«

»

Vamos ouvir os sons de Marte?

O sistema MARDI e o microfone equipam a sonda Phoenix em Marte.

O sistema MARDI e o microfone equipam a sonda Phoenix em Marte.

O que você ouviria se estivesse em Marte? Um leve chiado do vento? Quais o são ruídos de Marte? A sonda Phoenix Mars Lander estará em breve tentando descobrir os sons originais que o planeta vermelho tem a nos oferecer.

De fato, nós poderemos ouvir pela primeira vez os sons da superfície de Marte. A Phoenix Lander tem um microfone à bordo que será ligado em breve pela NASA. Como disse Peter Smith, pesquisador da NASA, “É definitivamente a primeira vez”. O microfone é parte do sistema chamado “Mars Descent Imager” (MARDI) atrelado na parte inferior da Phoenix Mars Lander, projetado para tirar fotos da superfície de Marte durante a descida da Lander. Entretanto o MARDI nunca foi utilizado, pois testes do sistema realizados durante o vôo para Marte revelaram a possibilidade do mesmo causar problemas em outras partes do sistema de pouso. Recentemente a NASA resolveu o problema e irá enviar uma atualização de software que permitirá a ligação do microfone em breve.

Concepção artística da sonda Phoenix Mars Lander na superfície marciana.

Concepção artística da sonda Phoenix Mars Lander na superfície marciana.

Lembramos que a Mars Express já havia gravado os sons da Phoenix descendo, mas só agora iremos realmente ter a capacidade de ouvir os sons originais de Marte – uma oportunidade deveras extraordinária.

Os cientistas não tem certeza do que exatamente ou o quanto vão ouvir. As ondas sonoras não viajam tão longe em Marte como na Terra uma vez que a atmosfera marciana é bastante rarefeita. “Seria similar a escutarmos sons em uma altitude de mais de 30.000 metros acima da superfície terrestre”, disse Smith.

Para dificultar um pouco mais essa operação o tal microfone é apenas o similar de um singelo microfone de telefone celular. O microfone da Phoenix não é um equipamento de alta-fidelidade!

Vamos aguardar então que a operação seja bem sucedida e que os cientistas coloquem os sons disponíveis na Internet para que nós possamos também ouví-los.

Fontes e Referências:

MSNBC: Listening in: Lander to record Mars sounds – Phoenix scientists aren’t sure just what, or how much, they’ll hear

The Register: Phoenix Lander listens to Mars murmurings – Crackly space earful imminent

Universe Today: Phoenix Lander Will Listen to the Sounds of Mars

Space.com: Listening In: Lander to Record Mars Sounds

._._.

Deixe uma resposta