Qual será destino final da Terra e do Sol? [o verdadeiro fim-do-mundo]

Em bilhões de anos no futuro, quando o nosso Sol se transformar em uma estrela gigante vermelha, crescerá e consumirá a órbita da Terra. Mas, se a Terra viaja na sua órbita, o que vai acontecer ao nosso querido planeta? A Terra será “comida” como os pobres planetas Mercúrio e Vênus?

Terra na fase de gigante vermelha do Sol

Ilustração mostra como poderá estar a Terra na fase de gigante vermelha do Sol. Crédito: Fsgregs

Os astrônomos há décadas se dedicam a tentar responder a esta questão. Quando o Sol se tornar numa gigante vermelha, os simples cálculos põem o seu equador para lá de Marte. Todos os planetas interiores serão consumidos.

Nessa concepção artística uma gigante vermelha exerce sua fúria sobre um planeta joviano

Nessa concepção artística uma gigante vermelha exerce sua fúria sobre um planeta joviano

Uma estrela moribunda cresce e torna o sistema solar um inferno

No entanto, à medida que o Sol alcança este último estágio da sua evolução estelar, perde uma tremenda quantidade de massa através de poderosos ventos solares. Enquanto cresce, perde massa, fazendo com que os planetas espiralem para fora. Por isso a questão é, será que o Sol em expansão alcançará os planetas que espiralam para fora, ou conseguirá a Terra (e talvez até Vênus) escapar às suas garras?

K.-P Schroder e Robert Cannon Smith são dois cientistas tentando chegar ao fundo desta questão. Fizeram os cálculos com os mais atuais modelos de evolução estelar, e publicaram um trabalho com o nome: “Revisitando o Futuro Distante do Sol e da Terra”. O artigo foi publicado no boletim mensal da Sociedade Astronômica Real.

De acordo com Schroder e Smith, quando o Sol tornar-se uma gigante vermelha daqui a 7,59 bilhões de anos, começará a perder massa rapidamente. Pela altura que alcance o seu maior raio, 256 vezes o seu tamanho atual, terá apenas 67% da sua massa presente.

O Sol vai “inchar”, isto acontecerá ‘rapidamente’ quando esgotar o hidrogênio no seu núcleo, durante o período de 5 mihões de anos. Entrará então na sua relativamente breve fase (+130 milhões de anos) de queima de hélio. Irá então expandir-se para além da órbita de Mercúrio e depois atingirá a órbita de Vênus. Quando chegar a altura da Terra, terá perdido 4,9×1020 toneladas de massa para cada ano (8% da massa da Terra por ano).

Aqui está o verdadeiro fim-do-mundo…

Mas a zona habitável desaparecerá muito mais cedo. Os astrônomos estimam que migre para longe da órbita da Terra em apenas 1 bilhão de anos. O quente Sol (seu brilho estará +10% do que vemos hoje) fará evaporar os oceanos da Terra. Com tanto vapor presente na atmosfera, uma parte subirá para a estratosfera e lá a energética radiação solar ultravioleta vai dissociar (separar) o hidrogênio presente na água (a molécula de água H²O será partida em dois componentes: o hidrogênio  livre H e a hidroxila OH).  O hidrogênio livre, bem mais leve, será perdido no espaço. A Terra nunca mais terá oceanos. Eventualmente tornar-se-á novamente derretida.

No entanto, existe uma vantagem para o Sistema Solar. Mesmo que a Terra, a uma mera unidade astronômica e meia, já não se encontre na zona habitável do Sol, muito do Sistema Solar estará. A nova zona habitável esticar-se-á de 49,4 até 71,4 UA, bem dentro do Cinturão de Kuiper. Os mundos gelados conhecidos até então, derreterão, e água líquida estará presente para lá da órbita de Plutão. Talvez Éris seja o nosso novo mundo.

Mas voltando à questão principal – conseguirá a Terra escapar deste destino?

Nesta impressão artística vemos a comparação entre a estrutura do Sol agora e quando tornar-se uma estrela gigante vermelha. Atenção: as duas imagens não estão em escala – a comparação de tamanho está embaixo e à direita do quadro. O interior do Sol e o das estrelas da de sua massa são em geral divididos em 3 zonas distintas. A zona externa é chamada ‘zona convectiva’. Esta zona se estende desde a fotosfera até cerca de 15% do raio solar. Na ‘zona convectiva’ a energia é transportada principalmente para fora por fluxos de plasma em convecção. A Zona radiativa fica abaixo da zona de convecção e se estende até o núcleo solar. Na zona radiativa a energia é transferida para fora por radiação (e não por convecção). A densidade da matéria entre o topo e a base desta zona aumenta 100 vezes. O núcleo solar ocupa a região central e seu diâmetro é cerca de 15% do diâmetro estelar. Aqui a energia é produzida pelo processo de nucleossíntese onde o hidrogênio se funde gerando o hélio. No Sol a temperatura do núcleo chega a 14 milhões de graus. Na gigante vermelha à direita o núcleo faz a nucleossíntese do hélio, pois o hidrogênio se esgotou, produzindo muito mais energia que o Sol. A zona de convecção da gigante vermelha é muito maior, abrangendo 35 vezes mais massa que a mesma região no Sol atual. Crédito: ESO - European Southern Observatory

Nesta impressão artística vemos a comparação entre a estrutura do Sol agora e quando tornar-se uma estrela gigante vermelha. Atenção: as duas imagens não estão em escala – a comparação de tamanho está embaixo e à direita do quadro. O interior do Sol e o das estrelas da de sua massa são em geral divididos em 3 zonas distintas. A zona externa é chamada ‘zona convectiva’. Esta zona se estende desde a fotosfera até cerca de 15% do raio solar. Na ‘zona convectiva’ a energia é transportada principalmente para fora por fluxos de plasma em convecção. A Zona radiativa fica abaixo da zona de convecção e se estende até o núcleo solar. Na zona radiativa a energia é transferida para fora por radiação (e não por convecção). A densidade da matéria entre o topo e a base desta zona aumenta 100 vezes. O núcleo solar ocupa a região central e seu diâmetro é cerca de 15% do diâmetro estelar. Aqui a energia é produzida pelo processo de nucleossíntese onde o hidrogênio se funde gerando o hélio. No Sol a temperatura do núcleo chega a 14 milhões de graus. Na gigante vermelha à direita o núcleo faz a nucleossíntese do hélio, pois o hidrogênio se esgotou, produzindo muito mais energia que o Sol. A zona de convecção da gigante vermelha é muito maior, abrangendo 35 vezes mais massa que a mesma região no Sol atual. Crédito: ESO – European Southern Observatory

De acordo com Schroder e Smith, a resposta é não. Mesmo que a Terra consiga migrar para uma órbita 50% maior que a da atualidade, não terá salvação. O Sol crescerá e “engolirá” a Terra antes que alcance essa região como gigante vermelha. E o Sol ainda teria mais 0,25 UA e 500.000 anos para crescer.

Uma vez dentro da atmosfera do Sol, a Terra irá colidir com as partículas de gás. A sua órbita irá decair e espiralará para dentro do Sol.

Se a Terra estivesse apenas um pouco mais longe do Sol, a 1,15 UA (1 UA = distância atual da Terra ao Sol), conseguiria “sobreviver” à fase de expansão. Embora seja ficção científica, os autores sugerem que as tecnologias futuras poderiam ser usadas para acelerar a viagem da Terra para longe do Sol de acordo com a necessidade.

O pensar neste futuro distante da Terra diz-nos algo sobre a psicologia humana. As pessoas estão genuinamente preocupadas com o futuro a bilhões de anos à frente? Embora saibamos a Terra será incinerada bem mais cedo, os seus oceanos literalmente irão se evaporar e o nosso planeta se tornará numa bola de rocha derretida é esta destruição pelo Sol que parece mais preocupante para todos nós, ou não? Que o leitor acha?

Fontes

ArXiv.org:  Distant future of the Sun and Earth por K.-P. Schroder e Robert Connon Smith

ESO: Structure of Stars

._._.

14 comentários

15 menções

Pular para o formulário de comentário

    • Reinaldo da Silva em 21/08/2018 às 17:19
    • Responder

    Olá professor,
    Mas então tenho uma duvida que se trata do que vai acontecer depois com os demais planetas, quando o sol perder sua massa colossal que tem hoje e tornar de tamanho semelhante a Terra: O que acontecera com os planetas Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, também os planetas menores a exemplo de Plutão o que acontecera com eles?

    1. Também sofrerão violentas consequências principalmente durante a fase onde o Sol se transformará em Gigante Vermelha.

    • David Daniel Abacar em 15/03/2016 às 16:48
    • Responder

    ola gente. podem não acreditar que isso tudo vai acabar. mas saibam uma coisa : que tudo que tem início tem o seu fim.

    • marcos arruda em 24/06/2011 às 22:18
    • Responder

    gostaria muito de estar presente, nesses ultimos dias da terra……

  1. Graças a Deus até la não estarei aqui para ver essa destruição…

  2. espero que os humanos nao colonizem outros mundos como nosso amigo ali em cima disse porque se os humanos fizerem isso apenas sera outro planeta sendo destruido….

  3. Até lá, os humanos nem vão mais existir. Acho que nós vamos nos extinguir apenas daqui há uns 1.000 anos, até menos que isso. Pois nós mesmos vamos nos destruir os humanos são os únicos que fazem esse tipo de coisa…

      • ROCA em 09/05/2010 às 10:37
        Autor

      Rigel,
      Não seja tão pessimista. Qual seria a razão de sermos extintos em 1.000 anos? Cientificamente não há.
      Saberemos evoluir tanto na ciência quanto na tecnologia e poderemos lidar com nossos problemas.
      .
      Quanto ao destinho da Terra, está selado. Caberá aos humanos (e para isso há bastante tempo, sem dúvida) descobrir uma forma de viver no espaço e se mudar para outras estrelas.

  4. bem, eu sei que não estarei aqui (ufff!!)
    mas tambem é mau. porque saber que o nosso mundo vai acabar. E talvez os nossos bi-bi-bi-bi-bi-bi-bis-…..netos vão perder a vida!

      • ROCA em 29/12/2009 às 20:39
        Autor

      É por estas razões que a humanidade tem que se preparar para achar e colonizar outros mundos, já que a Terra tem uma “data de validade”.
      Concorda?

  5. Obrigada pelo esclarecimento. Situação preocupante essa nossa, heim! Efetivamente, tem-se uma noção do que teremos que enfrentar mas, mesmo 15.000 anos é um bom tempo para que a tecnologia avance de maneira substancial ao ponto de amenizar certas situações. Sem querer ser teimosa e chata, ainda assim, penso que bem menos de 15.000 será suficiente para o Homem, que age como uma erva daninha que se prolifera, em relação ao planeta.
    PS: Se eu não tiver mais oportunidade, desejo a você um lindo Ano Novo. Que todas as estrelas brilhem muito prá você em 2010, 2011, 2012 (xiiiii – ???), 2013, 2014……2020, etc, etc……

      • ROCA em 29/12/2009 às 12:38
        Autor

      Concordo Franci, mas lembre-se que se trata de uma situação com data marcada: em 200 anos os combustíveis a base de petróleo irao praticamente se esgotar ou sua exploração ficará cara demais. Assim, em alguns séculos talvez a humanidade venha sentir falta das emissões de CO2, será?

  6. Seria até um tanto confortante saber que teremos 1 bilhão de anos para podermos modificar qualquer situação que significasse a destruição da Terra. Infelizmente, do modo como anda a humanidade, ela mesma irá providenciar na destruição do planeta em bem menos tempo que 1 bilhão de anos. A falta de preocupação com a natureza e a falta de presença de uma política ambiental eficaz aceleram em muito a proximidade do fim. Todas as condições climáticas apontam para a mesma direção: em bem menos que 1 bilhão de anos, o homem não mais terá sequer água para beber, embora o planeta seja formado por mais ou menos 70% de água. Irá adaptar-se a nova situação?? Certamente. Mas, a que preço??? Quem dera que a preocupação se estendesse em 1 bilhão de anos e que a destruição representasse um fato inexorável. Melhor ter que enfrentar um destino pela força do Universo do que um destino pela burrice do Homem.

      • ROCA em 28/12/2009 às 21:13
        Autor

      Franci,
      Infelizmente existem cenários mais próximos de catástrofes que acontecerão bem antes de 1 bilhão de anos. Vejamos alguns exemplos:
      .
      Em 15.000 anos teremos o início de nova era glacial, inevitável, e as coisas vão ficar bem difíceis para os países que se situam perto dos polos.
      .
      Mais adiante, em 250 milhões de anos os continentes se unirão em um novo supercontinente, o Pangea II, e o clima terrestre ficará bastante inóspito.
      .
      Assim o homem terá que desenvolver tecnologias para conviver com problemas futuros, sejam criados por nós mesmos, sejam gerados pela natureza.

  1. […] Evaporação tal como essa pode também ter acontecido no passado remoto em nosso Sistema Solar, quando a Terra tinha uma atmosfera rica em hidrogênio que se dissipou. Também é possível que aconteça novamente no final da vida útil do Sol, quando nossa estrela Sol inchar para se tornar numa gigante vermelha e ferver a nossa atmosfera restante, antes de engolir completamente o nosso planeta. […]

  2. […] Com o auxílio do Very Large Telescope do ESO, instalado no Chile, astrônomos capturaram a imagem mais detalhada até hoje da Nebulosa da Medusa. À medida que a estrela no coração desta nebulosa se aproxima de sua aposentadoria, as suas camadas mais exteriores vão sendo libertadas para o espaço, formando uma nuvem colorida. A imagem pressagia o que acontecerá ao Sol num futuro distante, quando na sua fase final se transformar em um objeto desde tipo. Leia: Qual será destino final da Terra e do Sol? […]

  3. […] Em um futuro distante o núcleo do nosso Sol irá eventualmente se tornar uma anã branca, mas não antes de cinco ou mais bilhões de anos. […]

  4. […] restos das cinzas colapsadas de estrelas não massivas o suficiente para explodir como supernovas. O nosso Sol é uma dessas estrelas e está destinado a tornar-se uma anã branca entre 5 a 7 bilhõe…. Uma vez que as anãs brancas são muito mais densas do que eram na sua juventude, têm uma […]

  5. […] essa curiosa nebulosa os astrônomos podem ver o destino do Sol, predestinado a criar sua própria nebulosa planetária depois da fase de gigante vermelha em cerca […]

  6. […] Para saber mais sobre o destino do Sol leia: Qual será destino final da Terra e do Sol? […]

  7. […] gigantes vermelhas, estrelas mais frias e enormes com diâmetros de 200 a 250 vezes o do nosso Sol (se isso acontecer no nosso sistema solar, o Sol poderá se expandir para quase a órbita da Terra). Depois, gradualmente as estrelas infladas descem para metade de sua massa original, atenuando-se […]

  8. […] em uma gigante vermelha, iremos ter um verdadeiro inferno no planeta Terra, mas isso só ocorrerá dentro de 5 ou mais bilhões de anos. Existe contudo até a probabilidade remota de que várias explosões de classe-X sucessivas sejam […]

  9. […] Uma equipe europeia de astrônomos do ESO descobriu um exoplaneta em órbita de uma estrela que entrou na nossa Via Láctea vinda de outra galáxia. A detecção foi realizada através do telescópio MPG/ESO de 2,2 metros instalado no Observatório do ESO em La Silla, Chile. O exoplaneta similar a é particularmente incomum, pois orbita uma estrela fora da sequencia principal, que se aproxima do final da sua vida. A qualquer momento este exoplaneta corre o risco de ser engolido pela sua estrela. O interessante também é que este sistema fornece pistas importantes sobre o destino do nosso próprio sistema planetário em um futuro distante, assunto este já abordado aqui em Eternos Aprendizes no artigo ‘Qual será destino final da Terra e do Sol?’. […]

  10. […] contrário do Sol, que morrerá de modo relativamente pacífico, as estrelas massivas (> 10 M☼) ao chegarem ao final das suas vidas explodem como supernovas, […]

  11. […] gigantes vermelhas, estrelas mais frias e enormes com diâmetros de 200 a 250 vezes o do nosso Sol (se isso acontecer no nosso sistema solar, o Sol poderá se expandir para quase a órbita da Terra). Depois, gradualmente as estrelas infladas descem para metade de sua massa original, atenuando-se […]

  12. […] raras em nossa galáxia, a Via Láctea, então é provável que não iremos ouvir algo dos ET antes do Sol tornar-se uma gigante vermelha, em cerca de cinco bilhões anos, no entanto, se contatarmos os alienígenas inteligentes antes […]

  13. […] raras em nossa galáxia, a Via Láctea, então é provável que não iremos ouvir algo dos ET antes do Sol tornar-se uma gigante vermelha, em cerca de cinco bilhões anos, no entanto, se contatarmos os alienígenas inteligentes antes […]

  14. […] em uma gigante vermelha, iremos ter um verdadeiro inferno no planeta Terra, mas isso só ocorrerá dentro de 5 ou mais bilhões de anos. Existe contudo até a probabilidade remota de que várias explosões de classe-X sucessivas sejam […]

  15. […] trabalho abre uma janela antecipando uma visão do destino do nosso Sol dentro de 5 bilhões de anos, quando estiver perto do final do seu ciclo de vida [sair da […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!