«

»

out 28

A belíssima galáxia espiral NGC 7331 por Vicent Peris e Gilles Bergond

NGC 7331 por Vicent Peris (OAUV / PTeam) e Gilles Bergond (Calar Alto Observatory) {1}

NGC 7331 por Vicent Peris (OAUV / PTeam) e Gilles Bergond (Calar Alto Observatory) {1}

Apontada como uma das galáxias favoritas dos astrônomos, a grande e belíssima galáxia espiral NGC 7331 é uma das galáxias mais brilhantes que está ausente do famoso catálogo de Charles Messier, criado no século XVIII. A galáxia NGC 7331 fica a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do hemisfério norte chamada Pegasus e é similar em tamanho a nossa galáxia, a Via-Láctea.

A galáxia NGC 7331 e o céu a sua volta {2}

A galáxia NGC 7331 e o céu a sua volta {2}

A galáxia NGC 7331 é normalmente fotografada cercada por um conjunto significativo de outras galáxias que compõem um grupo visual. Esse grupo inclui galáxias que ficam 10 vezes mais distantes que a galáxia NGC 7331 e assim aparecem na foto com tamanho 10 vezes menor.

Essa surpreendente imagem desse bem estudado universo-ilha e suas redondezas foi produzida usando dados provenientes do Observatório de Calar Alto no sul da Espanha. Possivelmente a mais profunda visão da região já produzida, essa imagem foi processada para permitir a visualização dos detalhes mais nítidos tanto das regiões mais claras quanto das demais. A cor foi balanceada para espelhar o resultado da média das cores da própria galáxia. O resultado mostra uma miríade de facetas da galáxia NGC 7331 e das galáxias ao redor.

Tendo em vista que a galáxia NGC 7331 é uma galáxia inclinada em relação ao nosso ponto de vista as exposições prolongadas resultam em uma imagem com perspectiva, que reproduz uma forte sensação de profundidade. Esse efeito está realçado nessa visão bem enquadrada pelas galáxias que ficam ao redor e além da maravilhosa galáxia NGC 7331. Esse alinhamento no céu entre essas galáxias e a NGC 7331 é uma feliz coincidência visual. Esse grupo visual de galáxias é também conhecido como o “Deer Lick Group“.

Imagens:

{1} NASA, APOD: Beautiful Spiral NGC 7331 Credit & Copyright: Vicent Peris (OAUV / PTeam), Gilles Bergond, Calar Alto Observatory.

{2} NASA, APOD: NGC 7331 and Beyond Credit & Copyright: Don Goldman, Sierra Remote Observatories

Referências:

APOD: NGC 7331 – uma galáxia bastante inclinada (01/07/2004)

NGC 7331 astro-photography por T. Yoshida

NGC 7331 em WikiSky: DSS2, SDSS, IRAS, Hydrogen α, X-Ray, Astrophoto, Sky Map

._._.

1 menção

  1. NGC 7331 e o Quinteto de Stephan em Pegasus por Péter Feltóti » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] destaque acima e à direita surge a belíssima galáxia espiral NGC 7331. Esse universo-ilha reside a ‘apenas’ 50 milhões de anos luz e consiste em uma das mais […]

Deixe uma resposta

error: Esse blog é protegido!