

“Eu penso que o Mínimo Solar ficou para trás”, disse David Hathaway da NASA (Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama). “No mês passado (outubro) nós contamos cinco grupos de manchas solares.”, ele comentou.

As manchas solares são regiões do Sol que apresentam uma temperatura de superfície inferior as demais regiões da superfície solar e são os indicadores da atividade solar. Enquanto cinco grupos de manchas não representam nada de extraordinário, os cientistas consideraram isso um aumento significativo em comparação com vários meses com ausência total de manchas.

“Isso representa um aumento real na atividade solar!”, declarou Hathaway em 7 de novembro.

Animação: O Sol em atividade - clique na imagem para ver o Sol girando.

Animação: O Sol em atividade – clique na imagem para ver o Sol girando.

Estamos no momento no início do Ciclo Solar #24 que começou em dezembro de 2007. A transição do comportamento solar é gradual mas o Sol contém muitos segredos que impedem que os cientistas saibam exatamente quando, como e porque a transição ocorre. A morfologia, polaridade magnética e a posição dos grupos de manchas solares varia de um ciclo para outro.

De janeiro a setembro de 2008 o Sol apresentou 22 grupos de manchas solares e 82% delas pertenciam ao antigo Ciclo Solar #23.

Em 3 e 4 de novembro passado a mancha solar número 1007 liberou uma série de tempestades solares da Classe B. As tempestades solares são classificadas nas classes A, B, C, M ou X, de acordo com o seu pico. Cada classe é 10 vezes mais forte que a classe inferior, medidas pelos satélites do programa GOES. Esses eventos menores, classe B, são contudo fortes o suficientes em causar perturbações nas transmissões de rádio terrestres.

Hathaway finalizou afirmando: “Ainda teremos muitos anos a frente antes da volta do Máximo Solar e por enquanto o Sol irá ter mais períodos de calmaria“.

Para acompanhar o comportamento do Sol, consulte diariamente a SpaceWeather.com.

Referências e fontes:

Space.com: New Flares of Activity Spotted on the Sun

O Sol está muito calmo ultimamente. O que está acontecendo com o Sol?

Tempestade Solar classe C provocada pela mancha solar 875 em abril de 2006 - Crédito & Copyright: Greg Piepol (sungazer.net)

Tempestade Solar classe C provocada pela mancha solar 875 em abril de 2006 – Crédito & Copyright: Greg Piepol (sungazer.net)

1 comentário

5 menções

    • Sônia Maria Marcondes em 27/12/2009 às 18:27
    • Responder

    Esta calmaria do sol, não é preocupante,ou isto é perfeitamente normal.

  1. […] O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer […]

  2. […] O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer […]

  3. […] O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer […]

  4. […] O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer […]

  5. […] O Sol volta a ter pequena atividade e manchas solares voltam a aparecer […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!